You are on page 1of 19

Carta do Apstolo Paulo

aos

Romanos,
captulos 7 e 8
Leia a Bblia

Romanos 7:1a6 a analogia do casamento


2-

Deixem-me ilustrar:

Quando uma mulher se casa, fica presa 1- Ser que vocs, queridos irmos em pela lei ao marido enquanto ele viver. Cristo, judeus, ainda no compreendem Se, contudo, ele morrer, que, quando uma pessoa morre, a lei no ela no estar mais ligada a ele. tem mais nenhum poder sobre ela? As leis do casamento no mais se aplicam a ela.

Romanos 7:1a6 a analogia do casamento

3-

Ela poder, ento, casar-se com outra pessoa se assim o quiser.

Isso estaria errado enquanto ele estivesse vivo, porm est perfeitamente certo depois da morte do marido.

Romanos 7:1a6 a analogia do casamento


4-

Vocs tinham um marido, um senhor, que era a lei judaica; mas, por assim dizer, vocs morreram com Cristo na cruz;

e, visto que esto mortos, no esto mais casados com a lei, e esta no tem mais domnio sobre vocs.

Romanos 7:1a6 a analogia do casamento

Mas, quando Cristo voltou vida, vocs voltaram tambm e so como novas pessoas. E agora, por assim dizer, vocs esto casados com aquele que se levantou dentro os mortos, para que possam produzir bom fruto, isto , boas obras para Deus.

Romanos 7:1a6 a analogia do casamento

Agora, entretanto, vocs no precisam mais se preocupar com as leis e costumes judaicos, porque morreram enquanto ainda escravos 5- Quando a velha natureza ainda era disso tudo. ativa, havia desejos pecaminosos agindo Assim, agora vocs podem na vontade realidade dentro de vocs, dando-lhes de a que Deus; fazer tudoservir aquilo Deus no quer, produzindo obras pecaminosas, o fruto no moda antiga, obedecendo mecanicamente podre da mas morte. a um conjunto de regras, de modo novo
6-

(de todo o corao e todo o entendimento).

Romanos 7:7a25 a Lei e o pecado

Bem, ento ser que estou sugerindo que 8- O 15-pecado, No me no compreendo entanto, usou de modo essa lei algum, contra estas leis de Deus so ms? 9- Foi por isso que eu me senti bem durante pois os maus realmente desejos quero lembrando-me fazer o que que correto, eles tanto tempo, pois no compreendia o que na Claro que no! 13- Mas, como pode serdentro isso? de mim esto errados, porm e despertando no consigo. realidade a lei estava exigindo. No, toda a lei no pecaminosa, porm foi a lei a sorte de desejos proibidos! lei nosim, causou a minha condenao? Fao, aquilo que eu no quero 10- A Portanto, no que dizia respeito a mim, Mas quando descobri a verdade, eu que me apontou o pecado. Portanto, vocs podem ver como ele astuto, 16-boa Eu sei perfeitamente que opara queo estou Somente se aquilo no houvesse que eu odeio. leis serem a lei que deveria mostrar-me compreendi que havia quebrado a lei e que 14A lei, ento, boa, e a dificuldade no est Como, ento, ela pode ser boa? 11O pecado me enganou, tomando as boas mortfero e detestvel. fazendo est errado, e ahaveria minha conscincia Eu nunca teria conhecido o pecado que est quebradas que no pecado. caminho da vida, em vez disso aplicouera um destinado avendido morrer. com ela eDeus simpecador comigo, pois estou leis de e usando-as para me fazer No, foi o pecado, coisa diablica como ele , m prova que eu concordo com essas leis em meu corao se os maus desejos que l me a pena de morte. Porquanto o pecado utiliza das boas leis de escravido, com o pecado como meu dono. 12Mas, como vocs vem, a lei em si ainda culpado de morte. que usou aquilo que bom para levar-me que estou quebrando. esto escondidos era se a lei no dissesse: Deus para seus prprios fins perversos. inteiramente correta e boa. condenao. No tenha maus desejos em seu corao.
7-

Romanos 7:7a25 a Lei e o pecado

contudo existe alguma coisa bem no meu Queml em queminha me livrar da minha escravido ntimo, natureza inferior, que est 17- 20No Assim, 18entanto, Eu sei vocs que no podem estou o posso completamente ver evitar como por isto mim : a essa mortfera natureza inferior? Agora, se estou fazendo aquilo que em guerra com a minha mente e ganha a no luta, mesmo, corrompido porque no j que no diz sou respeito eu que estou minha quero, simples dizer onde a dificuldade est: fazendo-me escravo do pecado que ainda est Minha nova vida manda-me fazer o que Mas, graas a Deus! 22Quanto minha nova natureza, eu gosto 21- Parece um fato da vida que, quando quero velha natureza fazendo. pecaminosa. dentro de o mim. 19-pecado Quando quero fazer bem, no fao; correto, porm a velha natureza que ainda O ainda me retm entre suas garras de fazer a vontade de Deus; fazer o que correto, fao inevitavelmente o Isso foi feito por Jesus Cristo, e,est quando procuro no errar, mesmo Seja o pecado para dentro que lado de for mim, que que eu me mais volte, forte no dentro de mim gosta de pecar. malignas. Em minha mente desejo de bom grado ser um que est errado. nosso Senhor. assim eu do que eu e me consigo obriga fazer a erro. fazer o bem. estas coisas servo de Deus mas, em vez disso, Que situao terrvel, esta em que eu estou! ruins. vejo-me ainda escravizado ao pecado. Quero, sim, mas no consigo. Ele me libertou.
23a25-

Romanos 8:1a11 Nenhuma condenao. O pendor do Esprito

No estamos a salvo das garras do 2- Portanto o poder doador da pecado s pelo fato do de Esprito conhecermos os vida e eu recebode este poder por meio de mandamentos Deus, pois no 1- Portanto, no h nenhuma condenao Cristo Jesus livrou-me do crculo podemos guard-los e no os aguardando aqueles que pertencem a vicioso do pecado e da morte. guardamos, mas Deus ps em Cristo Jesus. ao um plano diferente a fim de nos salvar.
3-

Romanos 8:1a11 Nenhuma condenao. O pendor do Esprito

Enviou seu prprio Filho, em corpo 4- Assim, agora podemos obedecer s leis humano como o nosso com a exceo divinas se seguirmos o Esprito Santo e de que o nosso pecador e destruiu o no mais obedecermos velha natureza controle do pecado sobre ns, dando-se pecaminosa que est dentro de ns. a si mesmo como sacrifcio por nossos pecados.

Romanos 8:1a11 Nenhuma condenao. O pendor do Esprito

Aqueles que se deixam controlar por Mesmo Vocs, que porm, Cristo no viva so dentro assim. de sua natureza inferiormorrero vivem to-somente vocs, seus corpos por causa Vocs soacontrolados pela nova para agradar si prprios; mas aqueles do pecado; 6- Seguir o Esprito Santo conduz vida natureza, se tiverem o Santo, Esprito de Deus que seguem o Esprito constatam no entanto, o esprito viver, e fazem paz, mas seguir em a velha natureza leva morando vocs. que as coisas que agradam a Deus. 11- E se o Esprito de Deus, que levantou pois Cristo o perdoou. 8- por essa razo a que nunca podem morte, 7porque velha natureza (E lembrem-se de que, vive se algum no Jesus dentre os mortos, em vocs, agradar a Deus aqueles que ainda esto pecaminosa dentro de ns est tiver o Esprito deseus Cristo morando em si Ele far com que corpos mortais sob o controle de sua prpria natureza contra Deus. mesmo, esse no da cristo de modo vivam de novo depois morte, por meio pecaminosa, inclinados a seguir seus Ela mesmo nunca obedeceu s leis divinas nenhum.) desse Esprito Santo que mora antigos desejos malignos. eem nunca o far. vocs.
510- 9-

Romanos 8: 12a17 Filhos e herdeiros

E se somos os seus filhos, ento participaremos dos seusser tesouros 15E assim no devemos como Pois se vocs continuarem amas segui-la, 13pois tudo quanto Deus d ao seu Filho escravos medrosos e servis, 12- Portanto, queridos irmos, vocs no esto perdidos e perecero; mas se a Jesus agora nosso tambm. devemos nos comportar como tm, para com velha natureza 16- O Esprito Santo de a Deus fala no ntimo destrurem, juntamente com suas ms verdadeiros filhos de Deus, adotados no pecaminosa, qualquer obrigao de fazer Mas senossos vamos participar da sua glria, dos coraes, dizendo-nos que 14Todos quantos so dirigidos pelo obras, por meio dochamando-o poder do Esprito seio de sua famlia, de o que ela lhes pede. precisamos participar tambm do seu somos realmente filhos de Deus. Esprito de Deus so filhos de Deus. Santo, vocs vivero. Pai, Pai. sofrimento.
17-

Romanos 8:18a25 Os sofrimentos do presente e as glrias do porvir

Isto porque naquele dia todos os espinhos e ervas daninhas, todo o pecado, morte e corrupo as coisas que por ordem de Deus dominaram o mundo contra a prpria vontade do mundo tudo desaparecer, e o mundo ao nosso 22- Sabemos que at mesmo as coisas da 1819Contudo, Toda a criao aquiloespera que sofremos com liberdade pacincia agora e redor participar da gloriosa do natureza, como os animais e as plantas, esperana insignificante, por aquele compararmos diaDeus futuro com quando a pecado que osse filhos de desfrutam. sofrem na doena edar na enquanto glria Deusque ressuscitar Ele nos osmorte seus maisfilhos. tarde. esperam esse to grande acontecimento.
20e21-

Romanos 8:18a25 Os sofrimentos do presente e as glrias do porvir

Somos salvos pela confiana. Ns tambm esperamos ansiosamente E confiar quer dizer: aquele dia quando Deus nos dar plenos 23- E mesmo ns, os cristos, embora 25- Entretanto, se precisamos continuar a Esperar ansiosamente conseguir algo que direitos como seusSanto filhos, inclusive os tenhamos o Esprito em ns como confiar em Deus por algo que aindaque noj ainda no temos pois um homem novos corpos que Ele j prometeu corpos uma amostra que nos permite conhecer o aconteceu, isso precisa nos ensina a esperar com tem algo no esperar e confiar que nunca voltaro a enfermar e nunca sabor da glria futura, tambm gememos pacincia e certeza. que o conseguir. jamais morrero. para ser libertados da dor e do sofrimento.
24-

Romanos 8:26a30 Intercesso do Esprito


262728-

Esabemos desse mesmo modo pela nossa f E o Pai, que conhece todos os coraes, E que tudo quanto nos acontece o Esprito Santo nos ajuda nossos evidentemente sabe o nosso que o em Esprito est est operando para o prprio bem, problemas dirios e em nossas oraes. dizendo enquanto Ele intercede por ns em se amarmos a Deus e estivermos nos harmonia com a prpria vontade divina. ajustando aos planos dele. Nem mesmo sabemos por quais devemos

orar, nem orar como devemos;


o Esprito Santo, porm, ora por ns com tal sentimento que no pode ser expresso em palavras.

Romanos 8:26a30 Intercesso do Esprito


30-29-

E,Desde ao nos o escolher, princpio Ele de tudo nos chamou Deus decidiu para ir a Ele;que e quando aqueles fomos, que fossem Ele declarou-nos a Ele e sem no decorrer culpa, encheu dos tempos -nos com Ele sabia a retido quem de iria Cristo, se tornassem deu-nos o semelhantes direito de ficar ao com Filho, Ele de tal modo e nos que prometeu seu Filho sua fosse glria. o primeiro, com muitos irmos.

Romanos 8:31a39 As provas e a certeza do amor de Deus

Que 33-podemos Quem se dizer atreva diante a nosde acusar, coisas to a ns que magnficas Deus escolheu quanto para estas? sermos dele?
31-

Se Deus Ser estque do nosso Deus faria lado, isso? quem que pode estar contra ns? 32- Visto que Ele, em nosso favor, Nunca! no poupou nem o seu prprio Filho, Foi Ele quem nos perdoou e nos deu o mas o entregou por todos ns, direito de ficar com Ele. ser que certamente no nos dar tudo o mais?

Romanos 8:31a39 As provas e a certeza do amor de Deus

Estou convencido de que nada poder Nossos 34- Quem temores nos condenar, pelo dia de ento? hoje, jamais nos separar do seu amor. nossas preocupaes sobre o dia de Cristo? 35Quem, ento, pode jamais ocultar de ns Aamanh, morte no o pode, nem tampouco a vida. 39 ou o lugar onde estivermos o 36- No, pois as Escrituras nos dizem que por amor de Cristo? No! bem alto no cu, ou nas profundezas do mar Ossua anjos noprecisamos o podero, e todas as sem foras causa estar prontos a E se tivermos fome, ou ficarmos nada, jamais, ser capaz de separar-nos Quando estamos em aflio ou ns em Foi Ele quemno morreu por ns e voltou vida do inferno podero afastar de o enfrentar a morte a qualquer momento do dinheiro, ou passarmos por perigos, ou amor de Deus demonstrado pelo no desventura, quando somos perseguidos de pordo nossa causa, e agora est sentado amor de Deus. dia somos como ovelhas, prontas a ser formos ameaados de morte, ser porque nosso Senhor Jesus Cristo quando morte oumaior destrudos, isso rogando acontece lugar de honra ser juntoque a Deus, abatidas matadouro. 37- Mas apesar de no tudo isso, temos uma Deus nos desamparou? morreu por ns. porque Ele no nos ama? por ns lmais no cu. vitria esmagadora por meio de Cristo, que nos amou a ponto de morrer por ns.
38-

FIM
http://cida4febf73018ad203.skydrive.live.com/browse.aspx/B%c3%adblia%20 Viva%20em%20power%20point%20-%20lindos

Para acessar a outros textos bblicos da Bblia Viva8 acesse o link: Do captulo de Romanos

Leia em o seguida o captulo 9 clique sobre texto pretendido, depois com o


boto direito, em salvar destino como

LEIA A BBLIA ela te afastar do pecado, ou Envie esta poro da Palavra de o pecado te afastar dela! Deus aos teus amigos

You might also like