You are on page 1of 21

ELETRICIDADE

INTRODUÇÃO
O elevado número de acidentes elétricos que ocorrem a cada ano, impõe uma tomada de consciência e de responsabilidade sobre o problema dos contatos acidentais, exigindo uma maior sensibilização sobre meios, métodos e dispositivos que permitam o uso seguro da eletricidade, reduzindo a probabilidade de perigo a níveis toleráveis;

CHOQUE ELÉTRICO
È um estímulo nervoso de natureza e efeitos diversos que se manifesta no organismo humano quando este é percorrido, em certas condições por uma corrente elétrica. Os efeitos da perturbação produzida pelo choque elétrico variam e dependem de certas condições, tais como: o percurso, a intensidade, o tempo de duração e condições orgânicas do organismo.

OS RISCOS DA ELETRICIDADE
CURTO CIRCUITO > * Quando as ligações elétricas estão incorretas; * Quando dois fios desencapados se tocam.

CHOQUE ELÉTRICO > * Atenção ele pode provocar a morte.
CHAVES / DISJUNTORES > * Ligue somente o número de equipamentos que estes suportam. * Antes de desfazer ou fazer uma ligação, verifique. FUSÍVEIS > * Não improvisar, (não usar arame ou fusíveis de maior capacidade).

ATERRAMENTO > * Mantenha todo equipamento elétrico aterrado.
IDENTIFICAÇÃO > * Identificar e sinalizar as chaves , cabos e tomadas elétricas.

EFEITOS DO CHOQUE ELÉTRICO

Quando o contato elétrico provoca a passagem de corrente, através dos músculos do tórax, os efeitos mais graves podem ser : a queda imediata do indivíduo, com perda da consciência e parada respiratória.

O QUE É PLAQUETA DE SEGURANÇA? É um documento que proibe colocar em funcionamento máquina e ou equipamento, enquanto este permanecer fixado em chaves elétricas ou mecânicas.
QUEM DEVE USAR A PLAQUETA DE SEGURANÇA?

Todas as pessoas envolvidas no bloqueio e desbloqueio de equipamentos, nas manutenções programadas e de emergências, testes, reformas, melhorias, inspeção e limpeza.

O QUE SIGNIFICA BLOQUEAR?
È um conjunto de medidas necessárias para impedir a operação acidental de uma máquina ou equipamento.

O QUE SIGNIFICA DESBLOQUEAR?
È a liberação do equipamento ou instalação em condições totais de segurança para permitir a realização de testes ou manobras durante e ou após o término os serviços, que motivaram o equipamento.

QUANDO O EQUIPAMENTO OU MÁQUINA É CONSIDERADO TOTALMENTE DESBLOQUEADO? Quando tiverem sido retiradas todas as plaquetas de segurança do equipamento. COMO IDENTIFICAR O DONO DA PLAQUETA DE SEGURANÇA? Há na Plaqueta um bolso onde é colocada a etiqueta de identificação, constando nome, chapa, pacote - gerência seção, do responsável pelo bloqueamento do equipamento. O QUE É LER - Liberação de Equipamentos para Reparo.

QUEM DEVE COLOCAR A PLAQUETA DE SEGURANÇA? O responsável da equipe, que estiver executando o serviço juntamente com o controlador da chave.
ONDE E COMO FIXAR A PLAQUETA DE SEGURANÇA?

Deve ser colocada na chave que bloqueia o equipamento de forma visivel e bem fixada, de modo que não se solte.
QUANTAS PLAQUETAS PODEM SER COLOCADAS EM UMA MESMA CHAVE?

Devem ser colocadas tantas quanto forem as equipes envolvidas nos serviços.

A OPERAÇÃO PODE USAR A PLAQUETA DA MANUTENÇÃO? Não. cada equipe possui uma plaqueta de cor diferente a fim de identificar seu usuário.
VERDE

Mecânica / Lubrificação / Hidraulica e Pneumática

AZUL

Instrumentação e automação

VERMELHA

AMARELA

Elétrica

Operação / Refratário e Civil

QUEM PODE AUTORIZAR O ACIONAMENTO DE UMA CHAVE BLOQUEDA COM PLAQUETA?

Ninguém. Em hipótese alguma uma chave com plaqueta de segurança pode ser acionada. QUANDO HÁ NECESSIDADE DE MANOBRA, COMO RETIRAR A PLAQUETA? Informe a necessidade da manobra ao controlador da chave, que por sua vez procurará o responsável pela plaqueta para solicitar-lhe sua retirada.

NA TROCA DE TURNO, COMO SUBSTITUIR A PLAQUETA?
Os empregados substitutos ( líder da equipe ) e controlador da chave, irão inspecionar as chaves bloquedas e substituir a identificação ( LER).
COMO PROCEDER PARA RETIRAR A PLAQUETA NO DESBLOQUEIO FINAL?

O executante do serviço deverá assinar a LER, e entregá-la ao controlador de chaves.

ANÁLISE DE RISCO Desmembramento ordenado gradativo, das etapas de um trabalho, verificando-se os riscos envolvidos, na atividade a fim de determinar o método eficiente e seguro para a execução dos trabalhos. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL EPI’s O emprego dos EPI´s é determinado pela Norma Regulamentadora Nº 06 da Portaria 3214/78 - MTb.

TRANSPORTE DE MATERIAL Ficar atento com o trajeto, piso, redes elétricas, equipamentos móveis pessoal e acima de tudo a forma de transportar.

USO DE ANDAIMES
Seguir procedimentos da NR nº 18 - Programa da Contrução e Meio Ambiente de Trabalho - e norma interna da Usiminas Mecânica S/A.

MONTAGEM DE SUPORTES / BANDEJAMENTOS / ELETRODUTOS E PAINEIS ELÉTRICOS Ficar atento com as condições locais, carga liquida suspensa e outras, barramentos, trabalhos sobreposto, soldagem, viga de rolamento etc.. LANÇAMENTO DE CABOS

* Aéreos * Galeria * Vigas de rolamento

 Toda manutenção elétrica em equipamentos, painéis,
ferramentas, cabos, aterramento deverá ser feita por eletricista de manutenção credenciado, devidamente identificado por capacete de cor vermelha.  Todos equipamentos elétricos deverão estar aterrados.  Manter limpos e organizados os armários, locais de trabalho e estocagem de materiais.

 Não portar ferramentas nos bolsos.  Usar luvas de raspa para manusear cabos e transporte de
materiais.  Ter certeza e consciência da atividade que está executando.  Antes de cortar os cabos, efetuar a identificação e inspeção, usando um anel do painel onde os mesmos estão ligados até o equipamento.  Para serviços em galeria, usar lanternas.

 Não trabalhar sozinho em nenhum local ou atividade.  Não dispersar dos locais de trabalho sem a devida
autorização.  Antes de efetuar qualquer atividade em circuitos elétricos, desenergizar os mesmos e colocar plaqueta de segurança na chave principal.  Considere todo circuito elétrico energizado, antes de efetuar sua atividade.

SELOS DE INSPEÇÃO EM SELO.PPT

O acidente pode ser EVITADO.
Trabalhe com SEGURANÇA

USO DE EPI’S
É obrigatório o uso por todos os funcionários nas obras da Usiminas Mecânica, dos seguintes EPI´s:
* Capacete com carneira e jugular; * Protetor auricular; * Óculos de Segurança; * Mini-perneira; * Botina com biqueira de aço; * EPI´s específicos indicados conforme função;