You are on page 1of 15

REINO

PLANTAE

O reino Plantae engloba Brifitas,

Pteridfitas, Gimnospermas e
Angiospermas. As plantas desse
reino surgiram no meio aqutico, e evidncias permitem supor que elas foram originadas a partir das algas verdes: as clorofceas.

A passagem do meio aqutico para o terrestre envolveu uma adaptao estrutural que permitiu a sobrevivncia no novo meio. No meio aqutico, as algas so constantemente banhadas pela gua e dela retiram gases e nutrientes necessrios sobrevivncia. Ao mesmo tempo, a gua um eficiente meio de sustentao do corpo do vegetal, graas ao empuxo por ela exercido. A reproduo facilitada pela produo de gametas mveis que tm na gua um eficiente meio de locomoo.

No momento em que o vegetal invade o meio terrestre, so muitas as adaptaes morfolgicas necessrias sua sobrevivncia: eficiente mecanismo de absoro da gua do solo (raz): mecanismo rpido de conduo de gua e nutrientes at as clulas mais distantes dos centros de absoro: eficiente mecanismo de impermeabilizao das superfcies expostas, o que evita a perda excessiva de gua;

eficiente mecanismo de trocas

gasosas que permita o ingresso de gs carbnico, facilitando a ocorrncia de fotossntese;

eficiente

mecanismo de sustentao do corpo por meio de tecidos rgidos, j que o ar, pouco denso, incapaz de exercer essa tarefa;

possibilidade de reproduo,

mesmo na ausncia de gua. As primeiras plantas com vasos condutores ainda dependem da gua para o deslocamento dos gametas.

adaptao dos jovens ao meio terrestre, por meio da produo de sementes. O embrio fica dentro de um meio desidratado, rico em alimento e envolvido por um revestimento protetor.

Tradicionalmente, as plantas tm sido divididas em dois grandes grupos:


Criptgamas (cripto = escondido;

gametas): plantas que possuem as estruturas produtoras de gametas pouco evidentes. Exemplo: musgos e samambaias;

gamae =

Fanergamas (fanero = visvel): plantas que possuem estruturas produtoras de gametas bem visveis. Todas desenvolvem sementes e por isso so tambm denominadas espermatfitas (sperma = semente). Exemplos: pinheiros, mangueiras, roseiras e coqueiros.

As criptgamas dividem-se em dois grupos; Brifitas: criptgamas que no possuem vasos especializados para o transporte de seiva (avasculares); so plantas de pequeno porte. Exemplos: musgos e hepticas;

Pteridfitas: criptgamas que possuem vasos condutores de seiva (vasculares). Exemplos: samambaias e avencas. So plantas vasculares ou traquefitas e so plantas de maior porte que as avasculares. O corpo constitudo basicamente por raiz, caule e folhas, enquanto nas brifitas fala-se em rizide, caulide e filide, estruturas semelhantes respectivamente a raiz, caule e folha, mas sem vasos condutores de seiva.

As fanergamas tambm so divididas em dois grupos: Gimnospermas: possuem sementes, mas no formam frutos. Suas sementes so chamadas nuas, pois no esto abrigadas no interior de frutos (da a denominao: gimno = nu; sperma = semente). Exemplo: pinheiro-do-paran (Araucaria augustifolia)

Estrbilo masculino

Estrbilo feminino

Angiospermas: possuem sementes abrigadas no interior de

frutos (angio = urna; sperma = semente). Os frutos so resultantes do desenvolvimento do ovrio da flor. So exemplos: mangueira, figueira, laranjeira.

Nas

gametoftica extremamente reduzida, no ocorrendo alternncia tpica de geraes, pois no se formam indivduos haplides bem caracterizados: o gametfito feminino desenvolve-se no interior do vulo e o masculino, no gro de plen. Nessas plantas o vulo no o gameta feminino; ele constitui uma estrutura que abriga o gametfito feminino, que dar origem ao gameta feminino chamado oosfera. Na evoluo das plantas verifica-se, portanto, a reduo da fase gametoftica e maior desenvolvimento da fase esporoftica.

Gimnospermas e especialmente nas Angiospermas, a fase

t e m p o

You might also like