You are on page 1of 13

Idade Contemporânea II

Índice

O mundo em transformação
A Primeira Guerra Mundial A Revolução Russa Estados Unidos: euforia, depressão e recuperação

Charles Chaplin, o popular Carlitos, em cena de seu filme Tempos modernos, de 1936, no qual satiriza a vida industrial sob o capitalismo e expõe um dos dramas da vida moderna: o desemprego. O cinema já era a essa altura um dos mais importantes veículos de propaganda do american way of life, mas era utilizado também para criticá-lo por cineastas como Chaplin.

Fonte:United Artists

1

 Entusiasmo com a Segunda Revolução Industrial.  Novas formas de pagamento.O mundo em transformação Belle Époque  Período compreendido entre a segunda metade do século XIX e os primeiros anos do século XX.  Primeiros grandes magazines.  Desenvolvimento de vacinas.  Produção em série. Cartão-postal francês do avião 14-Bis.  Invenções: bicicleta (1861).  São identificados os agentes de diversas doenças. telégrafo (1895). metrô (1863). locomotiva elétrica (1879). bonde elétrico (1874). fonógrafo (1877). Fonte: Wikipédia/Reprodução 2 . desenvolvido pelo brasileiro Santos Dumont.  Avanços científicos e melhoria da qualidade de vida. automóvel (1886). Até o sonho de voar tornou-se realidade com as experiências dos irmãos norte-americanos Orville e Wilbur Wright e do brasileiro Santos Dumont. telefone (1876). cinema (1895).  Criada a linha de montagem.

Pós-impressionismo Paul Cézanne (1839-1906). Auguste Renoir (1841-1919). Henri de Toulouse-Lautrec (1864-1901) Paul Gauguin (1848-1903) Cubismo Pablo Picasso (1881-1973) Abstracionismo Wassily Kandinsky (1866-1944) Obra típica do impressionismo francês. Vicent van Gogh (1853-1890). Gare St.Movimentos artísticos Impressionismo 1874 – primeira exposição de pintura impressionista. Surrealismo Salvador Dalí (1904-1989) Joan Miró (1893-1983) Futurismo 3 Fonte: National Gallery of Art. Londres . Lazare. de Claude Monet. retrata uma estação de trem de Paris. Claude Monet (1840-1926).

a ser ocupado pela burguesia. 1864 – governo francês reconhece o direito à greve. cada vez mais. Classe operária Classe mais numerosa da Europa e a que mais sofre com as desigualdades sociais decorrentes da Revolução Industrial. Burguesia enriquecida com as revoluções industriais procurava ligar-se à aristocracia por meio de casamento e do convívio social. Votação em grupos socialistas. constituindo a parte majoritária da opinião pública. Movimentos pelo direito de voto da mulher. Nova burguesia Aristocracia tradicional continuava a ter uma força simbólica importante. Criação da Associação Internacional dos Trabalhadores. Extensão do direito de candidatura a pessoas das classes de baixa renda. Formação dos primeiros partidos políticos modernos.Democratização da Europa Expansão da quantidade de eleitores. Tentativas de insurreições. 4 . 1875 – governo inglês reconhece o direito de os trabalhadores se organizarem em sindicatos. Classes médias também conquistam um espaço político importante. O espaço político da nobreza passa. Adoção do sufrágio universal em diversas partes do mundo.

 1882: os governos da Alemanha. 5 . França e da Rússia criam a Tríplice Entente. França.  1908: Bósnia-Herzegovina é formalmente anexada ao Império Austro-Húngaro.  As novas potências começaram a modernizar e fortalecer seus exércitos. Alemanha.  1907: os governos da Inglaterra.Paz armada  Período de tensão velada entre as novas potências europeias: Inglaterra. A Primeira Guerra Mundial  Corrida armamentista começa no final da década de 1880 e se acelera nas duas primeiras décadas do século XX.  O nacionalismo dos povos europeus acentuava antigos ressentimentos e instigava a rivalidade das nações. Rússia. do Império Austro-Húngaro e da Itália formam a Tríplice Aliança.  França não aceitava a perda da Alsácia-Lorena para Alemanha e tinha desejos de vingança. Império Austro-Húngaro e Itália.  Alemanha desejava ampliar seu território. Os sérvios se opõem à anexação.

28 de julho de 1914: Império Austro-Húngaro declara guerra à Sérvia. na Bósnia.Cronologia da guerra 28 de junho de 1914: o arquiduque Francisco Ferdinando. França. 30 de outubro de 1918: o governo turco-otomano se rende. 6 Fonte: Departamento de Defesa dos Estados Unidos . 3 de novembro de 1918: o governo austro-húngaro se rende. 1917: Brasil entra na guerra contra a Alemanha. Abril de 1917: Estados Unidos entram no conflito. herdeiro do Império Austro-Húngaro. 4 de agosto de 1914: Inglaterra entra no conflito contra austro-húngaros e alemães. Assalto francês às posições alemãs em Champagne. guerra de posições ou trincheiras. 1917. 11 de novembro de 1918: os alemães se rendem. e sua esposa são assassinados por um estudante bósnio simpatizante da Sérvia. buscando retratar o inimigo como bárbaro. Os alemães declaram guerra aos russos e franceses. Campanhas publicitárias mentirosas. Março de 1918: Rússia decide sair da guerra. 1915: Itália entra na guerra ao lado da França. Inglaterra e Rússia. aos lado dos países da Entente. Fases: guerra de movimento. O horror da guerra Os avanços tecnológicos da indústria bélica foram usados no conflito. enquanto visitavam Sarajevo.

Enquanto a economia alemã estava arrasada. . deixou 20 milhões de inválidos e milhões de órfãos. Paris: Larousse. a economia norte-americana havia se tornado a maior do mundo. desempregados e desabrigados. a Primeira Guerra Mundial provocou a morte de 8 milhões de pessoas. Tratado de Versalhes (junho de 1919): impôs sanções principalmente à Alemanha. graças aos empréstimos concedidos a França e a Inglaterra e à venda de produtos bélicos. 2006. Adaptado de Grand atlas historique.Segundo estimativas.

o Terrível. com mais de 22 milhões de quilômetros quadrados. A repressão e o autoritarismo favoreceram o surgimento de grupos clandestinos de oposição. Por volta de 1914. 85% da população era constituída de camponeses pobres. Fim do século XIX: a Rússia se transforma em uma das mais extensas nações do planeta. Inicia-se o absolutismo e a expansão territorial do país. Moscou e região do rio Don. que tinha o apoio dos donos de terras. o czar Alexandre II foi morto. militares e da Igreja ortodoxa. O país vivia sob uma monarquia absolutista (czarismo). 1898: formação do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR) 1903: POSDR abriga membros com duas tendências: bolcheviques e mencheviques.A Revolução Russa Potência pouco desenvolvida Fim do século XVI: consolidação da Rússia como Estado com o governo de Ivan IV. 8 . Em uma ação terrorista. Apesar disso. sua população chegava a 174 milhões de pessoas. que adota o título de czar. A industrialização concentra-se em três pontos: São Petersburgo. que viviam sob regime feudal de servidão.

pão e terra”.Revolução de 1905 – Em janeiro desse ano. os bolcheviques conquistam a liderança da maioria dos sovietes (conselhos formados por representantes dos trabalhadores) e. Revolução de Fevereiro de 1917 – A participação na Primeira Guerra arruína a economia do país. O czar e sua família foram presos. O czar foi obrigado a abdicar e o poder passou para as mãos de um governo provisório eleito pela Duma e composto de liberais e mencheviques. O czar Nicolau II atende a algumas solicitações. Fonte:Wikipédia/Reprodução 9 . O governo revida com violência. leva à radicalização dos protestos. capital do país. como a concessão de poderes políticos à Duma (espécie de Parlamento). Em outubro. Revolução de Outubro de 1917 – Em abril. uma greve geral para o país. cerca de 200 mil pessoas saem às ruas de São Petersburgo. No dia 27 de fevereiro de 1917 (12 de março no calendário ocidental) a população de São Petersburgo e de outras cidades se revoltou contra a situação de miséria. derrubaram o governo provisório por meio de uma insurreição organizada e dirigida por Trotski. O massacre. Com o lema “Paz. Lenin inicia protestos violentos contra o governo provisório. em manifestação pacífica por melhores condições de vida e a implantação de uma Assembleia Constituinte. conhecido como domingo sangrento. O líder revolucionário russo Vladimir Lenin (1870-1924) discursa na praça Sverdlov em 5 de maio de 1920. na noite de 24 para 25 de outubro de 1917 (6 para 7 de novembro no calendário ocidental).

 Guerra civil entre Exército Vermelho (organizado por Trotsky) e Exército Branco (mobilizado pelas antigas classes dominantes. O primeiro vencedor da disputa passa a dominar o país com mão de ferro.  Planos quinquenais. levando o autoritarismo ao extremo. Josef Stalin (secretário-geral do Partido Comunista) passou a disputar com Trotsky a liderança da União Soviética. mas sociedade burocratizada.  Prisão e execução dos adversários. Com o afastamento de Lenin.  Centralização do poder em torno do Partido Bolchevique (Partido Comunista)  Controle da imprensa.  Estatização de fábricas. que proclamou a formação da República Soviética Russa.  Potência mundial. Ele se afastou do poder em 1922 devido a um ataque cardíaco.  Confisco dos bens da Igreja. A maior parte da população vivia em condições precárias.Rússia comunista Com a Revolução de Outubro. 10 . estradas de ferro e bancos.  Exílio de Trotsky que foi assassinado em 1940 a mando de Stalin. a presidência foi assumida por Lenin.  Propriedades expropriadas e distribuídas aos camponeses.

Esse aumento decorre. depressão e recuperação Tempos de intolerância Durante a década de 1920. Uma onda de preconceito contra imigrantes invadiu o país. líderes trabalhistas. às exportações de alimentos. etc. A Ku Klux Klan cresce. entre outros fatores. 11 . envolvida na Primeira Guerra. Publicidade forte. Os anos loucos 1923: PIB norte-americano cresce 14% em relação ao ano anterior. Surgem associações de proteção da moral e bons costumes. Estados Unidos: euforia. Violentos conflitos raciais irrompem em todo o país. imigrantes. Lei Seca. Leis foram criadas para restringir sua entrada nos Estados Unidos. judeus. Agricultura mecanizada e aumento da produção nas fábricas. Também há o aumento do comércio com a América Latina e a Ásia. Influência das celebridades do cinema. marcado pela ideia (ilusória) de que a prosperidade estava ao alcance de todos. os Estados Unido foram governados por presidentes do Partido Republicano que isolaram ainda mais o país da comunidade internacional. Persegue e é responsável pelo assassinato de negros. American way of life. incentivadora do consumismo. Início do período conhecido como Roaring Twenties (“vibrantes anos vinte”). armamentos e outros produtos industrializados para a Europa.Guerra e prosperidade 1914 e 1920: a riqueza dos Estados Unidos aumenta 250%.

Eram as chamadas horsevilles (numa menção ao presidente Hoover. A indústria norte-americana também é atingida por essa diminuição. que não tomou nenhuma atitude para amenizar esse quadro caótico.Queda da Bolsa de Nova York 1925 a 1929: valor global das ações passa de 27 bilhões para 67 bilhões de dólares. Oitenta mil fábricas e 32 mil casas comerciais faliram. Sem dinheiro e sem ter onde morar. Outubro de 1929: pior crise dos Estados Unidos e do mundo capitalista até então. O valor das ações dessas empresas começa a cair. a Europa diminui as importações de produtos agrícolas dos Estados Unidos. Preocupados. Califórnia. 15 milhões de pessoas ficaram desempregadas. Fonte: Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos . a Grande Depressão. Família vivendo em condições miseráveis. Estados Unidos. A fome e a miséria espalharam-se pelo país. levando ao crash (quebra) da Bolsa de Nova York. 24 de outubro de 1929: o preço das ações despenca. mas não reduz sua produção. muitos norte-americanos passaram a viver em barracos de madeira ou tendas nas favelas surgidas em diversas cidades. em Elm Grove. os donos das ações começam a vendê-las. Meados dos anos 1920: já recuperada da Primeira Guerra. ocasionando uma crise de superprodução.

Mais de 8 milhões de postos de trabalho foram criados e inúmeras obras públicas foram concluídas. salário mínimo e direito de organização sindical. Franklin Roosevelt (Partido Democrata) propôs um plano. O que de fato teria impulsionado a economia norte-americana teria sido a deflagração da Segunda Guerra Mundial. com a criação do seguro-desemprego. em 1939.New Deal Em 1933. porém. . Estudos recentes dizem. ao assumir a presidência dos Estados Unidos. que articulava as ações do governo com as da iniciativa privada e tinha entre seus objetivos elevar a renda dos trabalhadores. empréstimos aos bancos para evitar novas falências. conhecido como New Deal. que os benefícios resultantes do programa não foram democraticamente distribuídos e que o problema da exclusão racial também permaneceu. contratação de 3 milhões de jovens para o desenvolvimento de projetos ambientais. implantação de um sistema de seguridade social. criação de um vasto programa de obras públicas com o intuito de gerar novos empregos. estímulo à produção agrícola. Diversas medidas foram adotadas:          desvalorização do dólar para tornar as exportações mais competitivas. A economia do país se reaqueceu e a indústria voltou a produzir.