You are on page 1of 18

ATRIBUIÇÕES DO CIRCULANTE EM SALA DE CURURGIA

Enfª. Sâmia Santos

 . Para prevenir a contaminação e infecção cirúrgica. é importante manter a sala em boas condições de limpeza.INTRODUÇÃO:  Papel normalmente desempenhado pelo auxiliar ou técnico de enfermagem.

 . Executar as rotinas de limpeza dos mobiliários e equipamentos conforme chefia do setor.DEVER DO CIRCULANTE:  Zelar pelas boas condições ambientais de segurança do paciente e da equipe multiprofissional.  Estar ciente das cirurgias escalas na sala de sua responsabilidade.

 Priorizar o atendimento dos procedimentos com maior complexidade conforme orientação do enfermeiro.  Zelar pelo correto manuseio dos equipamentos. aparelhos e materiais.  . Prover a sala de cirurgia com material e equipamentos necessários para o bom atendimento a cirurgia.

observando o material e aparelhos a serem usados. Verificar a limpeza do piso e das paredes. Equipar a sala com os aparelhos solicitados    Remover o pó dos equipamentos com tecido embebido em álcool a 70%.MONTAGEM DE UMA SALA DE CIRURGIA:  Ler com atenção o pedido de cirurgia. .

pontos de gás.   . Testar o funcionamento dos aparelhos elétricos. complementar o que falta e providenciar o específico. Verificar se o lavabo está equipado para uso e lavar as mãos. inclusive os focos. luz e aspirador. Revisar o material existente na sala.

Equipar a mesa da anestesia e colocá-la à cabeceira da mesa cirúrgica. Colocar o pacote de campos e de aventais.    . as luvas e a caixa de instrumental em local acessível. Preparar o soro e a bandeja de antissepsia. Verificar as medicações e os impressos.

verificando a pulseira de identificação.  Auxiliar na paramentação da equipe cirúrgica. sondas e drenos.APÓS O PREPARO DA SALA:  Receber o paciente no CC. certificando-se do correto posicionamento de cateteres. prontuários e exames.  . Auxiliar na transferência do paciente da maca para a mesa de cirurgia.

 Comunicar ao enfermeiro qualquer defeito ou falha nos equipamentos e aparelhos. Atender solicitação médica no intraoperatório. Realizar controle hídrico. fazer curativos. administrar medicações e controle de sinais vitais. Auxiliar no correto posicionamento do paciente para o ato anestésico-cirúrgico.   .

Encaminhar o paciente para a recuperação ou a unidade de destino com o prontuário completo. Auxiliar na transferência do paciente da mesa cirúrgica para a cama ou maca. tomando o devido cuidado com drenos e sondas. Realizar a desmontagem de sala.   .

 . As pinças devem ser abertas. cortante. Remover os campos e pinças. Separar o material de vidro.CUIDADOS APÓS CIRURGIA SIMPLES:  Desligar o foco e aparelhos elétricos. borracha e instrumentais.   Separar a roupa utilizada na cirurgia e encaminhar.

Pacientes portadores de doenças infectocontagiosas. Gangrenas e outros.       . Queimados. Fezes. Eliminação de escarros contaminados.MONTAGEM DE UMA SALA CONTAMINADA: São consideradas contaminadas as salas onde realizam cirurgias que contenham: Pus.

.

Lavar as mãos antes de montar a sala. Deixar na sala somente o material a ser utilizado para aquele tipo de cirurgia.ANTES DO INÍCIO DA CIRURGIA CONTAMINADA  Embeber o pano úmido de chão em solução antisséptica e colocar na porta. Rotular a sala “ Contaminada”.    .

Oferecer gorros e botas limpas antes da equipe sair da sala. aventais. Pedir a equipe que lave as luvas antes de retirá-las.DEPOIS DA CIRURGIA CONTAMINADA  Pedir que os membros da equipe cirúrgica retirem botas.    . Se o paciente estiver sujo de sangue ou secreções. deixando-as na sala. limpá-lo com compressas embebidas em álcool iodado. gorros e máscaras.

Puxar o carro que foi preparado antes e pegar os baldes com as soluções. Verificar se os tubos de drenagem estão fechados. Imergir os instrumentos nas soluções. Transferir o paciente para a maca.     Separar o material cortante .

seringas e cubas dentro de outro balde contendo solução.   Colocar as agulhas. Colocar as roupas no saco. Separar o material de borracha. .

deixar tudo dentro da sala e pulverizar o ambiente com solução bactericida. Deixar a sala fechada por 3 horas.  Se .ATENÇÃO!!! a cirurgia for altamente contaminada.