You are on page 1of 8

Relacionamento:

Unidade de medida, Unidade do desenho, Escala do desenho, Escala de plotagem.


ESCALA DE ANOTAO E OBJETOS ANOTATIVOS.

Tudo tem um comeo... Vamos analisar todos os dados para que possamos entender o qu cada um deles e depois entender como foi possvel organiza-los em um aplicativo de um software.

UNIDADES DE MEDIDAS, Existem vrias: De tempo, De volume, De massa, De comprimento: Essa que nos interessa.

UNIDADE DE COMPRIMENTO

ITEM 01
METRO
1

Unidade de medidas

Unidade de medidas:
DECIMETRO
0 1

CENTIMETRO
0 0 1

MILIMETRO
0 0 0 1

Tomando com base o milmetro temos: UM METRO UM DECIMETRO UM CENTIMETRO UM MILIMETRO = 1000 mm = 100mm = 10 mm = I mm

Esse item foi bem simples. As unidades de medidas so nossas velhas conhecidas, assim como a relao entre elas.

ITEM 02

Unidade do desenho

De posse da informao do que se trata o termo: UNIDADES DE MEDIDAS . Fica muito fcil entender o que a UNIDADE DO DESENHO.

A unidade do desenho ser o elemento da escala mtrica escolhido para definir o comprimento dos objetos sero desenhados em nossa folha de trabalho conhecido como: ESPAO MODELO DO ACAD.

Comumente utilizado:

METRO CENTIMETRO MILMETRO

BASTA ESCOLHER A QUE MELHOR CONVEM.

ITEM 03

Escala do desenho

A escala de desenho a relao entre: A MEDIDA DO OBJETO REAL e A MEDIDA DO OBJETO NO PAPEL

Sabemos que essa relao pode ser de AMPLIAO ou REDUO


Quando ampliamos um objeto definimos quantas vezes maior ele ser representado no papel: Por exemplo: se desenhssemos uma tampa de caneta Bic em uma folha A4, de forma que ela preenchesse todo o comprimento da folha; essa tampa seria desenhada aproximadamente 5 vezes maior que seu tamanho real.

Teramos assim a ESCALA DO DESENHO igual 5 / 1 (cinco para um).

Quando reduzimos um objeto definimos quantas vezes menor ele ser representado no papel: Por exemplo: se desenhssemos um veculo sedan mdio em uma folha A4, de forma que ele preenchesse todo o comprimento da folha; esse veculo seria desenhada aproximadamente 20 vezes menor que o seu tamanho real.

Teramos assim a ESCALA DO DESENHO igual 1 / 20(um por vinte).

ITEM 04

Escala de plotagem

Nosso assunto aqui Desenho de Arquitetura: Logo temos que considerar as normas tcnicas brasileiras. Estamos falando da NBR 6492 - Representao de projetos de arquitetura, entre outras, bem como sabemos que teremos que levar em considerao tambm a legislao municipal de onde esta sendo produzido o desenho.
Na prtica, podemos afirmar que iremos trabalhar basicamente com as escalas de reduo , definindo assim as Escalas de Plotagem como: 1/ 500, 1/ 200, 1/ 100, 1/ 50, 1 / 20 , podendo surgir algumas escalas relativas, como 1/ 250, 1/ 125, 1/ 75, 1/ 25. importante observar que no dia a dia do trabalho fica bem definido, em funo do uso progressivo que: - Para o desenho de plantas, cortes e demais desenhos do conjunto de Arquitetura, a Unidade do Desenho mais usual o METRO. - Para o desenho de formas, vigas, sapatas e demais desenhos do conjunto da Estrutura, a Unidade do Desenho mais usual o CENTMETRO.

ITENS Considerar.
1 O AutoCad no corrige unidades no seu desenho. Apenas referencia as unidades de comprimento para relacionar os objetos produzidos com a escala de plotagem, de forma meramente matemtica. 2 O AutoCad apenas define como medida de comprimento em sua interface, o elemento UNIDADE, que equivalente (para efeito de clculos) unidade de comprimento MILMETRO. 1 UD = 1 mm. 3 Todos os Objetos produzidos no ESPAO MODELO sero sempre, desenhados na medida real considerando a relao de 1/1 (um para um); podendo ser em Metro, Milimetro, Cemtimto, ou todo juntos. 4 A ESCALA DE DESENHO que voc vai trabalhar ser a que lhe for mais aprazvel, confortvel, a que for a mais fcil, a de menor produo de trabalho fsico. Considerao final: A UNIDADE do ACAD (1 UD = 1 mm) a base da relao de referencia para a ESCALA DE ANOTAO.

Duas perguntas a ser respondidas...


1) A final: ---- No AutoCad, eu posso produzir desenhos, relacionando os objetos desenhados com a minha escala de reduo desejada para os trabalhos acabados? 2) Ops... ---- O qu Escala de Anotao?

Para a prerrogativa de numero um devo responder que sim, possvel, e bastante produtivo, produzir os objetos no seu desenho j intimamente relacionados com a escala final pretendida, porm no espao modelo devemos desenhar na medida real do objeto ou na relao 1/1. Para relacionar seu trabalho com a escala final do desenho faa uso da Escala de Anotao, devidamente definida em relao a Unidade de desenho que voc escolheu. Quanto a segunda pergunta. Vamos ter de criar um espao s para definir melhor o que e como pode ser utilizada essa ferramenta.

You might also like