You are on page 1of 26

As Naus, de Lobo Antunes

Antonio Lobo Antunes, em seu romance As Naus, de 1988, prope uma releitura da tradio de louvor s glrias martimas de Portugal de modo a inserir a frica no novo contexto das relaes polticas e sociais do sculo XX. O romance traz para o sculo XX as figuras representadas no discurso pico do registro das viagens pelo mar e as atualiza na histria de Portugal, ao encenar o desfecho trgico da colonizao africana, com destaque para Angola, principalmente. As vrias personagens do perodo de glrias ultramarinas, como Luis de Cames e Vasco da Gama, entre muitos outros, retornam ao cenrio portugus, agora no papel de portugueses expulsos das colnias africanas pela nsia de liberdade e vingana vivida pelos nativos.

Problemtica do retorno. Lisboa da partida e do retorno: viagens quinhentistas dos descobrimentos (sc. XVI) descolonizao ps-25 de abril (sc. XX); duas histrias diferentes de um mesmo pas (a contempornea e a de h cinco sculos) que so entrecruzadas e metaforizadas de tal modo que tudo possvel. "(...) no que construo romanesca diz respeito optou o autor, tambm de acordo com o figurino da epopia, por desenvolver histrias relativamente independentes (quer paralelas, quer consecutivas) unidas contudo pelo fio da razo que as congregou no texto - e que o de mostrar um quadro, ilustrar uma idia, defender uma tese."

in Jornal de Letras, Artes e Idias, 12 de Abril de 1988


Experimentalismos de linguagem e fragmentao das instncias narrativas cannicas (ex.: tempo organizado no do ponto de vista histrico temporal do autor, e sim do ponto de vista ficcional do narrador; tempo sincrnico, hbrido entre presente e passado).

Temos duas esferas de contaminao bastante marcadas aqui; a primeira delas se d no nvel das personagens. Aqueles que retornam de Angola, principal colnia portuguesa a tornar-se independente em um processo violento iniciado em 1961 e encerrado em 1975, tm o nome das grandes personagens da histria das conquistas portuguesas no mar. Entre elas esto Pedro lvares Cabral, Luis de Cames, Diogo Co, Vasco da Gama e Gil Vicente. Ao retornarem, essas figuras carregam a histria pessoal de pessoas que viveram a colnia em situaes comuns aos portugueses que deixaram a metrpole em busca de oportunidades em Angola e, ao mesmo tempo, carregam a identidade das personalidades histricas do sculo XVI, tornadas presentes no s no nome, mas tambm como uma parte dessa identidade hbrida que cada uma das personagens carrega ao longo o romance. A outra esfera de contaminao se consolida no encaminhamento do enredo quando, ao meio do relato dos eventos passados no sculo XX, na Lisboa contempornea, temos cenas e imagens do sculo XVI a interporem-se na realidade do momento, criando um efeito ao mesmo tempo surreal e fantstico.

Passando por uma placa que designava o edficio incompleto e que dizia Jernimos esbarrmos com a Torre ao fundo, a meio do rio, cercada de petroleiros iraquianos, defendendo a ptria das invases castelhanas, e mais prximo, nas ondas frisadas da margem, a aguardar os colonos, presa aos limos da gua por razes de ferro, com almirantes de punhos de renda apoiados na amurada do convs e grumetes encarrapitados nos mastros aparelhando as velas para o desamparo do mar que cheirava a pesadelo e a gardnia, achmos espera, entre barcos a remos e uma agitao de canoas, a nau das descobertas. O discurso do narrador, nesse momento em terceira pessoa, mescla duas realidades temporais, quando relata a viagem de ida de Pedro lvares Cabral com os elementos prprios daquele momento histrico (almirantes de punhos de renda, grumetes encarrapitados nos mastros) e ao mesmo tempo vincula esses elementos ao presente do sculo XX com imagens desse momento (petroleiros iraquianos).

A estratgia narrativa de promover o dilogo entre os dois tempos histricos se revela uma constante ao longo de todo o romance. Encontraremos a mesma situao em um outro momento quando Pedro lvares Cabral conhece Diogo Co, na penso que aloja os retornados de Angola, a Residencial Apstolo das ndias.
O primeiro amigo que fizeram na Residencial Apstolo das ndias dormia trs colches adiante, chamava-se Diogo Co, tinha trabalhado em Angola como fiscal da Companhia das guas, e quando tarde, depois da mulata partir para o bar, se sentava comigo e com o mido nos degraus da penso a ver nas ripas dos telhados o frenesim das rolas, anunciava-me, j de voz incerta, bebericando de um frasco oculto no forro do casaco, que h trezentos, ou quatrocentos, ou quinhentos anos comandara as naus do Infante pela Costa da frica abaixo.

O autor, atravs do processo da parodizao, intenta desconstruir, satirizar, carnavalizar a tradio pica de Portugal, o discurso histrico e os registros lingsticos que caracterizam e sustentam a narrativa oficial daquela nao (desmitifica figuras histricas). Lobo Antunes, fazendo uso do que a crtica canadense Linda Hutcheon cunhou de metafico historiogrfica, problematiza o discurso histrico e permite uma reflexo acerca da constituio identitria do indivduo na contemporaneidade. Lobo Antunes no destri o passado, mas o faz dialogar com o presente, j que, segundo Hutcheon, a reescritura crtica do discurso histrico isto , a pardia no significa apagar o passado; antes, parodiar sacralizar o passado e question-lo ao mesmo tempo. Toda essa atmosfera tem como fulcro a metafico historiogrfica que se aproveita das verdades e das mentiras do registro histrico (...) certos detalhes histricos conhecidos so deliberadamente falsificados para ressaltar as possveis falhas mnemnicas da histria registrada e o constante potencial para o erro proposital ou inadvertido (HUTCHEON).

O drama dos portugueses (ex-colonos), que retornam como estranhos ptria, montado atravs da oscilao entre real e ficcional, do dilogo entre pgina quinhentista e contempornea, numa mescla de passado e presente, isto , a histria est em aberto, em movimento, da mesma maneira como uma nau em alto mar (movimento de vai-e-volta).
Em seu estudo O romance Histrico Portugus, M. de Ftima Marinho faz a seguinte observao acerca das personagens dAs Naus: A colocao de personagens com tais nomes (que imediatamente emergem do inconsciente coletivo portugus) em ambientes degradados e atuais, no s acentua o carter irnico da evocao, como desmitifica um perodo da Histria nacional que raramente tratado na sua relatividade histrica. Como se pode observar, essa postura do autor portugus faz parte da tendncia ps-modernista de confrontar os paradoxos da representao fictcia/histrica, do particular/geral e do presente/passado.

Escorraados por uma nova realidade que se lhes impunha, os colonos portugueses de frica do sculo XX empreendem uma nova epopia - a volta, repetindo-se a Histria: vai-se ao encontro do desconhecido. A chegada a Lixboa no difere em intensidade de choque e contraste da acostagem em frica ou na ndia. Critica um povo que vive, ainda hoje, demasiado ligado ao passado; parodia um gnero literrio (romance histrico) tambm ele excessivamente utilizado, ao mesmo tempo que recorre a alguns dos seus condimentos; reflecte sobre a actualidade de Portugal e desmitifica uma histria e alguns mitos (D. Sebastio e Alccer-Quibir), esvaziando a memria nacional e chamando um pas realidade que continuava a ignorar. Trata-se de um povo diante da impossibilidade de se livrar de seu passado e que ainda espera por um messias vindo do nevoeiro (mito sebastianista).

A escolha pelo perodo da Guerra Colonial, dcadas de 60 e 70 do sculo XX, como tempo da narrativa torna-se indcio de que esse perodo apresentado no romance como o contraponto crtico do discurso de louvor que alimenta a histria portuguesa, passando pelos Lusadas, pelos sebastianistas at chegar em Fernando Pessoa, em Mensagem, principalmente.

Nesse retorno hipottico, o narrador de Lobo Antunes apresenta um grupo de homens que fracassaram em seu anterior objetivo e que, doentes, esgotados e mentalmente confusos, voltam para uma ptria que desconhecem, uma nao que no mais se recorda deles enquanto pretensos heris e conquistadores.
Em 25 de Abril de 1974, Portugal se liberta da ditadura do Estado Novo, que tinha na figura de Antnio Oliveira Salazar seu principal lder. No poder, Salazar fez uso do poema de Cames, Os Lusadas, como suporte ideolgico e demaggico com o objetivo de elevar o sentimento de superioridade do povo portugus.

Depois da Revoluo dos Cravos, evidentemente, aboliu-se o conceito de raa como hiprbole para o ilustre peito lusitano. imagem do portugus colonizador sucedeu-se aquela do portugus emigrante, espalhado pelas diversas comunidades no mundo, muito por conta do fracasso das polticas sociais do Estado Novo. O poeta Cames, de nauta e soldado na ndia, conquistador a servio da ptria, converte-se, ento, em smbolo do portugus desterrado, expatriado, emigrado, em suma. Lobo Antunes considera As Naus o decrescendo que faltava dOs Lusadas.

Parece-nos que antes de falar do presente degradado e depreciativo da Lisboa portuguesa de seu tempo, Antunes reflete em primeira instncia sobre uma poca que prometeu muito e que cumpriu pouco em todos os sentidos. Do ponto de vista religioso, poltico e social, Portugal foi uma falsa promessa para todos os seus sditos do sculo XVI, culminando com a fuga da famlia real para o Brasil dois sculos mais tarde e entregando a terra lusitana na mo do ento novo imprio francs de Napoleo. Significativa ainda a recorrncia de determinados termos, como Lixboa e Reyno, na grafia quinhentista, estendendo, ao plano lingstico, a denncia de uma atitude passadista na mentalidade portuguesa. De um lado, representantes de um modelo ideolgico do passado, e uma grafia arcaica; de outro, o Presente que irrompe, nas referncias Revoluo dos Cravos ou perda das colnias africanas, tempo marcado pela decadncia dos sonhos e mitos.

Eduardo Loureno, em Identidade e Memria O Caso Portugus, afirma:


Nas relaes consigo mesmos os Portugueses exemplificam um comportamento que s parece ter analogia com o do povo judaico. Tudo se passa como se Portugal fosse para os portugueses como a Jerusalm para o povo judaico. Com uma diferena: Portugal no espera o Messias, o Messias o seu prprio passado, convertido na mais consistente e obssessiva referncia do seu presente.

7 ncleos narrativos: 1) Pedro lvares Cabral 2) O homem chamado Lus (Cames) 3) (So) Francisco Xavier 4) Diogo Co 5) Manuel de Sousa Seplveda 6) Vasco da Gama 7) Casal de velhinhos, retornados de Guin (eu no perteno aqui) restaram da verso primeira, em que os personagens eram comuns, e no histricos

Na Histria oficial
Pedro lvares Cabral Francisco Xavier Fidalgo e navegador portugus Missionrio cristo, cofundador da Companhia de Jesus Escritor portugus Navegador e explorador portugus Navegador portugus Fidalgo e militar portugus Rei portugus

No romance
Retornado da frica, mulher (mulata) prostituda Dono de prostbulo

Cames Vasco da Gama Diogo Co Manuel de Sousa Seplveda D. Manuel

Retornado da frica para enterrar o pai Jogador inveterado Bbado Envolvido com comrcio ilegal Louco

Outros personagens histricos:


Gil Vicente (grande dramaturgo portugus) Ferno Mendes Pinto (aventureiro e explorador portugus) Pe. Antonio Vieira (religioso, escritor e orador portugus da Companhia de Jesus) Afonso de Albuquerque (fidalgo, militar e o segundo governador da ndia portuguesa) D. Francisco de Almeida (hbrido: vice-Rei da ndia e governador de Angola) D. Sebastio (stimo rei da Dinastia de Avis, desaparecido na batalha de Alccer-Quibir em 1578 que leva a crise monrquica de 1850 e dominao espanhola mito sebastianista) Antonio Jos da Silva (dramaturgo e escritor luso-brasileiro) Miguel de Vasconcelos (Secretrio de Estado da duquesa de Mntua, vice-rainha de Portugal, em dependncia do rei de Espanha, tornando-se odiado pelo povo, por, sendo portugus, colaborar com a representante da dominao filipina) Gomes Leal (poeta e crtico literrio portugus) Garcia da Orta (Mdico judeu portugus que viveu na ndia no sculo XVI. Autor pioneiro sobre Botnica, Farmacologia, Medicina tropical e Antropologia) Federico Garcia Lorca (poeta e dramaturgo espanhol) Luis Bunuel (realizador de cinema espanhol) Oscar Wilde (escritor irlands)

Cames
Num romance construdo por irnicas releituras de personagens histricas, curioso que a descrio que o narrador de Antunes faz de Cames muito prxima da prpria realidade vivida pelo poeta. Cames carregando restos mortais do pai sem poder livrar-se deles: relaes psicanalticas pai-filho, onde pai = passado (no assimilado, fantasmagrico, autoritrio) plantas carnvoras de Garcia da Orta: assimilao distorcida Somente aps livrar-se do pai, Cames termina de escrever Os Lusadas

(So) Francisco Xavier


Se no discurso do personagem histrico h coerncia com a f catlica, no personagem fictcio percebemos uma completa confiana e certeza de que o divino est ao seu lado. Se o primeiro escrevia para catequizados, ou para pessoas a serem catequizadas, o segundo tambm assume tal referncia discursiva. Ao ler o nono captulo, o leitor do romance nomeado pelo narrador, supostamente a verso romanesca de Francisco Xavier, por servos do senhor, carssimos irmos e povo de Deus, no apenas aproximando o leitor atual do texto romanesco, como tambm o colocando no lugar dos anteriores povos colonizados.
Em pouco tempo, e graas beno do Pai, um desmesurado rebanho de convertidas F ocupava os bairros de Lixboa at s docas de Alcntara onde o ar era de celofane em julho(...). (aurola mantida artificialmente)

Diogo Co
Lobo Antunes deposita em Diogo Co a inocncia que no deu a mais nenhum personagem. Diogo Co e o homem chamado Lus so os que se mantm heroicizados nesta derrota das naus do grande sculo. So os dois remanescentes da epopia lusada, na narrativa de Lobo Antunes, que ainda crem na utopia. Metfora da repotencializao do velho navegante: mastro pnis Portugal que se levanta por ainda crer na utopia.

Antonio Lobo Antunes reflete esses pensamentos, no num texto poltico (na acepo de Barthes) esteriotipado, unvoco, mas num tecido aberto a mltiplas leituras, ldico e metafrico. As Naus uma longa e slida metfora que, em cerca de 250 pginas, rasura a histria oficial portuguesa, mostrando que o que resta de poetas, viagens, descobertas, naufrgios, epopias etc. um Portugal perdido, entre presente e futuro, e que parece perder os vestgios de um passado altamente glorioso por seus feitos, tendo os seus habitantes submersos em um ambiente de luta identitria em busca de sua reconstruo. As Naus ainda poderiam ser vistas como uma coletnea de registros de retornados de frica, resultante da descolonizao ps 25 de abril. Noutras palavras, uma tentativa de dar, sob a forma onrica, o relato de Portugal, em que passado e presente se misturam.

Como visto, o romance de Lobo Antunes uma reescrita de um passado glorioso e decadente. Sobre os personagens Cabral, Seplveda, Diogo Co, Vasco da Gama e Cames, os sentimentos que dominam tais personagens so a decepo e o abandono. uma coleo de personagens desiludida e alquebrada, afligida por uma terra num determinado sentido igual outra que deixaram, porm destituda de promessas, ideais e ensejos de um futuro vitorioso. Abandonados por um rei desaparecido, por uma terra que no mais os recebe e por familiares e amigos inexistentes, o que lhes resta um hospital de tuberculosos, mais tarde uma casa de repouso para loucos. Mas que tipo de loucura aflige seus pacientes, antigos heris da histria e criadores da tradio literria portuguesa? A loucura utpica de acreditar numa unio coletiva em busca de um bem maior: o bem na nao portuguesa.

- Anlise de trechos selecionados -

Pedro lvares qu?

s onze, quando a espuma de cerveja do Tejo alcanou a altura das plpebras e o que sobrava do corpo do velho sofreu um cataclismo de estremees antes de amainar na serradura da caixa, o empregado suspendeu-se sua frente equilibrando na palma uma bandeja de capils e perguntou-me do cimo das condecoraes de gordura do casaco, sem sequer uma mirada de interesse ao meu poema, Essa esferogrfica por acaso no minha?, e eu respondi que sim sem interromper as rimas porque me aparecera a ideia de uma imagem razovel, e decorrida meia hora se tanto tinha-o minha mesa a queixar-se da filha da me da vida, ganhamos uma misria, sabe l, vai-se tudo em impostos e descontos, um fulano amargo, de meia idade, radioamador, que morava no bairro Alto com a esposa, cinco descendentes e o sogro invlido, num canap, diante de um altar de pagelas, com uma manta nos joelhos, Voc nem sonha o que me calhou em sorte, e quando eu ia responder, danado por me estragarem a epopeia, que todos ns temos nossas chatices, que caneco, a minha, por exemplo, no conseguir desembaraar-me do pai que aqui trago, os ossos, ou que sobrava dos ossos, chiaram baixinho assustando o outro, que se chamava Garcia da Orta, muito prazer, criava plantas medicinais na varanda, nascera em Manteigas e recuou apavorado (Anda a mangar comigo ou o qu?) fitando com terror os fmures do velho. (p. 156-7)

Uma sentinela nos informou que o rei Filipe se reunira com os marechais na rulote do Estado-Maior a combinar a invaso de Portugal, porque D. Sebastio, aquele pateta intil de sandlias e brinco na orelha, sempre a lamber uma mortalha de haxixe, tinha sido esfaqueado num bairro de droga de Marrocos por roubar a um maricas ingls, chamado Oscar Wilde, um saquinho de liamba. (p.179) Uma carroa de comediantes marchava a duzentos metros, num pandemnio de gaitas, para um baptizado no pao, e l ia o ourives Gil Vicente a gesticular no meio de diabos e pastores. (p. 91) Emprestou dinheiro a D. Joo de Castro para urbanizar Goa, forneceu a Cames a possibilidade de uma edio de bolso de Os Lusadas, com bailarinas nuas na capa, publicada numa coleco de romances policiais, ajudou o poeta lrio Tomaz Antnio Gonzaga na benfeitoria do seu comrcio de escravos. (p. 129)

...Vi apenas uma humidade de gaivotas, espies castelhanos sob as camionetas de descarga junto do rio, e dezenas de Fernandos Pessoas muito srios, de culos e bigode, a caminho de empregos de contabilista em prdios pombalinos de beirais de loia. (p. 158-9) O numero do Coprnicos foi diminuindo pouco a pouco, cada um deles munido da sua receita de pastilhas contra a noo doentia da translao da terra. (p. 192)

Nos abandonaram por fim num ptio interior, de muros altssimos, em que os cinquenta Coprnicos das receitas vagueavam ao acaso, igualmente em pijama, consultando, de mo em pala na testa, o comprimento das sobras e a posio do sol. (p. 194) O padre Antnio Vieira, sempre de cachecol, expulso de todos os cabars de Lixboa, procedia a uma entrada imponente discursando os seus sermes de brio, at tombar no sof, entre duas negras, a guinchar as sentenas do profeta Elias numa veemncia missionria. (p. 124)

Dois prdios na Morais Soares e eu sem jantar, pensou Pedro lvares Cabral, raios partam a liberdade se a liberdade isto, quero mais o meus cabars de Loanda e as minhas auroras sarnosas de cacimbo, quero os meus musseques de desgraa, quero os meus cheiros de esterqueira de frica quando no tinha fome nem vergonha. (p. 69-70) A crueldade dos anos magoou-o como um castigo injusto e ao voltar-se para encarar a mulher, sugando das gengivas uma remota saudade de ch, indignouse de novo ao verificar, espantado, a eroso sem cura que o tempo provocara nela tambm (...) e admitiu com desgosto que J no pertencemos sequer a ns, este pas comeu-nos as gorduras e a carne sem piedade nem proveito uma vez que se achavam to pobres como haviam chegado. (p. 54)

Referncias Bibliogrficas ANTUNES, Antnio Lobo. As Naus. Lisboa: Dom Quixote, 1988. MENEGAZ, Ronaldo. Na derrota de As Naus, de Antnio Lobo Antunes, a imagem de um velho Portugal. SILVA FILHO, Urbano Cavalcante da. Identidade, histria, pardia e desterritorializao: uma viagem nAs Naus de Antnio Lobo Antunes. TAVARES, Enias Farias. O desencanto histrico e religioso no romance As Naus, de Antnio Lobo Antunes. OLIVEIRA, Silvana. As Naus do discurso em Antnio Lobo Antunes.

You might also like