You are on page 1of 15

NR – 10

SEGURANÇA EM SERVIÇOS EM INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

“Proteger a vida do trabalhador é a nossa Missão”

experimentam as consequências de um arco elétrico. ocorrem por ignição da roupa. .Todos os anos milhares de trabalhadores no mundo todo. sendo que a maioria das queimaduras de terceiro grau.

tem alto poder destrutivo e pode liberar energias térmicas de até 30.Definição: O arco elétrico é a passagem de corrente elétrica através do ar ionizado. A energia liberada pelo Arco elétrico. Ele possui natureza explosiva.000º em uma fração de segundo. pode: Principais Implicações: • • • • • Provocar incêndios e destruir equipamentos Queimar roupas (por ignição do tecido) Projetar materiais ionizados Emitir raios ultravioletas/infravermelhos Irradiar temperaturas que excedem o limite da pele humana = 1.2 cal/cm2 .

.TODA E QUALQUER ATIVIDADE ENVOLVENDO EQUIPAMENTOS ENERGIZADOS OU MESMO EM PROCESSO DE DESENERGIZAÇÃO.

.

.Definição: Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego brasileiro que regulamenta procedimentos de segurança operacional relativos a atividades na área elétrica.

. 10.MEDIDAS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL 10. em atendimento ao disposto na NR 6. devendo contemplar a condutibilidade.9.1 Nos trabalhos em instalações elétricas. inflamabilidade e influências eletromagnéticas. devem ser adotados equipamentos de proteção individual específicos e adequados às atividades desenvolvidas.9. quando as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para controlar os riscos.DA NECESSIDADE DO USO DE ROUPAS DE PROTEÇÃO: 10.9 .2.2.2 As vestimentas de trabalho devem ser adequadas às atividades.2.

conforme recomendação da NR-10. Oferece propriedades singulares de isolamento térmico. calor por irradiação e fogo . . associados a uma resistência permanente ao arco elétrico.Este uniforme foi confeccionado com tecido CEDROTECH FR que é retardante a chama e também com aviamentos com a mesma característica e tem por objetivo a proteção de profissionais em situações de riscos.

 Possui tecnologia nacional.  RESISTÊNCIA – estrutura que resiste a propagação de rasgo.  PROTEÇÃO – a propriedade de retardar as chamas não eliminada nem mesmo após lavagens industriais. que proporciona maior comodidade ao usuário e permite a transpiração.CONFORTO – tecido 100% algodão. testado e aprovado por instituições  .

o que inclui fivelas de cintos ou outras peças metálicas. . 3. O uniforme deve ser usado sempre que seu trabalho envolva instalações ou manutenções em equipamentos e sistemas elétricos. É vedado o uso de adornos pessoais metálicos externo ao uniforme. nas trabalhos com instalações elétricas ou em suas proximidades. Não recomendado abrir os botões ou arregaçar as mangas ao realizar trabalhos em equipamentos e redes elétricas. 2. 4.1. O uniforme deve sempre esta com punhos e gola fechados e ajustados.

em local fresco e isento de umidade. o uniforme deve ser mantido dentro da embalagem. .Quando estocado.

. o mesmo utilizado na cozinha para lavar louças. Não lavar junto a outras peças. Não tratar com cloro. A faixa refletiva pode ser passada com ferro ate 150C. pilings de tecidos não retardantes podem contaminar o uniforme. É permitido o uso de secador a temperatura máxima de 65C. Não acidular (usar acido) o tecido. 5. Pode ser lavado a frio ou a quente ate a temperatura de 60°C. Lavar e secar no mínimo 2 vezes este uniforme antes de fazer barra e usar. 7. 2. 6. O produto mais indicado para limpeza do tecido antichamas é o DETERGENTE NEUTRO. 3. 4. 8. É permitido lavagem a seco.1. mas não é permitido o uso de vapor ao passar a faixa pois o vapor danifica a reflexibilidade da faixa. 9.

não precisando de linha especial antichamas. .Pequenos concertos de até 2 cm e a costura da barra da calça podem ser feitos com linhas comum.

FOTOS DE ACIDENTES: .

Autor Desconhecido .LEMBRE-SE NÃO HÁ SERVIÇO TÃO IMPORTANTE E NEM TRABALHO TÃO URGENTE QUE NÃO POSSA SER FEITO COM SEGURANÇA.