You are on page 1of 18

Ciência e Conhecimento Científico

Profª Bruna Gratão prof.brunagratao@gmail.com

Ciência e Conhecimento Científico  O que é ciência?  Como se científico? constrói o conhecimento .

 .A CIÊNCIA É. A análise lógica ao estudo de OBJETOS e ainda o corpo de conhecimentos produzido através destes meios. A aplicação sistemática de MÉTODOS de investigação.  O conhecimento que apreende e registra fatos e os demonstra pelas suas causas..

teorias.CIÊNCIA   Para concretizar os seus objetivos a ciência recorre a um Método (conjunto de procedimentos que permitem chegar a certas conclusões) que é aplicado a um Objeto (aspectos estudados pelas diferentes ciências). Estudando um objeto. leis…) . através de um método chegamos ao corpo de conhecimentos próprio de cada ciência (conceitos.

CIÊNCIA MÉTODO Conjunto de procedimentos que permitem chegar a certas conclusões OBJETO Aspectos estudados pelas diferentes ciências. . a sua perspectiva de análise e enfoque específico.

CIÊNCIA Os objetivos da ciência são: Alargar conhecimentos.  Aperfeiçoar a relação dos homens entre si e destes com a natureza.  Compreender fenômenos.  .  Contribuir para as suas soluções.

.CIÊNCIA  No processo de investigação devemos ter a capacidade de identificar o que é senso comum e demarcarmo-nos dele pois só assim é possível conduzir investigações válidas.

Conhecimento científico  Isenção  Objetividade Neutralidade Anti-dogmatismo Humildade intelectual    .

. inquiridos. • Referir sempre as diferentes perspectivas encontradas durante a investigação. • Citar sempre as fontes.Procedimentos éticos  Comuns a todas as ciências: • Não distorcer dados. sociedade). • Respeitar todos os intervenientes na investigação (cliente.

Da teoria aos fatos ou dos fatos à teoria? Ciência Método dedutivo Realidade Mundo da teoria Método indutivo Mundo dos fatos .

Conhecimento Científico Produtivo .

Conhecimento Técnico .

Classificação da Ciência .

são materiais.  Ciências Factuais ou Aplicadas • Os objetos das ciências factuais ou aplicadas. Ciências Formais ou Puras • Os objetos das ciências formais ou puras são os ide ais. seu método é a observação e a experimentação. . seu critério de verdade é a consistência ou não de seus enunciados. Seu método é a dedução e.

Um conhecimento é válido até que novas observações ou experimentações o substituam. . pode ser sempre modificada ou substituída. A “verdade” em ciência nunca é absoluta ou final.Fundamentos Científicos     Utiliza métodos objetivos e confiáveis para se chegar a “verdade”. Descreve a natureza por meio de “modelos” que podem ser Quantitativos ou Qualitativos.

OBSERVAÇÃO Quando se utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. . Forma de aquisição do conhecimento em que o pesquisador não interfere no objeto do estudo.

.Não existe planejamento e controle previamente elaborados.Tipos de Observação    Observação assistemática . mas não participa.O pesquisador presencia o fato. Observação sistemática Tem planejamento. realiza-se em condições controladas para corresponder aos propósitos pré-estabelecidos. Observação não-participante .

Observação na vida factual (real) .Realizada por um pesquisador. e. Observação em laboratório . mas o pesquisador não interfere na ordem dos eventos .Tipos de Observação     Observação individual . Observação em equipe É realizada por um grupo de pesquisadores.Os dados são registrados na medida em que ocorrem.Onde todos os eventos e condições são controlados.