amparar. especialmente dentro do âmbito da educação. defender e assistir. A atividade de Mentoring.O que é Mentoring Mentoring: significa cuidar de. diz respeito ao acompanhamento próximo e a orientação sistemática de grupos de alunos realizada por pessoas experientes na área de formação. representar. . proteger.

integrando as dimensões biológica. . psicológica e social. elaborando coletivamente e criticamente a experiência de aprendizagem.Objetivo Geral Ampliar as perspectivas na formação.

.Objetivos Específicos  Favorecer a habilidade de trabalho em grupo. o respeito a objetivos comuns e especialmente uma análise não solitária e mais criativa de problemas relacionados ao desenvolvimento da prática profissional futura.  Promover a cooperação e o estímulo constante de seus membros. a troca de mecanismos de enfrentamento de dificuldades.

mas também a reflexão sobre os relacionamentos estabelecidos pelo aluno em seu cotidiano com seus professores. com seus pares no campo de atuação profissional. .Metodologia Orientação e a discussão não apenas de questões derivadas do processo ensinoaprendizagem e da profissão em si. colegas e.

Resultados Esperados Uma melhor qualidade de vida para o aluno que formamos e uma maior qualidade do curso que oferecemos evitando a evasão dos estudantes do 1º ao 4º período. .

uma maior qualidade de relacionamento com colegas.Importância do trabalho do Mentor Para o acadêmico: uma vida acadêmica com menor sofrimento e maior aproveitamento do ensino e da capacidade de aprendizagem. . professores e consigo mesmo e melhor manejo dos conflitos nele presentes.

o estabelecimento de uma nova via de comunicação entre alunos e responsáveis pelo ensino. a orientação adequada quanto ao encaminhamento destes. . uma maior agilidade na solução de problemas com maior implicação da equipe de ensino.Para o curso de Farmácia e para as Faculdades Santo Agostinho: a obtenção de dados e questões para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. a identificação de problemas individuais e coletivos.

 Disponibilidade para treinamento e supervisão: embora professores e profissionais sejam papéis já bem estabelecidos. a atividade de mentoring implica em treinamento e constante supervisão com profissionais habilitados na compreensão do processo grupal.  Disponibilidade para o contato com o aluno: tenha. de fato. Acadêmicos e Profissionais  Envolvimento com o curso de graduação: goste de ensinar e se interesse pela melhoria do processo ensinoaprendizagem. possibilidade e facilite ao aluno ser encontrado quando necessário.  Comportamento profissional e ético irrepreensível. .Dos atributos para o exercício do Mentoring 1.

Pessoais  Gostar e acreditar nos benefícios de atividades grupais: evitando assim o desgaste pessoal e o prejuízo na execução de uma tarefa com a qual não se identifica. assim como.  Empatia: poder se colocar no lugar do outro e assim manter uma sintonia afetiva. conter as suas próprias angústias frente aos sentimentos. sintetizar e integrar diferentes idéias emitidas pelos membros do grupo num todo coerente. de respeitar.2. discriminar.  Ser continente: conseguir conter as angústias e necessidades que possam emergir do grupo. por outro lado. dúvidas e outros fenômenos da dinâmica do grupo. .  Comunicação: capacidade de escuta e diálogo.

assim como compreenda as eventuais inibições e ritmo de cada um deles.  Senso ético: o mentor não tem o direito de impor os próprios valores e expectativas e sim favorecer um alargamento do espaço de cada um dos membros do grupo através da escuta e valorização de diferentes idéias e opiniões. indicando os recursos disponíveis na instituição e estimulando que o próprio grupo se mobilize para as necessidades detectadas. é também um princípio técnico fundamental para o clima de franqueza entre os membros do grupo.  Paciência e tolerância: faz parte aqui que o mentor consiga tolerar as limitações dos membros do grupo. o mentor deve manter o sigilo daquilo que lhe foi dado em confiança. da criatividade e da liberdade dentro do grupo e fora dele. A verdade no campo pessoal e intelectual é o caminho para o exercício da confiança. apontando alternativas de solução para as questões apresentadas. Ser verdadeiro e autêntico: além de um dever ético. Além disso. .

 Auxiliar os alunos em seu planejamento de como atingir os objetivos da formação. .Funções.  Favorecer o desenvolvimento dos alunos em analisar problemas e raciocinar criticamente.  Permitir autonomia aos alunos para a seleção das questões a serem discutidas. responsabilidades e deveres do Mentor  Estimular o interesse dos alunos pela atividade e discutir suas expectativas. assim como para o encaminhamento destas.  Incentivar e reconhecer as contribuições dos alunos.  Desenvolver e promover a comunicação dentro do grupo.

 Registrar as atividades realizadas nos seus pontos relevantes. mas também qualidades e potenciais de cada aluno. bem como a de cada aluno.  Identificar problemas.  Participar de treinamento para capacitação para a realização da atividade. .  Avaliar de forma contínua sua própria atuação.  Participar de encontros com a equipe de coordenação para discussão das atividades realizadas. Demonstrar interesse pelo desenvolvimento de cada aluno e do grupo como um todo.

 Revelar informações que a ele forem fornecidas em confiança e dentro do princípio ético do sigilo.  Confundir papéis: o mentor não é psicoterapeuta.  Encaminhar à revelia do grupo/indivíduo problemas detectados durante a atividade de mentoring. nem orientador científico. o mentoring não é psicoterapia nem grupo de pesquisa.Não cabe ao Mentor  Guiar o grupo forçando-o ou dirigindo-o segundo suas próprias crenças e valores. .

 Freqüência.Os enquadres do trabalho do Mentor  Atividades.  Local. .  Horário.

.O treinamento Momento inicial de preparo para o exercício da atividade de mentoring. orientação quanto ao manejo de questões (teóricas e técnicas) relacionadas ao funcionamento de organizações grupais. da proposta de avaliação da atividade ao longo do tempo . assim como a divulgação de outras experiências na área. Implica em participar de encontro organizado pelo grupo de coordenação e supervisão para a discussão. Inclui também a apresentação das necessidades dos alunos.

 Encontro com o grupo de alunos (máximo de 8 alunos por grupo) (2 vezes/mês. .  Encontro com a Equipe de Coordenação .1 vez/mês.  Atividade de mentoring individualizada a partir de solicitação do aluno quando necessário. 1 ½ h. em local e horário a combinar. a combinar local e horário mentoraluno).  Reuniões do Grupo de Mentores como um todo.  Encontros individuais com o aluno (quando necessário. Implica na apresentação e discussão grupal das atividades já realizadas pelos mentores a um supervisor com formação para compreensão e orientação quanto a questões relativas ao funcionamento grupal. a combinar local de acordo com interesse do grupo e seu mentor com os objetivos antes descritos. 1 ½ h.A atividade de mentoring em si.