You are on page 1of 22

O que voc deve saber sobre

SEGUNDO REINADO
Com o fracasso dos governos regenciais, evidenciado pelas revoltas separatistas, a soluo do Estado brasileiro foi uma manobra liberal para garantir no poder a presena de uma autoridade reconhecida por todos. Foi assim que se deu a antecipao da coroao de D. Pedro II em 1840, com reformas constitucionais que asseguraram plenos poderes ao jovem imperador.

Segundo Reinado

O Golpe da Maioridade evidenciou a vitria do projeto


centralizador defendido por Jos Bonifcio.

Os liberais abriram mo de uma autonomia em nome da unio


dos estados e da estabilidade poltica da nao.

Inicialmente, o governo de D. Pedro II se deu sobre uma nao


agitada por revoltas, como a Balaiada (MA) e a Farroupilha (RS), que s terminaram em 1845.

SEGUNDO REINADO

I. A Revoluo Praieira

Os polticos liberais pernambucanos discordavam da necessidade de


um governo centralizador.

A agitao em Pernambuco fez o governo central indicar um novo


presidente provincial, conservador, em 1848. Os liberais se opuseram e decidiram dep-lo por meio de uma revoluo armada.

O governo reagiu violentamente. Os liberais organizaram propostas que conferiram Revoluo


Praieira carter poltico e social contrrio monarquia.

Em 1849, a revoluo j estava completamente derrotada.

SEGUNDO REINADO

II. O governo do Segundo Reinado


Parlamento
PODER EXECUTIVO MINISTROS

CMARA DOS DEPUTADOS PODER MODERADOR (Imperador) PODER LEGISLATIVO SENADO CONSELHO DE ESTADO PODER JUDICIRIO

SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIA

SEGUNDO REINADO

III. As relaes entre Brasil e Inglaterra

Segunda metade do sculo XIX: Inglaterra na Segunda Revoluo Industrial

Brasil como mercado e local de investimentos

Escravido como empecilho expanso do mercado consumidor + produo de artigos concorrentes com ingleses

Medidas para agradar ingleses, mas sem prejudicar latifundirios brasileiros

Tarifa Alves Branco (1844) Lei Bill Aberdeen (1845) Lei Eusbio de Queiroz (1850)

SEGUNDO REINADO

III. As relaes entre Brasil e Inglaterra

A necessidade do fim da escravido fez com que o governo imperial se tornasse mais forte e coeso em torno do projeto centralizador. As elites locais reforam sua solidez, assegurando a integridade territorial.
SEGUNDO REINADO

IV. A economia imperial


MARC FERREZ/INSTITUTO MOREIRA SALLES, SO PAULO

Carros de boi transportando caf chegam ao Porto de Santos. Entre 1850 e 1870, a economia nacional estava focada na produo cafeeira do vale do Paraba fluminense. O caf era o principal produto de exportao e podia ser ameaado pelo fim do trfico.

SEGUNDO REINADO

IV. A economia imperial


A produo cafeeira transformou o interior do pas:
EXPORTAES DE CAF (MILHARES DE SACAS DE 60 KG)
Fonte: PRADO Jr., Caio. Histria econmica do Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1956.

1831/1840

10.430

Rede de transporte ferrovirio e


investimentos na sua modernizao
1841/1850 18.367

Aumento da exportao cafeeira:


governo salda parte de suas dvidas externas e investe na diversificao da economia (empresas de navegao, telgrafos e bancos).
1851/1860 27.339

1861/1870

29.103

1871/1880

32.509

1881/1890

51.631

SEGUNDO REINADO

V. As relaes entre Brasil e Amrica Latina


O crescimento econmico brasileiro levou a conflitos de interesses com naes da Amrica, que resultaram em guerras com o Uruguai (1850), a Argentina (1853-1864) e o Paraguai (1864). A guerra do Paraguai evidenciou a fragilidade brasileira na proteo de seu territrio. O Brasil teve auxlio militar e financeiro ingls para sua defesa.

Oficiais brasileiros que trabalharam na Guerra do Paraguai.

SEGUNDO REINADO

FUNDACO BIBLIOTECA NACIONAL, RJ

Lei do Ventre Livre


(1871) (1885)

Lei do Sexagenrio

Os raros escravos que conseguiam atingir 60 anos j estavam no fim de sua vida produtiva.

SEGUNDO REINADO

INSTITUTO MOREIRA SALLES, SO PAULO

VI. A decadncia do Imprio

EXERCCIOS ESSENCIAIS

1
(Unicamp-SP)
Leia o texto a seguir. Na dcada de 1840, com a perspectiva do fim do trfico negreiro, o governo brasileiro comeou a interessar-se por fontes alternativas de mo de obra, encorajando a imigrao de trabalhadores pobres, moos e robustos e tentando fix -los nas fazendas de caf. Se os imigrantes tivessem de comprar terras e os preos fossem mantidos em alta, eles seriam obrigados a trabalhar alguns anos antes de poderem comprar seu prprio lote. A Lei de Terras foi aprovada em 18 de setembro de 1850, duas semanas aps a aprovao da lei contra o trfico de escravos. BETHELL, Leslie; CARVALHO, Jos Murilo de. O Brasil da Independncia a meados do sculo XIX. Em: BETHELL, Leslie (Org.). Histria da Amrica Latina: da Independncia a 1870. v. III. So Paulo: Edusp/Imprensa Oficial, 2001. p. 753-754, 766. (Adaptado.)

a) Como se dava o acesso terra antes e depois da promulgao da Lei de Terras de 1850? RESPOSTA: Ao longo do perodo colonial, as terras eram doadas pela Coroa no sistema de sesmarias, que foi abandonado aps a independncia. Aps 1850, com a Lei de Terras, o acesso terra passou a ser por meio de compra.

SEGUNDO REINADO NO VESTIBULAR

EXERCCIOS ESSENCIAIS

b) De que maneira a Lei de Terras de 1850 buscou promover o trabalho livre?


RESPOSTA: A lei forava os homens livres pobres, imigrantes ou nativos, a trabalhar nas fazendas de caf o que dificultava o acesso terra , garantindo para elas o suprimento de mo de obra livre. Alm disso, a lei previa, por exemplo, que as terras devolutas fossem vendidas pelo Estado, no mais concedidas, e que o lucro dessa venda deveria subsidiar a vinda de colonos estrangeiros.

SEGUNDO REINADO NO VESTIBULAR

EXERCCIOS ESSENCIAIS

2
(Fuvest-SP)
Em 1872, foi realizado o primeiro recenseamento do Imprio. Baseado nos dados desse censo, o Mapa 1 apresenta a distribuio de escravos nas provncias brasileiras em relao populao total. O Mapa 2 mostra a porcentagem de ndios aldeados em relao ao total de escravos nessas mesmas provncias e nesse mesmo ano.

SEGUNDO REINADO NO VESTIBULAR

EXERCCIOS ESSENCIAIS

2
Considere os mapas e seus conhecimentos para analisar as frases: I. As maiores populaes de escravos do Imprio, naquele perodo, estavam concentradas principalmente em provncias do atual Sudeste brasileiro, onde, na poca, se desenvolvia, de forma acelerada, a cultura do caf. II. A grande parte dos ndios aldeados do Imprio, relativamente populao de escravos, distribua-se por territrios que hoje correspondem s regies Norte e Centro-Oeste, onde trabalhavam na extrao da borracha e em atividades mineradoras. III. A baixa porcentagem de escravos, vivendo nas provncias da poro nordeste da atual regio Nordeste do pas, indicativa do pouco dinamismo econmico dessa sub-regio, naquele perodo. Est correto o que se afirma apenas em

a) I. b) I e II. c) I e III. d) II e III. e) III. RESPOSTA: C

SEGUNDO REINADO NO VESTIBULAR

EXERCCIOS ESSENCIAIS

3
(Fuvest-SP)
A extino do trfico de escravos africanos no Brasil ocorreu em 1850. Com relao a esse marco histrico,

a) explique o papel da Inglaterra nessa deciso. RESPOSTA: Desde o Tratado de Comrcio e Navegao, assinado com Portugal em 1810, a Inglaterra manifestava seu interesse no fim do trfico de escravos. Essa presso est relacionada Revoluo Industrial pela qual passava a Inglaterra, que exigia a ampliao dos mercados para seus produtos. Por ocasio do reconhecimento da independncia do Brasil e tambm em 1831, ano da organizao do governo regencial, essas presses voltaram tona. Em 1845, com a aprovao da Lei Bill Aberdeen pelo Parlamento ingls, a interferncia deste pas nos assuntos brasileiros chegou ao limite do aprisionamento de navios negreiros.

SEGUNDO REINADO NO VESTIBULAR

EXERCCIOS ESSENCIAIS

b) relacione-o com a chegada de imigrantes. RESPOSTA: A Lei Eusbio de Queiroz, que extinguiu o trfico atlntico de escravos em 1850, ocorreu em um momento de expanso da lavoura cafeeira, que utilizava muita mo de obra. Para atender a essa demanda, o governo e os cafeicultores articularam uma poltica de incentivo imigrao de europeus, que seriam destinados produo de caf.

SEGUNDO REINADO NO VESTIBULAR

EXERCCIOS ESSENCIAIS

4
(Fuvest-SP)
Imagem de ngelo Agostini sobre o impacto da Guerra do Paraguai na sociedade brasileira.
BIBLIOTECA NACIONAL, RIO DE JANEIROb

SEGUNDO REINADO NO VESTIBULAR

EXERCCIOS ESSENCIAIS

4
Observando a ilustrao, explique:

a) o impacto social a que ela se refere. RESPOSTA: A figura mostra as contradies da permanncia da escravido no Brasil. Muitos ex-escravos participaram da Guerra do Paraguai em defesa da nao, e os que no foram libertos continuavam discriminados e submetidos a duros castigos. Aps a guerra, houve uma intensificao do movimento abolicionista.

SEGUNDO REINADO NO VESTIBULAR

EXERCCIOS ESSENCIAIS

b) os desdobramentos polticos dessa guerra. RESPOSTA: A Guerra do Paraguai foi um dos processos fundamentais para compreendermos a crise do Imprio. Em primeiro lugar, a guerra causou um grande endividamento com os bancos ingleses, que financiaram a aquisio de armas e equipamentos para o conflito. Alm disso, o crescimento do movimento abolicionista e do movimento republicano ampliou os focos de contestao ao regime, o que foi agravado pela progressiva participao dos militares na poltica. Imbudos por esses ideais e informados por uma filosofia positivista, os militares passaram a pressionar o governo de D. Pedro II por transformaes polticas; aps a abolio da escravatura, grande parte da elite cafeeira se voltou contra o Estado imperial, articulando-se com o exrcito.

SEGUNDO REINADO NO VESTIBULAR

EXERCCIOS ESSENCIAIS

6
(UEM-PR)
Em meados do sculo XIX, ocorria, no Brasil, uma expanso da cafeicultura, e a escravido dos africanos e dos afrodescendentes cedia terreno para o trabalho dos imigrantes de origem europeia. A esse respeito, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).

(01) A imigrao europeia recebeu subsdios do governo dos Estados Unidos em razo da necessidade de abolir a escravido no Brasil. (02) A Cabanagem no Par, Balaiada no Maranho e Farrapos no Rio Grande do Sul foram rebelies ocorridas no Brasil imperial que tinham como principal objetivo o fim da escravido. (04) Em 1850, o governo imperial promulgou a Lei Eusbio de Queiroz, que extinguiu o trfico de africanos para o Brasil. (08) As primeiras experincias com trabalhadores imigrantes europeus na cafeicultura ocorreram na dcada de quarenta, sob o regime de trabalho chamado parceria. (16) Naquele perodo, a expanso da cafeicultura em regies dos estados do Rio de Janeiro, So Paulo e Minas Gerais transformou essas regies no centro econmico mais dinmico do Brasil. RESPOSTA: Soma: 04 + 08 + 16 = 28

SEGUNDO REINADO NO VESTIBULAR

EXERCCIOS ESSENCIAIS

10
(UFF-RJ)
Entre 1851 e 1870, a atuao do Imprio do Brasil foi marcada, no plano internacional, pelas intervenes militares na regio do Rio da Prata, rea de grande interesse do Brasil. Esta atuao no era a nica direo da poltica externa imperial, nem com relao aos demais pases da Amrica do Sul, onde havia interesses em jogo, e nem, principalmente, com relao aos pases europeus e aos Estados Unidos.

a) Explique as grandes linhas de atuao da poltica externa do Imprio brasileiro, apresentando dois motivos pelos quais o governo Imperial adotava tais condutas.

RESPOSTA: Em relao s potncias europeias e aos Estados Unidos, o governo do Imprio, na maioria das vezes, procurou uma soluo negociada, seja pela importncia poltica que o Brasil atribua a esses pases, seja pelas relaes econmicas mantidas com eles. J em relao aos pases hispnicos da Amrica, com exceo da regio platina, o Imprio nunca prezou muito as relaes com essas naes, tendo em vista a reduzida importncia que elas tinham na poltica externa imperial. Por outro lado, no que se refere aos pases banhados pelos rios que formam a bacia do Prata, os dirigentes imperiais no se furtaram de, quando julgavam necessrio, utilizar a fora para garantir os interesses brasileiros.
SEGUNDO REINADO NO VESTIBULAR

EXERCCIOS ESSENCIAIS

10

b) Relacione a ao do governo Imperial na Regio Platina com os objetivos estratgicos traados pela poltica interna do Imprio e com os interesses de, pelo menos, um dos grupos sociais envolvidos na Questo do Prata. RESPOSTA: As intervenes armadas na regio se relacionam com: 1) a necessidade de garantir a livre navegao dos rios da bacia Platina com os interesses dos grandes comerciantes brasileiros que participavam ativamente do comrcio dessa regio, visando tambm ao acesso s reas a oeste do Imprio (especialmente a Provncia do Mato Grosso); 2) o desejo de manter o equilbrio poltico na rea, evitando que o Uruguai fosse anexado Argentina.

SEGUNDO REINADO NO VESTIBULAR

You might also like