BUSINESS INTELLIGENCE

Amora Albuquerque

Agenda
 Conceito  História  Ferramentas  Porque usar BI?  Como iniciar um projeto de BI?  Estudos de caso  Principais plataformas de BI

 Conclusão

compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios. Descreve as habilidades das corporações para acessar dados e explorar as informações (normalmente contidas em um Data Warehouse/Data Mart). organização. analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimento a seu respeito. .Conceito Business Intelligence refere-se ao processo de coleta. análise.

 Analisar dados contextualizados.  Trabalhar com hipóteses.Características  Extrair e integrar dados de múltiplas fontes.  Transformar os registros obtidos em informação útil. .  Procurar relações de causa e efeito.

História A sociedade do Oriente Médio antigo utilizavam os princípios básicos do BI Década de 80: Surgimento do conceito de BI Década de 70: Aparecimento do DASD e SGBD Referência à inteligência em Sun Tzu – A Arte da Guerra Década de 60: Era Pré-BI Década de 90: Centros de Informação Surgimento do Date Warehouse .

Ferramentas de BI  Planilhas eletrônicas  Geradores de queries baseados em SQL  Sistemas de apoio à decisão (DSS - Decision Support Systems)  EIS (Executive Information System)  Ferramentas OLAP (Online Analytical Processing) .

Ferramentas de BI  Ferramentas de BAM (Business Activity Monitoring)  Ferramentas ETLs (Extract. Transform and Load)  Ferramentas de metadados  Ferramentas BPM (Business Performance Monitoring)  Ferramentas Data Mining .

Ferramentas de BI .

 Obter um planejamento corporativo mais amplo.  Compreender as tendências dos negócios. .  Oferecer dados estratégicos para análise com um mínimo de atraso.Porque usar BI?  Incorporar os projetos de tecnologia com as metas estabelecidas pela empresa.  Facilitar o acesso e distribuir informações de modo mais amplo.  Facilitar a identificação de riscos.

 Alinhar metas.  Envolver todos os profissionais da área de negócios.Como iniciar um projeto de BI?  Identificar as reais necessidades da empresa.  Integrar todos os sistemas utilizados. .  Verificar a viabilidade de aquisição de ferramentas.  Analisar os custos e riscos.

 Alinhamento com a gestão de conhecimento.  Extração. tratamento e limpeza de dados.  Alto custo. .  Escolha certa tanto de hardware como de software.  Dificuldades inerentes à implementação do DW.  Treinamento e capacitação dos usuários finais.Dificuldades na Implantação  Inserir ferramentas e soluções sobre o que já existe.

SBT Funcionários passavam dias inteiros inserindo dados nas planilhas A equipe de TI da emissora sugeriu uma solução de BI. como a ferramenta é online. no final de 2005 Desenvolveu uma arquitetura de data marts incrementais em vez de um data warehouse tradicional Adotou o framework de BI da Microsoft Segundo Carpinelli. todos os diretores e gerentes têm acesso aos dados em tempo real e de uma só vez” . Hoje.Estudo de caso . essa ferramenta trouxe agilidade à distribuição de informações importantes para o negócio. "A tomada de decisões estratégicas ficou mais rápida.

transporte. merchandising e outros recursos da empresa Permitiu ao Wal-Mart reduzir custos e melhorar a eficiência operacional “Tecnologia e análises são essenciais para nos ajudar a ser mais ágeis e eficaz para servir aos clientes do Wal-Mart e membros do Sam's Club ". recursos humanos. . finanças.Wal-Mart O Wal-Mart contratou a Oracle com seu conjunto de soluções de BI O Wal-Mart tem 460 terabytes de dados armazenados em mainframes Teradata Wal-Mart usa o sistema de BI para administrar sua logística. vice presidente executivo do Wal-Mart.Estudo de caso . disse Rollin Ford. imobiliário.

modelagem preditiva e otimização Deriva uma grande percentagem das suas receitas e crescimento para aplicações analíticas que alavancam sua plataforma . tais como previsão.Principais plataformas de BI Continua a centrar-se sobre as tecnologias mais avançadas.

Principais plataformas de BI A avaliação de facilidade de uso da solução junto aos clientes. encontra-se abaixo da média Aquisição da IBM da SPSS coloca toda a força e potência da máquina IBM por trás do mercado de análise preditiva .

Principais plataformas de BI Foi um dos dois fornecedores com a maior porcentagem de clientes que planejam implantar seus produtos de BI em toda a empresa Foi um dos principais fornecedores elogiados pela qualidade do produto .

para a função de desenvolvedor. em média. é mais difícil de usar.Principais plataformas de BI A Oracle fica atrás da concorrência na introdução de soluções inovadoras Pesquisados continuam a indicar que o OBIEE. do que outras Plataformas de BI .

Principais plataformas de BI Oferece planejamento integrado. elaboração de relatórios e análise As vendas globais. indústria e capacidades de integração dos sistemas da IBM cresceram maciçamente em 2009 .

5% de seus clientes não planejam continuar com o IBM Cognos .Principais plataformas de BI 32% dos clientes pesquisados relataram o mau desempenho como o mais freqüentemente problemas com o IBM Cognos 8.

é o dobro que no resto dos entrevistados .Principais plataformas de BI Facilidade de uso para os desenvolvedores e menor custo total de propriedade Uso da funcionalidade de OLAP. por clientes da Microsoft.

Stratature e ProClarity) podem não ter sido tão completo e útil como esperado As interdependências da solução Microsoft travam a capacidade da Microsoft para a rápida obtenção de inovação .Principais plataformas de BI Aquisições de produtos relacionadas a BI (como a Fast.

. quando implantado com os corretos sistemas informatizados. Tais sistemas constituem um auxílio inestimável no processo de tomada de decisão das organizações. ou inteligência do negócio. são uma mina de ouro para as empresas.Conclusão O Business Intelligence.

Dúvidas .

org/wiki/Business_intellig ence LIRA.oficinadanet. .com.aspx?channel=2920 http://pt.com. Vinicius Cesar Monteiro de.br/area/80/busi     ness_intelligence http://imasters.Referências  http://www.uol.siemens.br/templates/colun a1.br/artigo/5415/bi/por _que_business_intelligence/ http://www.wikipedia.com. Business Intelligence.

Demonstração .