Pr.

Sérgio Paulo Vianna Cintra

QUESTÕES DE CONHECIMENTO E DE FÉ

INTRODUÇÃO O que é conhecimento?  O que é fé?   A pergunta pode parecer apenas retórica. . mas remonta os fundamentos da nossa crença e do ideal de relacionamento com Adonai Eterno.

na capacidade do homem de fazer e de conhecer  . ou pós industrial  Sua principal característica é que o knowhow. o conhecimento é mais importante e mais valioso que o produto.  É baseada portanto.INTRODUÇÃO Vivemos no atual período da sociedade do conhecimento.

passa a ser um fator importante para a produtividade e para o desenvolvimento econômico dos países. na qual as matériasprimas e o capital eram considerados como o principal fator de produção. Nesta sociedade. tanto para as organizações quanto para os países. algumas tecnológicas como a Internet e outras econômico-sociais como a globalização. .INTRODUÇÃO  A „Sociedade do Conhecimento‟ é compreendida como aquela na qual o conhecimento é o principal fator estratégico de riqueza e poder. Esta nova sociedade é impulsionada também por contínuas mudanças. A „Sociedade de Conhecimento‟ é então posterior à sociedade industrial moderna. a inovação tecnológica ou novo conhecimento.

o bem e o mal?  .INTRODUÇÃO Questões envolvendo a dinâmica do conhecimento na sociedade humana remontam o Éden  A árvore do conhecimento do bem e do mal – de todos os bens e benefícios no paraíso. ou conhecer igual a Deus. aquele que mais atraiu o homem foi a diferenciação dada por Deus  Viver pela fé.

se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá. respondendo. perguntaram-lhe: Por que não pudemos nós expulsá-lo? 20 Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé. e não o puderam curar. que desde aquela hora ficou curado. 17 E Jesus. 18 Então Jesus repreendeu ao demônio. tem compaixão de meu filho. 16 Eu o trouxe aos teus discípulos. pois em verdade vos digo que. e muitas vezes na água. 19 Depois os discípulos. aproximando-se de Jesus em particular. o qual saiu de menino. e . porque é epiléptico e sofre muito. disse: Ó geração incrédula e perversa! até quando estarei convosco? até quando vos sofrerei? Trazei-mo aqui. pois muitas vezes cai no fogo.LEITURA DO TEXTO CHAVE:  Mat 17:15-20       15 Senhor.

menos se sabe Quanto mais cheio o balão. mais existe a necessidade de adquirir mais. acumulação e entendimento Envolve pensar Envolve dedicação É sempre incompleto e volátil Quanto mais se adquire.I – CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO:        Envolve esforço em pesquisa. aumentando a falta de conhecimento . Quanto mais se sabe. maior é a área de contato com o mundo exterior. observação.

CONHECIMENTO .

A convicção de falta de conhecimento nos predispõe a estar aberto a saber mais. que o apontara como o mais sábio de todos os homens. e nos coloca em vantagem diante dos ignorantes que pensam saber algo Diante do conhecimento. humildade!    .I – CARACTERÍSTICAS DO CONHECIMENTO:  Como dizia Sócrates: “Só sei que nada sei. Com essas palavras “só sei que nada sei” Sócrates reagiu ao pronunciamento do oráculo de Delfos.” Este é o verdadeiro sábio.

não se desenvolve por aplicação. ou se compara por tamanho ou medida visível. faz grande efeito:  .II – CARACTERISTICAS DA FÉ: Diferente do conhecimento.  Pequena.

e Yeshua seu Filho  Rom 10:17 Logo a fé é pelo ouvir.  .II – CARACTERISTICAS DA FÉ: Se desenvolve mediante palavra criadora de Adonai Senhor – O Eterno. e o ouvir pela palavra de Cristo.

II – CARACTERISTICAS DA FÉ: Dá seu fruto na prática.      20 Mas queres saber. que a fé sem as obras é estéril? 21 Porventura não foi pelas obras que nosso pai Abraão foi justificado quando ofereceu sobre o altar seu filho Isaque? 22 Vês que a fé cooperou com as suas obras. se não tiver obras. e estremecem. aquentai-vos e fartai-vos. que proveito há nisso?  17 Assim também a fé. ó homem vão.   19 Crês tu que Deus é um só? Fazes bem. e eu tenho obras. e foi chamado amigo de Deus. mostra sua existência na prática Tiago 2:15 Se um irmão ou uma irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano. e não somente pela fé. os demônios também o crêem. . e que pelas obras a fé foi aperfeiçoada. mostra-me a tua fé sem as obras. e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo. e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. 24 Vedes então que é pelas obras que o homem é justificado. é morta em si mesma. 23 e se cumpriu a escritura que diz: E creu Abraão a Deus. e isso lhe foi imputado como justiça.  18 Mas dirá alguém: Tu tens fé.  16 e algum de vós lhes disser: Ide em paz.

CONCLUSÃO Dilemas do conhecimento  Dilemas da fé  Resultado da dinâmica conhecimento/fé:   Crer em Jesus  Fundamentar seu conhecimento a Ele e Nele  Aplicar a fé ao conhecimento da palavra. e na prática da justiça segundo Deus  Deus nos abençoe .