III ERI MS

SCRUM para Gerência de Projetos
Prof. MSc. Robson Soares Silva www.robsonsoares.com Maio de 2012

Apresentação
Prof. da UFMS CPPP  Docente a alguns anos  Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Sumário Conceituar o SCRUM  Descrever suas principais características  .

SCRUM      Processo Ágil que pode ser utilizado para gerência de desenvolvimento de software. Surgiu a partir do Manifesto Ágil > produtividade .o tempo para obter resultados . Conjunto de práticas extremamente efetivas para o gerenciamento de projetos de software altamente focada em OBJETIVOS.

Manifesto Ágil     Pessoas e iterações são mais importantes que processos e ferramentas Software funcionando é mais importante que uma documentação extensa O relacionamento com o cliente é mais importante que a negociação do contrato Responder às mudanças é mais importante que seguir o planejamento .

Papéis do SCRUM  Product Owner  ROI  Product Backlog Team  Scrum Master   Promove a criatividade e o conhecimento .

Artefatos Product Backlog  Sprint Backlog  Burndown (gráfico)  .

Cerimônias (reuniões) do Scrum.     Reunião de Planejamento da Sprint (8 horas) Reunião Diária (15 minutos): O que fiz ontem? O que irei fazer hoje? Encontrei algum impedimento? Reunião de Revisão da Sprint (4 horas) Reunião de Retrospectiva da Sprint (3 horas) .

Ciclo de Vida do SCRUM .

Alma do SCRUM .

Dividida em duas partes:  1-O PO definirá prioridade. Reunião.Reunião de Planejamento da Sprint (8 horas)    Participantes: PO. Equipe e SCRUM Master É a 1ª. seu objetivo é fazer o planejamento da Sprint. seleção dos itens do backlog e a meta da Sprint  2 – A equipe definirá a Sprint Backlog (quais são as tarefas necessárias para cumprir a meta) .

Reunião Diária (15 minutos) .

Reunião Diária (15 minutos) Participante: Equipe e SCRUM Master  Perguntas:  O que eu fiz ontem?  O que irei fazer hoje?  Encontrei algum impedimento? .

outras pessoas podem ser convidadas Deve ser feita em um auditório ou em uma sala de reunião Esta reunião ocorre no último dia do Sprint e representa o momento que a equipe e o SCRUM Master demonstram as funcionalidades implantáveis executadas para o Product Owner. Equipe e SCRUM Master e Convidados Esta reunião acontece no final da sprint. .Revisão da Sprint (4 horas)     Participantes: PO.

Transparência interna da equipe . O SCRUM promove a constante adaptação das práticas mesmo durante o projeto.Retrospectiva da Sprint (3 horas)  Participantes: Equipe e SCRUM Master    Avaliar o que deu certo? O que deu errado? O que pode ser melhorado?     Ciclo de melhoria contínua Relembrando que o SCRUM é um conjunto de práticas focadas em melhoria contínua do processo.

Product Backlog É uma lista contendo todas as funcionalidades desejadas para um produto.  Exemplo: Sistema de Reserva On-Line  .

 Ajuda no entendimento.  .User Story É uma pequena descrição que detalha um item do product backlog.

Planning Poker É a prática que ajuda na estimativa de uma história ou de uma tarefa  Permite fazer estimativas  Uma boa métrica deve levar em consideração a opinião de todo o time  .

Sprint Backlog O Sprint Backlog é uma lista de tarefas que equipe se compromete a fazer durante a Sprint.  .  A Sprint Backlog é elaborada na segunda parte da reunião de Planejamento da Sprint.

 Ex: computador com defeito  O SCRUM Master é reponsável por remover essas barreiras  .Impedimentos Qualquer tipo de problema que um membro do time está enfrentando que impede o andamento dos trabalhos.

Tenha certeza que todos os participantes entenderam as práticas do SCRUM. os princípios e os valores Prepare as ferramentas (Task Board) A Colaboração é um fator-chave para o sucesso .Conclusão     Será necessário ter SCRUM Master e PO experientes.

autogestão e multifuncional  A estimativa pode começar com dias ideiais.Conclusão Equipe SCRUM = equipe engajada.  . e quando a equipe tiver mais experiência passe a usar Story Points.