Sistemas Operacionais

Uma breve visão

fornece base para os programas aplicativos e atua como intermediário entre o usuário e o hardware Seu objetivo principal é tornar a utilização do computador. ao mesmo tempo mais eficiente e mais conveniente   .O que é um Sistema Operacional?  Camada de software colocada entre o hardware e os programas que executam tarefas para os usuários Um programa que gerencia o hardware do computador.

Sistemas Operacionais  O SO gerencia o hardware do computador.   Hardware: fornece recursos computacionais Programas aplicativos: definem como os recursos computacionais são utilizados para solucionar problemas computacionais do usuário Sistema Operacional: controla o uso do hardware entre os diversos programas e aplicativos  ...

Sistemas Operacionais  O Sistema Operacional é projetado de forma que atenda seu real propósito    Mainframes: projetado para otimização da utilização do hardware Computadores pessoais: projetado para facilitar o uso Estações de trabalho: projetado para otimização da utilização do hardware e para facilitar o uso Computadores portáteis: projetados para facilitar o uso e otimizar o desempenho da bateria  .

Sistemas Operacionais  Dentre as funções comumente atribuídas aos sistemas operacionais destacamos três delas:    Gerência de processos Gerência de memória Gerência de armazenamento .

Gerência de Processos   O que é um processo? Base fundamental para os sistemas multiprogramados e de tempo compartilhado .

Gerência de Processos  Depende de um conjunto de serviços e mecanismos que precisam ser providos aos programas do usuário. dentre eles:   Tempo compartilhado Mecanismos de interrupção  Gerenciamento de filas .

Gerência de Processos – Gerenciamento de Fila  Fila de Pronto  Onde os processos que estão prontos para serem executados no processador estão aguardando sua vez Onde os processos aguardam resposta de alguma requisição que fez quando estava em execução no processador  Fila de Espera  .

para a escolha do processo a ser executado. existem alguns algoritmos. .Gerencia de Processos – Fila de Pronto  Para suporte ao gerenciamento da fila de pronto. chamados de escalonadores.

Gerencia de Processos – Fila de Pronto Escalonadores  First Come First Served (FCFS .  .Menor Tarefa Primeiro) – associa a cada processo o tamanho do próximo burst de CPU do processo .Primeiro a chegar é Servido Primeiro) – o processo que requisite a CPU em primeiro lugar recebe a CPU primeiro. ela sera alocada ao processo que possui o menor próximo burst de CPU.tempo de execução estimado para concluir sua execução. Shortest Job First (SJF . Quando a CPU estiver disponível.

é definido. Round Robin (RR) – uma pequena unidade de tempo. e a CPU é alocada ao processo com maior prioridade.Gerencia de Processos – Fila de Pronto Escalonadores  Escalonamento por Prioridade – uma prioridade é associada a cada processo.  . até que todos os processos concluam sua execução. chamada quantum de tempo ou fatia de tempo. O escalonador executa cada processo por este período um após o outro.

Gerência de Memória  Prover os mecanismos necessários para que diversos processos compartilhem a memória de forma segura e eficiente Alocação e desalocação de partes da memória para os processos   Algoritmos são utilizados para escolher posição/buraco dentro da memória será alocado que .

Gerência de Memória – Algoritmos  FirstFit (primeiro espaço) – aloca o primeiro espaço de memória. cujo tamanho possa conter o processo. buraco. WorstFit (maior buraco) – aloca o maior buraco que possa conter o processo.   . BestFit (menor espaço) – aloca o menor buraco cujo tamanho seja suficiente para o processo.

  Separar os arquivos.Gerência de Armazenamento – Sistema de Arquivos   Arquivo .consiste em um conjunto de referências a arquivos.é uma abstração criada pelo sistema operacional Gerência de armazenamento – cria a abstração – o arquivo – a partir de um recurso físico. os dispositivos de armazenamento. bem como subdiretórios . Diretório .

alteração e execução Fragmentação .constantes operações geram uma série de buracos no disco  Inuutilizados em virtude de seu tamanho não suportar o armazenamento de outros arquivos .Gerência de Armazenamento – Sistema de Arquivos   Operações básicas como: criação. leitura. remoção.

Revisão   Sistema operacional Gerência de Processos     Tempo compartilhado Mecanismos de interrupção Fila de pronto Escalonadores Algoritmos  Gerência de Memória   “Buraco” Arquivo – abstração Diretórios  Gerência de Armazenamento (Sistema de Arquivos)    Fragmentação .

Simulação .

Obrigado .