O Jovem Espirita e a Vida Social

CETA 03-08-2013 Evangelizador: João Suarez

Momento Musical
 Juventude e Vida – TIM e Vanessa

2

35).Referências Bíblicas  “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos. 4 . se tiverdes amor uns aos outros.” JESUS (João 13.

A vida social está em a Natureza?  “Certamente.  Não lhe deu inutilmente apalavra e todas as outras faculdades necessárias à vida de relação.  Deus fez o homem para viver em sociedade.Livro dos Espíritos 766.” 5 .

pois que por instinto os homens buscam a sociedade e todos devem concorrer para o progresso. É contrário à lei da Natureza o insulamento absoluto?  “Sem dúvida. auxiliando-se mutuamente.” 6 .Livro dos Espíritos 767.

 Falta-lhe o contacto com os outros homens 7 .  O homem tem que progredir.  Insulado.Livro dos Espíritos 768. por não dispor de todas as faculdades. não lhe é isso possível.

para lhe assegurarem o bem-estar e o progresso.  Homem nenhum possui faculdades completas. 8 .  Mediante a união social é que elas umas às outras se completam.  Por isso éque.cont. os homens foram feitos para viver em sociedade e não insulados. precisando uns dos outros.Livro dos Espíritos 768.

Vídeo Mário Sérgio Cortella Não Nascemos Prontos 9 .

Mas. Que se deve pensar dos que vivem em absoluta reclusão. não será meritório esse retraimento se tiver por fim uma expiação. impondo-se aquele que o busca uma privação penosa?  “Fazer maior soma de bem do que de mal constitui a melhor expiação 10 .” a) .Livro dos Espíritos 770. fugindo ao pernicioso contacto do mundo? “Duplo egoísmo.

o silêncio é útil. antes.  Deus condena o abuso e não o uso das faculdades que lhe outorgou. 11 . pois no silêncio pões em prática o recolhimento. teu espírito se torna mais livre e pode entrar em comunicação conosco.Livro dos Espíritos 772. desde a mais remota antigüidade?  “Perguntai.  Entretanto. Que pensar do voto de silêncio prescrito por algumas seitas. a vós mesmos se a palavra é faculdade natural e por que Deus a concedeu ao homem.

Vídeo meditação  Meditação Antes e Agora 12 .

os homens aprendessem a amar-se como irmãos.  Há no homem alguma coisa mais.” 13 .  Quis Deus que. por essa forma.  Os laços sociais são necessários ao progresso e os de família mais apertados tornam os primeiros. além das necessidades físicas: há a necessidade de progredir.Livro dos Espíritos 766. Laços de Família  ““Diverso do dos animais é o destino do homem.

14 . surgem pedras e dissabores.. é a promessa de paz e compreensão. . logo após. entretanto.  No começo.Jesus no Lar – Neio Lúcio A ESCOLA DAS ALMAS  Iniciamos a tarefa entre flores para encontramos depois pesada colheita de espinhos..

Vídeo para Reflxão 15 .

Jesus no Lar – Neio Lúcio A ESCOLA DAS ALMAS  O lar é a escola das almas. ao grande entendimento da Humanidade. 16 . pouco a pouco. o templo onde a sabedoria divina nos habilita.

Criando novas necessidades. a civilização não constitui uma fonte de novas aflições?  “Os males deste mundo estão na razão das necessidades factícias que vos criais. 17 .Livro dos Espíritos 926. A muitos desenganos se poupa nesta vida aquele que sabe restringir seus desejos e olha sem inveja para o que esteja acima de si. esse o mais rico. O que menos necessidades tem.

18 ...Mensagens Espíritas  Na vida social  . cada escolha que fazemos está sujeita às consequências que a presidem. também. para as questões do Espírito que necessita de manutenção e cuidados. Isso vale.

Suicídio Indireto  "O suicídio não consiste somente no ato voluntário que produz a morte instantânea.Allan Kardec 19 ." O Céu e o Inferno . mas em tudo quanto se faça conscientemente para apressar a extinção das forças vitais.

O suicídio de André Luiz no Livro Nosso Lar 20 .

.  Quem quiser. Dentre os vícios...Codificação 913. Estudai todos os vícios e vereis que no fundo de todos há egoísmo. qual o que se pode considerar radical?  “Temo-lo dito muitas vezes: o egoísmo. desde esta vida. . deve expurgar o seu coração de todo sentimento de egoísmo... ir aproximando-se da perfeição moral.” 21 . Daí deriva todo mal.

ou um deus.Filosofia  “ O homem é por natureza um ser social.não participa da sociedade: ou é um besta.” (Aristóteles) 22 .e portanto.  Qualquer um que não consegue viver com outros ou é tão autosuficiente para prescindir disso.

23 .Revista Espírita do Terceiro Milênio  Vida atribulada nem sempre significa vida bem vivida.

Vídeo – A Arte de Ser Leve  Leila Ferreira 24 .

25 .Revista Espírita do Terceiro Milênio  Somos parte integrante da farmácia do nosso próximo.

 A integração com Deus.O jovem fala . 26 .  A integração com o próximo.Vida  A integração do ser consigo mesmo.

Momento Musical  Já é Tempo– James Marotta 27 .

. não há lugar pra tristeza em quem sabe amar. já é tempo de cair o véu... Não... Olhe. Olhe pro céu. Quase me perdi.. é uma alegria que te faz chorar E sofrer sorrindo sem temor. mas o amor. É uma luz que nos faz sonhar.(bis) 28 . a paz.badabauá...Já é Tempo – James Marotta Sem saber que um sol maior brilhava sobre mim. ia sem destino.. De sair amando espalhando a paz. Olhe.

Divaldo Franco 29 .Oração do Jovem .

Bibliografia  A Bíblia  Livro dos Espíritos  Nosso Lar  Jesus no Lar – Neio Lúcio  Palestras da internet 30 .

.Vinde a mim. vv.” (Matheus. todos vós que estais aflitos e sobrecarregados.. que Eu vos aliviarei. XI.28) . cap.

Prece Final 32 .

Música da Perece 33 .