You are on page 1of 18

Conceitos relacionados com

OS MEDIA hoje

COMUNICAO

A palavra comunicao deriva do latim, do termo communicare, que significa pr em comum, associar, entrar em relao, estabelecer laos, tornar comum, partilhar. Constitui, pois, uma troca de ideias, opinies e mensagens, contemplando o intercmbio de informao.

um fenmeno espontneo e natural que se usa sem dar conta e que esconde um processo mais complexo, que envolve a troca de informaes e utiliza os sistemas simblicos como suporte. Esto envolvidas neste processo uma infinidade de formas de comunicar.

INFORMAO

A informao um conjunto organizado de dados, que constitui uma mensagem sobre um determinado fenmeno ou evento. um fenmeno que confere significado ou sentido s coisas, j que, atravs de cdigos e de conjuntos de dados, forma os modelos do pensamento humano.

Existem diversas espcies que comunicam entre si atravs da transmisso de informao para a sua sobrevivncia.
http://www.youtube.com/watch?v=_VGmWE-Cso0

A diferena capacidade significados linguagem sociedade.

para os seres humanos reside na de criar cdigos e smbolos com complexos, que conformam a comum para o convvio em

Os dados so percepcionados atravs dos sentidos e, uma vez integrados, acabam por gerar a informao necessria para produzir o conhecimento. Considera-se que a sabedoria a capacidade para julgar correctamente quando, como, onde e com que objetivo se aplica o conhecimento adquirido.

Ao longo da histria, a forma de armazenamento e o acesso informao foi variando.

Na Idade Mdia, o principal patrimnio encontrava-se nas bibliotecas dos mosteiros. A partir da Idade Moderna, graas ao nascimento da imprensa, os livros comearam a ser fabricados em srie e surgiram os jornais. J no sculo XX, apareceram os meios de comunicao de massa (televiso, rdio) bem como as ferramentas digitais resultantes do desenvolvimento da Internet.

MEDIA

O termo mass media formado pela palavra latina media (meios), plural de medium (meio), e pela palavra inglesa mass (massa). Em sentido literal, os mass media seriam os meios de comunicao de massa (televiso, rdio, imprensa, etc.).

Cronologicamente, os jornais, as revistas e os livros de grande tiragem (sobretudo as edies de bolso) foram os primeiros meios de difuso massiva a aparecer. Seguiram-se-lhes o cinema e a rdio, a televiso, os discos e as cassetes udio e vdeo e os CD e os DVD.

A internet, devido sua elevada interatividade, no deve ser considerada um mass medium, no sentido literal da expresso, embora seja um meio de comunicao em sociedade. Da mesma forma, o telgrafo, o telefone, o fax, a teleconferncia e similares, que estabelecem comunicao entre dois interlocutores ou entre pequenos grupos de interlocutores, no podem considerar-se efetivos meios de comunicao social.

Os meios de comunicao, embora concorram, em termos de influncia, com outros agentes mediadores, como a escola ou a famlia, suportam contedos que contribuem para os comportamentos e atitudes aceitveis e convenientes no meio social, porque fazem circular a informao, podendo promover o conhecimento, e porque estabelecem os parmetros da normalidade e os referentes sociais sobre a realidade.

OPINIO PBLICA

Por opinio pblica entende-se o que um grande nmero, a maioria, dos membros de uma sociedade pensa acerca de um assunto, de uma instituio, de uma situao. Ex.: A maioria dos portugueses, acerca das medidas
impostas pelo governo, considera que so ms. Esta a opinio pblica acerca das medidas.

A opinio pblica influenciadora do nosso comportamento. Por isso, muitas vezes recorre-se a sondagens para saber o que a maioria das pessoas pensa acerca de um assunto. A opinio pblica pode ser criada e ajudada a construir por determinadas pessoas nos rgos de comunicao social. So os fazedores da opinio pblica.

Os fazedores da opinio pblica so pessoas que, falando na TV ou na rdio, por exemplo, ou escrevendo em jornais, vo referindo situaes e emitindo opinies e, assim, levam quem ouve ou l a partilhar da sua opinio, que, pouco a pouco, vai tomando expresso.

You might also like