You are on page 1of 23

Curso Introdutório ao Ambiente Virtual

MOODLE
• Para a realização deste curso, utilizaremos a plataforma MOODLE
– Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment – Livre – Sistema de Gerenciamento de Cursos – Apoio a cursos e atividades
• Desenvolvimento e implementação de Ambientes Virtuais de Ensino-Aprendizagem

– Recursos do Moodle
• Interatividade entre os usuários • Publicação de conteúdos • Controle e avaliação de atividades

gov.Acessando o Ambiente http://moodle3.br/ufmt/ .mec.

Acessando o Ambiente .

sem pontos nem traço. .: 12345678900. Senha: você deverá inserir sua senha pessoal que é única e exclusivamente de sua responsabilidade. Ex.Acessando o Ambiente Nome de Usuário: você deverá inserir seu CPF.

composta por: – Caixas de Utilidades: laterais – Programação do Curso: centro .Conhecendo o Ambiente • Ao acessar o curso. será exibida a página de abertura.

o participante pode alterar dados cadastrais.Caixas de Utilidade Através deste bloco. para um grupo. . para o curso ou para o usuário. além de permitir que o usuário insira seus próprios eventos. O bloco Calendário funciona como uma agenda do curso. Se tiver o perfil de aluno. mudar sua senha e cancelar inscrição no curso. Esses eventos podem ser globais. poderá também visualizar suas notas.

eventos para o curso. Ainda aqui podemos visualizar eventos distintos. podemos ver que para cada evento temos uma cor distinta a fim de facilitar sua localização visual. posicionando o cursor do mouse sobre uma data e visualizar se há algum evento para aquele dia. . podemos selecionar meses anteriores e meses seguintes. É possível ainda. Observando as tonalidades de cores. isto é. eventos para o usuário (o aluno em questão) eventos globais e eventos para um determinado grupo.Calendário No Calendário.

Criando um evento .

Caixas de Utilidade O bloco Participantes lista os cursistas e professores. Clicando no ícone de envelope que aparece na frente do nome. é possível acessar todas as mensagens recebidas pelo usuário. você poderá enviar uma mensagem àquele usuário. Essa caixa informa se há mensagens ainda não lidas (ou pendentes). . assim como o envio de mensagens individuais ou para grupos. são listados os usuários que estiveram online nos últimos cinco minutos. Neste bloco. No bloco Mensagens. possibilitando a visualização dos perfis de todos os participantes.

basta clicar sobre o ícone com o nome da Sala. . Em nosso curso. Para visualizar o conteúdo. Opcionalmente.Programação Área onde os conteúdos estão dispostos em tópicos. cada tópico será chamado de Sala Ambiente. é possível visualizar apenas um tópico por vez.

O chat é uma ferramentas de comunicação síncrona que permite uma espécie de debate (bate papo) em "tempo real". Normalmente. agrupa informações utilizadas para um mesmo fim. Essa reunião não possibilita uma discussão hierarquizada pois não há divisões e subdivisões. . Suas divisões e subdivisões são dadas pela temática/assunto do chat em questão.Tipos de Atividades As bases de dados são conjuntos de dados com uma estrutura regular que organizam informação.

hierarquizada com divisões e subdivisões de temas ou assuntos.Tipos de Atividades Os fóruns são ferramentas de comunicação assíncronas que permitem uma espécie de reunião virtual. O glossário permite aos participantes criar e/ou atualizar uma lista de definições de termos e/ou palavras. por exemplo. . Se um termo estiver definido no Glossário e aparecer em um fórum de discussão. ele aparecerá como um link que conduz o usuário à definição anteriormente dada. Essa reunião possibilita uma discussão organizada. igual a um dicionário ou em um FAQ.

Temos os seguintes tipos de tarefas: a) Tarefas offline b) Texto online c) Envio de um arquivo (entre outras) . produção on-line e offline permitindo ou não a avaliação. arquivos. Links ou páginas HTML. que pode ser enviada por meio de um arquivo. texto sem formato.Tipos de Atividades Os recursos são os diversos tipos de materiais (arquivos/conteúdos) que serão utilizados no curso. Citamos como exemplos: apresentações (slides). A ferramenta tarefa consiste na descrição ou enunciado de uma atividade a ser desenvolvida pelo aluno.

Perfil do Usuário • Clicar sobre o nome ou no Bloco de Administração • Ações – Alterar dados cadastrais – Verificar Mensagens – Modificar a senha .

.Esqueceu a Senha? Clique sobre o botão de ajuda para iniciar a recuperação da senha.

informe o número do seu CPF. Ex: 12345678900 . Obs.: apenas números.Esqueceu a Senha? No campo “Nome de usuário”.

.Esqueceu a Senha? Primeiro email com link para confirmação de pedido de alteração de senha.

na nova janela.Esqueceu a Senha? No primeiro email deve-se clicar sobre o link e . clique em continuar. .

. comunicando a nova senha.Esqueceu a Senha? Segundo email.

Ao realizar o primeiro acesso com estas informações.Esqueceu a Senha? No segundo email. . o ambiente solicitará a troca da senha. teremos o nome de usuário e senha fornecidos.

Participantes e Mensagens • Visualizar o perfil dos demais usuários – Filtro por função .

Participantes e Mensagens • Envio de Mensagem – Pelo perfil do usuário – Pelo Bloco de Usuários Online .