CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO

CA

JULHO / 2103

Innovation isn’t what we do. It’s who we are.

CONCEITOS DE ACORDO COM NR13

Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares utilizados em unidades de processo.

Innovation isn’t what we do. It’s who we are.

CONCEITOS DE ACORDO COM NR13
“Profissional Habilitado” é aquele que tem competência legal para o exercício da profissão de engenheiro na atividades referentes a projeto de construção, acompanhamento operação e manutenção, inspeção e supervisão de inspeção de caldeiras e vasos de pressão, em conformidade com a regulamentação profissional vigente no País.

Innovation isn’t what we do. It’s who we are.

CONCEITOS DE ACORDO COM NR13

Pressão Máxima de Trabalho Permitida - PMTP ou Pressão Máxima de Trabalho Admissível - PMTA é o maior valor de pressão compatível com o código de projeto, a resistência dos materiais utilizados, as dimensões do equipamentos e seus parâmetros operacionais.

Innovation isn’t what we do. It’s who we are.

Vamos entender melhor a diferença entre Caldeiras e vasos de pressão constituídas de acordo com a NR13. Innovation isn’t what we do. It’s who we are. .

Innovation isn’t what we do.de tal forma. . que seja otimizado o processo se preocupando tanto com a segurança quanto com o custo. It’s who we are.CALDEIRAS A especificação de um material deve ser levado em conta o seu emprego no projeto. Para efeito da NR13 serão consideradas como caldeiras todos os equipamentos que simultaneamente. geram acumulo de vapor de água ou outro fluido.

. essa seleção se torna cada vez mais imprescindível. para garantir um melhor desempenho do equipamento. com a vasta quantidade de materiais que existem no mercado atual. Innovation isn’t what we do.VASOS DE PRESSÃO Nos vasos de pressão os materiais devem ser selecionados de acordo com suas propriedades tanto físicas quanto químicas logo. It’s who we are.

. ..Vejamos alguns modelos de Caldeiras e de Vasos de Pressão. Innovation isn’t what we do. It’s who we are.

.Caldeiras Innovation isn’t what we do. It’s who we are.

.Innovation isn’t what we do. It’s who we are.

It’s who we are.Innovation isn’t what we do. .

Processo de funcionamento de Caldeiras Innovation isn’t what we do. It’s who we are. .

. It’s who we are.Vasos de Pressão Innovation isn’t what we do.

It’s who we are.Innovation isn’t what we do. .

Innovation isn’t what we do. independente do sistema principal.Constitui risco grave e iminente a falta de qualquer um dos seguintes itens: a) válvula de segurança com pressão de abertura ajustada em valor igual ou inferior a PMTA. b) instrumento que indique a pressão do vapor acumulado. em caldeiras combustível sólido. It’s who we are. . c) injetor ou outro meio de alimentação de água.

e) sistema de indicação para controle do nível de água ou outro sistema que evite o superaquecimento por alimentação deficiente.Constitui risco grave e iminente a falta de qualquer um dos seguintes itens: d) sistema de drenagem rápida de água. . Innovation isn’t what we do. It’s who we are. em caldeiras de recuperação de álcalis.

Número de ordem dada pelo fabricante da caldeira 3. local de fácil acesso e bem visível as seguintes instruções: 1. Pressão máxima de trabalho admissível 4. . Pressão de teste Hidrostático 5. Código de projeto e ano de edição Innovation isn’t what we do. Capacidade de produção a vapor 6. Local de superfície de aquecimento 7. It’s who we are.Toda a caldeira deve ter fixada em seu corpo em. Fabricante 2.

Além da placa de identificação deve constar em local visível a categoria da caldeira conforme defina no item 13. It’s who we are. devida e atualizada. Innovation isn’t what we do.99 Kgf/cm²) e o volume interno é igual ou inferior a 100 litros.9 desta NR o seu número ou código de identificação: a) caldeiras da categoria A são aquelas cuja pressão de operação é igual ou superior a 1960 kPa (19. c) caldeiras da categoria “B” são todas as caldeiras que não se enquadram nas categorias anteriores.98 Kgf/cm²). . Toda caldeira deve possuir. b) caldeiras da categoria “C” são aquelas cuja pressão de operação é igual ou inferior a 588 KPa (5.1. onde instalada toda a documentação.

montagem. Procedimentos usados na fabrica. Ano de fabricação e categoria da caldeira.Pressão Máxima de Trabalho Admissível 4. Código de projeto e ano de edição 2.PRONTUÁRIO DA CALDEIRA: 1. Especificação de matérias 3. . Conjunto de desenhos e demais dados necessários para o monitoramentos da vida útil da caldeira 5. Innovation isn’t what we do. It’s who we are. especificação final e determinação da PMTA .

Projetos de Alteração ou Reparo 9. Relatórios de Inspeção (b) (a) Quando inexistente ou extraviado o prontuário deve ser reconstituído pelo proprietário com responsabilidade técnica do fabricante ou do profissional habilitado. Projeto de Instalação 8. . Innovation isn’t what we do. Registro de Segurança 7. It’s who we are.PRONTUÁRIO DA CALDEIRA: 6.

.(a) REGISTRO DE SEGURANÇA O “Registro de Segurança” deve ser constituído de livro próprio. It’s who we are. com páginas numeradas. ou outro sistema equivalente onde serão registradas:  Todas as ocorrências importantes e capaz de influir no sistema de segurança da caldeira. Innovation isn’t what we do.

pessoal de manutenção. devendo o proprietário assegurar pleno acesso a essa documentação. . It’s who we are. Innovation isn’t what we do. de inspeção e das representações dos trabalhadores e do empregador na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes .A documentação referida deve de estar sempre a disposição para consulta dos operadores.CIPA.

Deve de obedecer aos aspectos segurança. é de responsabilidade do profissional habilitado. Innovation isn’t what we do. It’s who we are. no que concede ao atendimento desta NR. .INSTALAÇÃO DA CALDEIRA A autoria do "Projeto de Instalação" de caldeiras a vapor. saúde e meio ambiente previstos nas normas regulamentadoras.

Do limite de prioridade de terceiros. It’s who we are. Estar afastada no mínimo 3 (três) metros de outros estabelecimentos de depósitos de dispositivos. Innovation isn’t what we do.ÁREAS / CASA DA CALDEIRA As caldeiras de qualquer estabelecimento devem ser desenvolvidas em casas de caldeiras ou local especifico para fins denominados “Áreas de Caldeiras”. . Do limites de Vias públicas. 2. Quando a caldeiras for instaladas em ambiente aberto deve manter os seguintes requisitos: 1. 3.

ÁREAS / CASA DA CALDEIRA 4. para manutenção da caldeira sendo que os guarda-corpos. Conter iluminação e iluminação de emergência caso opere a noite. Innovation isn’t what we do. 5. vazados e vão que impeçam a queda de pessoas. . em dispostas direções e desobstruídas. It’s who we are. dispor de acesso fácil e seguro. Dispor de duas saídas distintas.

Procedimentos para operação de emergência 5. Innovation isn’t what we do.Toda a caldeira deve possuir manual de instrução de fácil acesso 2.SEGURANÇA NA OPERAÇÃO DE CALDEIRAS 1. . Procedimentos de partidas e paradas 3. It’s who we are. segurança e meio ambiente e preservação. Procedimentos de saúde. Procedimentos de parâmetros operacionais de rotina 4.

It’s who we are. . Todo operador de caldeira deve fazer o estágio na própria caldeira. 3.Possuir certificado de treinamento de segurança na operação de caldeiras e comprovação de estágio prática (b) 2. Innovation isn’t what we do. Possui comprovação pelo menos de 3 (três) anos de experiência.OPERADORES DE CALDEIRAS 1. no qual será supervisionado e documentado.

CLASSIFICAÇÃO DAS CALDEIRAS CARGA HORÁRIA TREINAMENTO CATEGORIA (A) CARGA HORÁRIA 80hs (B) (C) 60hs 40hs • Curso de reciclagem Carga Horária de 160 horas. It’s who we are. Innovation isn’t what we do. .

por meio de constantes informações das condições físicas e operacionais dos equipamentos. It’s who we are.RECICLAGEM A reciclagem de operadores deve ser permanente. atualização técnica. Innovation isn’t what we do. participação em cursos. palestras e eventos pertinentes. . informações de segurança.

2. . It’s who we are. Qualificação e certificação de pessoal. Innovation isn’t what we do. 3. Procedimentos de controle de qualidade. As matérias.SEGURANÇA E MANUTENÇÃO DAS CALDEIRAS Todos os reparos e manutenção devem respeitar o respectivo código do projeto de construção e prescrições do fabricante no que se refere a: 1.

. 2. “B” e “C”. “A”. 24 (vinte e quatro) meses para categoria “A” desde que aos 12(doze) meses sejam testadas as pressões das aberturas das válvulas de segurança 3. 12 (doze) meses para caldeiras de categoria. 40 (quarenta) meses para caldeiras especiais.INSPEÇÃO DE SEGURANÇA DA CALDEIRA Prazo Máximo para inspeção da caldeira: 1. It’s who we are. Innovation isn’t what we do.

INSPEÇÃO DE SEGURANÇA DA CALDEIRA Estabelecimentos que possuam "Serviço Próprio de Inspeção de Equipamentos". b) 30 (trinta) meses para caldeiras da categoria “A”. It’s who we are. . conforme estabelecido no Anexo II. caso tenham testados a cada 12 (doze) meses o sistema de intertravamento e a pressão de abertura de cada válvula de segurança. respeitando os seguintes prazos máximos: a) 18 (dezoito) meses para caldeiras de recuperação de álcalis e as das categorias “B” e “C”. Innovation isn’t what we do. podem estender os períodos entre inspeções de segurança.

Innovation isn’t what we do. It’s who we are.INSPEÇÃO DE SEGURANÇA DA CALDEIRA c) não apresentem variações inesperadas na temperatura de saída dos gases e do vapor durante a operação. d) exista análise e controle periódico da qualidade da água. . e) exista controle de deterioração dos materiais que compõem as principais partes da caldeira.

c) tipo da caldeira. d) tipo de inspeção executada. f) descrição das inspeções e testes executados. It’s who we are. . g) resultado das inspeções e providências. Innovation isn’t what we do. b) categoria da caldeira.(b) RELATÓRIO DE INSPEÇÃO a) dados constantes na placa de identificação da caldeira. e) data de início e término da inspeção.

Sempre que os resultados da inspeção determinarem alterações dos dados da placa de identificação. l) nome legível. a mesma deve ser atualizada. assinatura e número do registro no conselho profissional do "Profissional Habilitado". Innovation isn’t what we do. j) recomendações e providências necessárias. i) conclusões. . It’s who we are. e nome legível e assinatura de técnicos que participaram da inspeção.(b) RELATÓRIO DE INSPEÇÃO h) relação dos itens desta NR ou de outras exigências legais que não estão sendo atendidas. k) data prevista para a nova inspeção da caldeira.

. It’s who we are.Innovation isn’t what we do.

Innovation isn’t what we do.Vejamos a seguir uma reportagem de acidente com caldeiras. ... It’s who we are.

A explosão da caldeira da Exxon Mobil ocorreu em Singapura em 2000 e talvez seja um dos acidentes mais conhecidos mundialmente. . nos últimos anos. It’s who we are. envolvendo explosão de câmara de combustão durante a operação de acendimento de caldeiras. Innovation isn’t what we do.

A partir das 00:30h. It’s who we are. mas não obtiveram sucesso. a caldeira sofreu um trip e apagou. .Na noite de 09 de dezembro de 2000. a caldeira estava operando queimando GLP. Entretanto. As 2:20h. eles tentaram acender novamente os queimadores de diesel. Innovation isn’t what we do. três funcionários estavam tentando dar partida (re start) com diesel na referida caldeira. Uma ordem foi dada para acender os queimadores com diesel.

Duas destas pessoas subsequentemente morreram no hospital:  Um operador de 23 anos de idade  Uma operadora de 21 anos idade Innovation isn’t what we do. com mais de 50% da área de corpo queimados por queimaduras de segundo grau. . It’s who we are.Com a explosão. os três funcionários ficaram gravemente feridos.

.Innovation isn’t what we do. It’s who we are.

.Innovation isn’t what we do. It’s who we are.

.Innovation isn’t what we do. It’s who we are.

It’s who we are. nos intervalos dessa operação. O acidente aconteceu três meses depois. cujas atividades consistiam em limpar as grelhas (externas) da caldeira e. no dia 2 de outubro. . varrer o chão.VEJAMOS AGORA ACIDENTES DE CALDEIRAS EM EMPRESA DE PRODUTOS QUÍMICOS O reclamante foi contratado temporariamente em 3 de julho de 2008 para exercer as funções de ajudante geral. Innovation isn’t what we do.

com exceção do polegar da mão direita". Foi a primeira vez que trabalhou nessa tarefa "sem qualquer treinamento ou orientação técnica de como proceder".Por determinação do encarregado. It’s who we are. Innovation isn’t what we do. Ao limpar o segundo alimentador. foi designado para auxiliar o operador da caldeira na limpeza do alimentador da referida máquina. teve "suas duas mãos amputadas. .

Innovation isn’t what we do. . It’s who we are.RECOMENDAÇÕES → → → → Todas pessoas envolvidas na operação de caldeiras devem seguir procedimentos operacionais seguros. Deve-se assegurar que todo pessoal envolvido na operação receba adequado treinamento e supervisão. Autorização formal deve ser obtida antes de introduzir modificações no sistema da caldeira ou nos seus procedimentos. Deve-se assegurar documentação apropriada.

It’s who we are. .Innovation isn’t what we do.