You are on page 1of 25

ENTIDADES REGULAMENTADORAS

Professor Felipe Ferrucio Felipe.Ferrucio@unp.br

ENTIDADES REGULAMENTADORAS

“Por possibilitar uma ampla variedade de atuação profissional, a Engenharia Civil oferece ainda grande oportunidade aos seus profissionais, possibilitando que estes que se dediquem à boa formação acadêmica tenham sucesso posteriormente, na sua carreira.” Engenharia Civil (2010)

CONFEA . ARQUITETURA E AGRONOMIA .ENTIDADES REGULAMENTADORAS CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA.

.CONFEA Segundo CONFEA (2011) O Conselho Federal de Engenharia. promulgado pelo então presidente da República.569. por meio do Decreto nº 23. Arquitetura e Agronomia surgiu oficialmente com esse nome em 11 de dezembro de 1933.ENTIDADES REGULAMENTADORAS . Getúlio Vargas e considerado marco na história da regulamentação profissional e técnica no Brasil.

meteorologistas. tecnólogos dessas modalidades.CONFEA Em sua concepção atual.194 de 1966. técnicos industriais e agrícolas e suas especializações. geólogos. num total de centenas de títulos profissionais.ENTIDADES REGULAMENTADORAS . e representa também os geógrafos. o Conselho Federal de Engenharia. Arquitetura e Agronomia é regido pela Lei 5. .

2011) . (CONFEA. tendo ainda como referência o respeito ao cidadão e à natureza”. com base nisso.CONFEA “O CONFEA zela pelos interesses sociais e humanos de toda a sociedade e.ENTIDADES REGULAMENTADORAS . regulamenta e fiscaliza o exercício profissional dos que atuam nas áreas que representa.

900 mil profissionais que respondem por cerca de 70% do PIB brasileiro. . até a data atual.CONFEA Seu sistema tem registrados.ENTIDADES REGULAMENTADORAS . Movimentando um mercado de trabalho cada vez mais acirrado e exigente nas especializações e conhecimentos da tecnologia. alimentada intensamente pelas descobertas técnicas e científicas do homem.

.br é possível encontrar os normativos que regulamentam e regem o exercício de seus profissionais.  Bem como rege seu funcionamento e dos CREAS.CONFEA Como essa entidade pode contribuir dentro da minha formação?  O Conselho Federal é a instância máxima à qual um profissional pode recorrer no que se refere ao regulamento do exercício profissional.  No seu endereço eletrônico http://www.org.ENTIDADES REGULAMENTADORAS .confea.

por meio do processo adequado. . • Decreto-Lei: Norma baixada pelo Presidente da República que se restringia a certas matérias e estava sujeita ao controle do Congresso Nacional.CONFEA Quais são esses normativos? • Lei: Norma geral de conduta que disciplina as relações de fato incidentes no direito. sendo elaborada pelo Poder Legislativo.ENTIDADES REGULAMENTADORAS . facilitando a sua execução. • Decreto: Ato do Presidente da República para estabelecer e aprovar o regulamento de lei. e cuja observância é imposta pelo poder estatal.

. • Decisão Plenária: Ato de competência dos Plenários dos Conselhos para instrumentar sua manifestação em casos concretos. de exclusiva competência do Plenário do CONFEA. destinado a fixar entendimentos ou a determinar procedimentos a serem seguidos pelos CREAs. destinado a explicitar a lei. para sua correta execução e para disciplinar os casos omissos. • Decisão Normativa: Ato de caráter imperativo.ENTIDADES REGULAMENTADORAS .CONFEA • Resolução: Ato normativo de competência exclusiva do Plenário do CONFEA. visando à uniformidade de ação.

ARQUITETURA E AGRONOMIA .ENTIDADES REGULAMENTADORAS CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA.CREA .

arquitetura e agronomia.crea-rn.br . vocês são fiscalizados pelo CREA-RN: http://www. Aqui. Arquitetura e Agronomia (CREAs) são órgãos de fiscalização do exercício das profissões de engenharia. no Estado do Rio Grande do Norte. em suas regiões.org.ENTIDADES REGULAMENTADORAS – CREA Os Conselhos Regionais de Engenharia.

 Os CREAs estão presentes em todas as unidades da Federação.RN e conta com 02 (duas) Inspetorias Regionais. Geólogos. Arquitetos. Meteorologistas. ética. que tem como função básica institucional a fiscalização do exercício das profissões dos Engenheiros.ENTIDADES REGULAMENTADORAS – CREA-RN  O CREA-RN é subordinado diretamente ao CONFEA.  É uma autarquia federal. localizadas nos Municípios de Mossoró e Caicó. Geógrafos. Tecnólogos e Técnicos de 2º Grau das diversas modalidades. valorização profissional e. foi criado no ano de 1969. principalmente. Agrônomos. O CREA-RN. tendo sua sede em Natal . .  Atua em defesa da sociedade no que diz respeito à acessibilidade. coibindo a prática do exercício ilegal dessas profissões. qualidade.

Os cargos exercidos na composição do Conselho.ENTIDADES REGULAMENTADORAS – CREA-RN Quem dirige o CREA-RN? O CREA-RN é dirigido por um Presidente. pelo que os profissionais não são remunerados. Diretoria formada por três Conselheiros. eleito pelo voto direto de todos os profissionais registrados e quites com o Conselho. todos com mandatos de um ano.194/66. . para um mandato de 3 anos. Diretor Administrativo e Diretor Financeiro. conforme a Lei nº 5. para os seguintes cargos: Vice-Presidente. sejam eles nas Câmaras Especializadas ou no exercício da Presidência. são honoríficos. podendo ser reeleitos por igual período.

 Julgar e decidir.ENTIDADES REGULAMENTADORAS – CREA-RN Algumas atribuições dessa entidade:  Examinar reclamações e representações sobre registros. em grau de recurso.  Julgar em grau de recurso. . enviados pelas Câmaras Especializadas. os processos de infração da presente lei e do Código de Ética. os processos de imposição de penalidades e multas.

expedindo as carteiras profissionais ou documentos de registro.  Publicar relatórios de seus trabalhos e relações dos profissionais e firmas registrados.  Examinar os requerimentos e processos de registro em geral.ENTIDADES REGULAMENTADORAS – CREA-RN  Organizar o sistema de fiscalização do exercício das profissões reguladas pela presente lei. .

pareceres. constituem o REGISTRO DE ACERVO TÉCNICO (RAT). para elaboração de serviços técnicos (projetos.) e execução de obras referentes às profissões fiscalizadas pelos CREAs.ENTIDADES REGULAMENTADORAS – CREA-RN ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA – ART  Todo contrato. o responsável ou responsáveis técnicos pelo empreendimento. etc. deve ser registrado no Conselho sob forma de ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA (ART)  Esta anotação define. cujo somatório retrata a experiência obtida pelo profissional ao longo do exercício da profissão. escrito ou verbal.  As ARTs efetuadas no Conselho. vistorias. . laudos. para efeitos legais.

SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES .

manter serviços de assistência jurídica para as empresas Associadas e na Justiça do Trabalho para as integrantes da categoria.colaborar com os poderes públicos no desenvolvimento da solidariedade social.promover a conciliação nos dissídios de trabalho.SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES Sinduscon .Sindicato da Construção São deveres do Sindicato: I . . II . III . notadamente os de orientação para a exata interpretação e aplicação de normas da convenção coletiva proferidas pela Justiça do Trabalho.

jornais.fomentar e promover a pesquisa e o intercâmbio de conhecimento tecnológico.produzir.SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES . V . vídeos.colaborar com o Serviço Social da Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado.promover serviços de assistência social e de assistência à saúde. VII . visando a realização de cursos de aprendizagem e aperfeiçoamento profissional. notadamente quando o Sindicato venha a celebrar convenção coletiva de trabalho ou acordo salarial em dissídios coletivos. . VIII . distribuir revistas.SINDUSCON IV .celebrar e manter convênios com terceiros. de ofícios exercícios na Construção Civil. divulgar. de gestão empresarial. VI . áudios e outros informativos de interesse da construção civil. bem como de alfabetização.

• Profissionais que exerçam atividade. com atividade privada.SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES SENGE . seja como regime da CLT. habilitados perante o Conselho. proteção e representação legal da categoria dos engenheiros e das categorias profissionais reconhecidas pela Lei. como autônomo ou mesmo como servidor público. coordenação. .Sindicato dos Engenheiros • Tem como finalidades o estudo.

. governamentais).  Celebrar contratos coletivos de trabalho.SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES .SENGE Prerrogativas do Sindicato:  Representar perante autoridades administrativas e judiciárias os interesses gerais da categoria. fiscalização. associação de grau superior.  Estudo e solução de problemas que se relacionam com a categoria dos integrantes.  Eleger os representantes da respectiva categoria perante outros órgãos (de regulamentação.

org. tirar dúvidas e me informar também sobre cursos?? http://www.  Fundar e manter agências de colocação.SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES .  Organizar cursos de aperfeiçoamento e especialização.br/ .sengern. Onde posso encontrar maiores informações.SENGE  Estabelecer contribuições aos que participam da categoria nos termos da legislação.

da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas) e da AMN (Associação Mercosul de Normalização).1992. sem fins lucrativos. • É membro fundador da ISO (International Organization for Standardization).SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) • Responsável pela normalização técnica no país. • Entidade privada. . fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro. de 24. reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.08.º 07 do CONMETRO.

ABNT • Única e exclusiva representante no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization). • E das entidades de normalização regional: COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas). .. AMN (Associação Mercosul de Normalização). IEC (International Electrotechnical Comission).SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES .