2ª Lei da Termodinâmica

Termodinâmica - Van Wylen, Borgnakke, Sonntag

Seja o sistema constituído pelo gás e façamos com que este sistema percorra um ciclo no qual primeiramente realiza-se trabalho sobre o mesmo, mediante o abaixamento do peso e através das pás do agitador e completemos o ciclo, transferindo-se calor para o meio. Entretanto, sabemos, baseado em nossa experiência, que não podemos inverter este ciclo. Isto é, se transferirmos calor ao gás, como vemos na flecha pontilhada, a sua temperatura aumentará, mas a pá não girará e não levantará o peso.

Termodinâmica - Van Wylen, Borgnakke, Sonntag

Suponha um processo no qual determinada quantidade de calor é transferida do sistema a alta para o de baixa temperatura. a passagem de calor do sistema à baixa para o de alta temperatura. Sonntag .Van Wylen. Sabemos que esse processo pode ocorrer.Sejam dois sistemas. não pode ocorrer e que é impossível completar o ciclo apenas pela transferência de calor. um a temperatura elevada e o outro a temperatura baixa. ou seja. Sabemos também que o processo inverso. Borgnakke. Termodinâmica .

Van Wylen. Sonntag .Motor térmico – dispositivo que transforma energia térmica em energia mecânica (trabalho) Termodinâmica . Borgnakke.

Van Wylen. Borgnakke.Gerador termoelétrico – dispositivo que transforma energia térmica em energia elétrica. Termodinâmica . Sonntag .

A eficiência térmica ou rendimento térmico é definido pela seguinte fórmula. Sonntag .Van Wylen.Eficiência térmica – É a razão entre o que é produzido (energia pretendida) e o que é usado (energia gasta). Termodinâmica . Borgnakke.

Sabendo que a queima do combustível fornece 35000 Kj/Kg ao motor.Van Wylen. Termodinâmica . Borgnakke. Sonntag .1: A potência no eixo do motor de um automóvel é 136 HP e a eficiência térmica do motor é igual a 30%.Exemplo 7. determine a taxa de transferência de calor para o ambiente e a vazão mássica de combustível consumido em Kg/s.

Sonntag .Van Wylen.O segundo ciclo que não fomos capazes de completar era aquele que envolvia a impossibilidade da transferência de calor diretamente de um reservatório a baixa temperatura para um reservatório a alta temperatura. Isso pode ser evidentemente alcançado com um refrigerador. A queda de pressão é provocada no fluido quando este escoa através da válvula de expansão ou do tubo capilar. onde a pressão e a temperatura são altas. Borgnakke. Transfere-se calor para o refrigerante no evaporador. Termodinâmica . O refrigerante recebe trabalho no compressor e transfere calor no condensador. onde a pressão e a temperatura são baixas.

Van Wylen. Sonntag .Termodinâmica . Borgnakke.

Borgnakke.Van Wylen. Sonntag .Termodinâmica .

Sonntag . Termodinâmica .Van Wylen. Borgnakke.“É impossível para qualquer dispositivo que opere num ciclo receber calor de um único reservatório e produzir uma quantidade líquida de trabalho”.

“É impossível construir um dispositivo que funcione em um ciclo e não produza qualquer outro efeito que não seja a transferência de calor de um corpo com temperatura mais baixa para um corpo com temperatura mais alta”.Van Wylen. Sonntag . Borgnakke. Termodinâmica .

Van Wylen. Sonntag .A demonstração de que a violação do enunciado de Clausius implica na violação do enunciado de Kelvin Planck pode ser observada acima. Termodinâmica . Borgnakke.

Um motor térmico que viola a segunda lei da termodinâmica. Borgnakke. pode ser transformado num moto perpetuo de segunda espécie conforme esquema acima. Termodinâmica . Sonntag .Van Wylen.

qual é a máxima eficiência que pode ser obtida? O primeiro passo para responder a essa pergunta é definir um processo ideal. Termodinâmica . Borgnakke. é a seguinte: se é impossível obter um motor térmico com eficiência de 100%. A pergunta que logicamente ocorre agora. que é chamado de processo reversível. Sonntag .A Segunda Lei de Termodinâmica estabelece que nenhuma máquina térmica pode ter eficiência de 100%.Van Wylen.

Van Wylen.Exemplo de um processo que se aproxima do reversível Termodinâmica . Sonntag . Borgnakke.

. Termodinâmica .Van Wylen. é necessário que haja alguma transferência de calor do sistema para as vizinhanças. para que o bloco retorne à sua temperatura inicial. no plano inclinado. Parte desse trabalho é necessária para vencer o atrito entre o bloco e o plano. e outra parte é necessária para aumentar a energia potencial do bloco.Considere o sistema acima apresentado e façamos com que o bloco seja puxado para cima. Borgnakke. pelos pesos que descem. Uma determinada quantidade de trabalho é necessária para realizar esse processo. Como as vizinhanças não retornam ao seu estado inicial no fim do processo inverso. Sem dúvida. concluímos que o atrito tornou o processo irreversível. Sonntag .

Sonntag .Van Wylen. Borgnakke. Assim. se esta membrana se romper o gás ocupará todo o recipiente. Concluímos que esse processo é irreversível. Termodinâmica . até atingir o estado inicial. as vizinhanças não retornam ao seu estado inicial. temos que a expansão não resistida é um processo irreversível.Consideremos o sistema acima em que um gás está separado do vácuo por uma membrana. Esse processo envolve a compressão e a transferência de calor do gás. considerando o processo que seria necessário para recolocar o sistema no seu estado original. Como trabalho e transferência de calor implicam uma mudança nas vizinhanças.

será necessária uma determinada quantidade de trabalho para separar esses gases.Van Wylen. Borgnakke. Sonntag .No esquema acima. Termodinâmica . Admitamos que a membrana se rompa e que uma mistura homogênea de oxigênio e nitrogênio ocupe todo o volume. observa-se a separação de 2 gases diferentes por uma membrana.

A figura acima mostra dois sistemas idênticos. Assim.Van Wylen. Sonntag . Admitindo que cada sistema seja constituído por uma substância pura. e no outro. a temperatura se mantém constante durante o processo de transferência de calor. o calor é transferido de um reservatório à temperatura T+dT. o reservatório está a uma temperatura T+ΔT. podemos dizer que o processo é internamente reversível no segundo caso. e externamente irreversível pois a irreversibilidade ocorre fora do sistema. Termodinâmica . Num deles. Borgnakke. que é muito maior que a do sistema. para os quais se transfere calor.