You are on page 1of 67

Ondas

Ondas
Chamamos de onda uma perturbao que se propaga em um determinado meio (ou campo). Em uma onda h transporte de energia sem haver transporte de matria.

Classificao das Ondas


Natureza Ondas Mecnicas: aquelas que dependem de um meio material para se propagarem. Ex.: som, ondas na gua, ondas na corda, etc..

Ondas Eletromagnticas: aquelas que se propagam no vcuo. Ex.: luz, ondas de rdio, microondas, etc..

Dimenso Ondas Unidimensionais: aquelas que se propagam em uma nica direo. Ex.: ondas na corda.

Ondas Bidimensionais: aquelas que se propagam em duas direes. Ex.: ondas na superfcie da gua. Ondas Tridimensionais: aquelas que se propagam em trs direes. Ex.: som, luz.

Direo de Vibrao Ondas Transversais: aquelas que vibram perpendicularmente direo de propagao. Ex.: ondas na corda, luz, etc..
Direo de Vibrao.

Direo de Propagao.

Ondas Longitudinais: aquelas que vibram na mesma direo de propagao. Direo de Ex.: som, etc.. Vibrao. Direo de
Propagao.

Pulso Uma perturbao no meio.

Trem de Ondas Vrios pulsos alternados e sucessivos.

Elementos de uma Onda


y(m)

C
A A V

x(m)

A C V

comprimentos de onda. amplitude. cristas. vales.

y(m)

t(s) T

perodo.

Fase Oscilaes em sincronia.


A B D E

A, B e C: pontos em fase. D e E: pontos em fase.

Obs.: A distncia entre os pontos em fase igual a um nmero inteiro positivo de comprimentos de onda: d = n. , onde n um nmero inteiro positivo.

Oposio de Fase Quando os pontos oscilam alternadamente.


F G

F e G: pontos fora de fase.


Obs. A distncia entre dois pontos fora de fase igual a um nmero inteiro positivo e mpar de meios comprimentos de onda: d = m.(/2) , onde m um nmero inteiro e mpar.

Velocidade de uma Onda


Uma onda se propagando em um determinado meio homogneo mantm sua velocidade constante, logo: V = x . t Uma onda desloca-se uma distncia de um comprimento de onda em um intervalo de tempo igual a um perodo T, ento: V = ou V = .f T

De um modo geral, para ondas mecnicas temos: 1) A frequncia de uma onda depende apenas da fonte que a cria (mesma onda, mesma frequncia). 2) A velocidade de uma onda depende do meio no qual ela se propaga (mesmo meio, mesma velocidade)*.

* Ondas eletromagnticas de diferentes frequncias apresentam diferentes velocidades em um mesmo meio diferente do vcuo.

Onda em uma Corda


A velocidade de uma onda em uma corda dada pela seguinte equao: V = T , onde T a tenso a que a corda est submetida e a densidade linear da corda, ou seja: = m , onde m a massa da corda e L o L seu comprimento.

Reflexo de uma Onda em uma Corda

Extremidade Fixa A onda sofre uma inverso de fase aps a reflexo e mantm a sua velocidade.

Extremidade Mvel A onda, aps a reflexo, mantm a mesma fase e velocidade originais.

Refrao de uma onda em uma Corda


-

Corda mais densa para corda menos densa Onda Refletida: a onda mantm a mesma fase e velocidade originais aps a reflexo. Onda Refratada: a onda mantm a mesma fase e aumenta sua velocidade aps a refrao.

Corda menos densa para corda mais densa Onda Refletida: a onda inverte a sua fase e mantm a velocidade original aps a reflexo. Onda Refratada: a onda mantm a sua fase e diminui a velocidade aps a refrao.

Interferncia de Ondas

Construtiva: quando h o encontro de duas (ou mais) cristas ou vales. Neste caso a onda resultante ter uma amplitude igual soma das amplitudes originais.
a

a+b

a+b

Destrutiva: quando h o encontro de uma ou mais cristas com um ou mais vales. Neste caso a amplitude da onda resultante ser igual diferena das amplitudes originais.
a a-b b

Quando a diferena entre as amplitudes for igual a zero teremos uma interferncia destrutiva total.
a-a=0 a a

Obs.1: Aps a interferncia, cada onda segue sua trajetria mantendo as mesmas caractersticas originais, como se nada tivesse acontecido.

Obs.2: A interferncia um fenmeno local, no se propagando com as ondas, ou seja, a interferncia se cria e se desfaz no mesmo ponto.

Ondas Estacionrias
Obtemos ondas estacionrias em uma corda quando esta tem suas extremidades fixas e posta para vibrar.

Ex.: cordas do violo, cordas da harpa, etc.

1 Harmnico (1 ventre) (modo fundamental) 2 Harmnico (2 ventres)

N N

N N

N V V
N

3 Harmnico (3 ventres)

. . . . . . Os pontos que no vibram so chamados de ns (N) e entre os ns temos os ventres (V), pontos de mxima vibrao.

Notamos que cada ventre mede exatamente meio comprimento de onda, ento uma corda vibrando no regime estacionrio pode possuir apenas um nmero inteiro de meios comprimentos de onda, ou seja, se L o comprimento da corda, ento: L = N. 2 onde N o nmero do harmnico. O comprimento de onda dado, ento, por: = 2. L N

Para o 1 harmnico temos:


L = 1. = 2.L 2 Para o 2 harmnico temos: L = 2. =L 2 Para o 3 harmnico temos: L = 3. = 2 .L 2 3 e assim por diante.

Obs.: As ondas estacionrias so formadas pelas reflexes das ondas nas extremidades fixas da corda. Estas reflexes invertem a fase das ondas causando interferncias construtivas (ventres) e interferncias destrutivas (ns). Desprezando-se as perdas de energia, as ondas mantm o mdulo de suas velocidades (mesmo meio), suas frequncias (mesma onda) e suas amplitudes (mesma energia).

Ondas Bidimensionais
Tomando uma viso area de ondas que se propagam na superfcie de um lquido, representaremos as cristas por linhas cheias, ficando subentendido que entre duas cristas h sempre um vale.

Ondas Paralelas: produzidas por um objeto retilneo que toca a superfcie do lquido com determinada frequncia.

Ondas Circulares: produzidas por um objeto puntiforme que toca a superfcie do lquido com determinada frequncia.

Reflexo de uma Onda


i r

Na reflexo, o ngulo de incidncia igual ao ngulo de reflexo (i = r). A onda mantm suas propriedades (vi = vr ; i = r ; fi = fr)

Refrao de uma Onda


Uma onda sempre sofre refrao quando passa de um meio para outro cujo ndice de refrao diferente do ndice do meio incidente. No caso de um lquido, o ndice de refrao est associado profundidade do lquido. Quanto menor for a profundidade do lquido mais raso maior ser o ndice de refrao, isto : Mais raso maior o ndice de refrao. Mais profundo menor o ndice de refrao.

Quando uma onda passa de um meio menos refringente para um meio mais refringente, a reta perpendicular s ondas aproxima-se da normal.

A
A

i
Meio A

r
B B

Meio B

nA < nB

A > B

Na refrao a velocidade e o comprimento de onda mudam de valor, mas a frequncia permanece constante.

Lei da Refrao
seni = vi = i vr r senr

(Lei de Snell-Descartes)

Difrao de uma Onda


Ocorre sempre que uma onda atravessa um obstculo ou orifcio. A difrao ocorre com maior intensidade se o obstculo (ou orifcio) tem a mesma ordem de grandeza do comprimento de onda da onda.

Difrao em um obstculo

Difrao em um orifcio

A difrao a propriedade que uma onda possui de contornar um obstculo ao ser parcialmente interrompida por ele.
Na difrao no h mudanas nos valores da velocidade, comprimento de onda e frequncia, ocorrendo apenas mudana na forma da onda.

Como h um espalhamento da onda, ento sua amplitude diminui (devido disperso da energia da onda).

Interferncia de Ondas
Interferncia a superposio de duas (ou mais) ondas se propagando em um mesmo meio.
IC ID
ID IC ID IC ID

f1

f2

Duas fontes vibrando em fase em uma superfcie de um lquido produzem um padro conforme mostrado na figura anterior, onde podemos observar as linhas nodais (linhas em que ocorrem interferncias destrutivas ns representadas por ID) e por linhas ventrais (linhas em que ocorrem interferncias construtivas ventres representadas por IC) se propagando entre as linhas nodais.

Determinao da Interferncia atravs das Distncias


s1 d1 d2

s2

f1

f2

Teremos interferncia construtiva se: d1-d2 = n onde n um nmero inteiro positivo. Teremos interferncia destrutiva se: s1-s2 = m

onde m um nmero inteiro positivo e mpar.

Experimento de Young
Thomas Young demonstrou que a luz tem propriedades ondulatrias e que, por isso, sofre o fenmeno de interferncia. Seu experimento consiste em fazer a luz passar por dois orifcios onde sofrer difrao. Esses dois orifcios se comportaram como duas fontes de luz coerentes que iro se interferir mutuamente formando um padro claro/escuro em um anteparo (tela). Este padro chamado de Franjas de Interferncia.

tela
L

A distncia entre as franjas pode ser calculada pela seguinte frmula: x L. = d

Polarizao
Ondas transversais, como as eletromagnticas, podem vibrar em diversas direes perpendiculares direo de propagao da onda. Um polarizador uma espcie de filtro que permite a passagem de apenas algumas direes de vibrao, impedindo a passagem de outras direes de vibrao.

Polarizador vertical

Polarizador horizontal

Direo de propagao

Vibrando em todas as direes

Vibrando na vertical

No h onda (interrompida pelo polarizador horizontal)

Ateno : Apenas ondas transversais so polarizveis.

Ressonncia
Todo corpo possui uma ou vrias frequncias naturais de vibrao. Quando uma onda, com uma frequncia prxima frequncia natural de vibrao de um corpo, chega at ele, provocar um aumento na sua amplitude de vibrao. Tal fenmeno denominado Ressonncia. Ex.: forno de micro-ondas, balano, a quebra de uma taa de cristal pela voz, etc.

Efeito Doppler
Quando uma fonte est em movimento relativo a um observador, isto , quando a distncia entre eles varia com o tempo, observa-se uma variao na frequncia aparente da onda. Tal fenmeno e conhecido como Efeito Doppler. Fonte em repouso em relao ao observador

No se observa nenhuma variao na frequncia.

Fonte se aproximando do observador


v

A onda apresenta a mesma velocidade (mesmo meio), menor comprimento de onda e maior frequncia. - Caso sonoro: som mais agudo. - Caso luminoso: luz mais azulada.

Fonte se afastando do observador


v

A onda apresenta a mesma velocidade (mesmo meio), maior comprimento de onda e menor frequncia. - Caso sonoro: som mais grave. - Caso luminoso: luz mais avermelhada.

Equao para o Efeito Doppler


f = fo. v vr v vf
v vr Considere o sentido positivo como sendo do observador para a fonte.

velocidade do som no meio. velocidade do receptor ( + se o receptor estiver se aproximando da fonte e se o receptor estiver se afastando da fonte). vf velocidade da fonte (+ se a fonte estiver se afastando do receptor e se a fonte estiver se aproximando da fonte). fo frequncia da onda emitida pela fonte. f frequncia da onda aparente.

Sentido convencionado

Efeito Doppler em Ondas Bidimensionais

O observador A perceber a onda com uma menor frequncia e o observador B perceber a onda com uma maior frequncia.

Ondas Sonoras
O som uma onda longitudinal que se propaga em um determinado meio material (slido, lquido ou gasoso) sendo, portanto, uma onda mecnica. Todos os fenmenos fsicos j estudados (exceto a polarizao) so tambm observados para as ondas sonoras, usando-se as mesmas representaes.

Exemplo de representao de uma onda sonora.

Associa-se a uma regio de maior densidade do ar (maior presso) uma crista, e a uma regio de menor densidade do ar (menor presso) um vale.

Infra-Som e Ultra-Som
As frequncias sonoras percebidas pelo ouvido humano variam de 20 hz 20.000 hz aproximadamente. Sons emitidos fora desta faixa no so audveis. Sons com frequncias inferiores a 20 hz so chamados de Infra-sons, e sons com frequncias superiores a 20.000 hz so chamados de Ultra-sons.

Velocidade do Som
O som, sendo uma onda mecnica, apresenta diferentes velocidades para diferentes meios. A velocidade do som tende a ser maior quanto maior for a densidade do meio (ateno: isto no uma regra). Ex.: Para o ar a 20C o som apresenta uma velocidade de 340 m/s, para a borracha sua velocidade de 54 m/s, para a gua a velocidade de 1.450 m/s e para o ferro esta velocidade de 5.100 m/s.

Eco
O ouvido humano consegue perceber um intervalo de silncio entre dois sons se estes chegarem ao ouvido separados por um intervalo tempo superior 0,1 segundo. Se o tempo for menor que este, percebe-se um prolongamento do som denominado Reverberao. Quando emitimos um som e este for refletido em algum obstculo e retornar aos nossos ouvidos em um intervalo de tempo superior a 0,1 s, ouviremos, ento, uma repetio deste som. Este fenmeno conhecido como Eco.

Obs.: Este fenmeno (eco) pode ser entendido para qualquer outro tipo de onda. Clculo da distncia de um obstculo usando o fenmeno do Eco.

2.d = vsom.t
d

onde t o tempo entre a emisso do som e o seu retorno aps a reflexo (o eco).

Intensidade do Som
A intensidade de um som est relacionada com a energia de vibrao da fonte que a emite. Ao se propagar, a onda transporta esta energia todas as direes. Podemos portanto concluir que: A intensidade do som tanto maior quanto maior for a amplitude da onda sonora. A intensidade do som est relacionada com o volume. Para um grande volume temos um som de grande intensidade (som forte), e para um pequeno volume temos um som de baixa intensidade (som fraco).

Intensidade Sonora (Intensidade Energtica do Som)


A intensidade sonora a propriedade fsica que nos permite determinar se um som forte ou fraco. Esta intensidade definida como sendo a potncia P transportada pela onda dividida pela rea A na qual a onda incide, ou seja:
I= P A No Sistema Internacional de Medidas (S.I.) 2 a unidade da intensidade W/m

O nvel de intensidade sonora N definido como sendo o logaritmo da intensidade sonora I dividida pela intensidade sonora correspondente ao limiar da audibilidade para sons de freqncia de 1000 Hz -12 2 (Io = 1x10 W/m ). Matematicamente temos:
N = log I Io A unidade no S.I. para o nvel de intensidade sonora expresso em bels (bel)

Como o nvel de intensidade sonora definida anteriormente muito grande para padres humanos definiu-se o decibel, que a dcima parte do bel, e , matematicamente, expressa por: N = 10.log I Io Alguns exemplos de intensidades sonoras e seus nveis sonoros:
Som I (W/m ) 10 10
-12 -6

N (decibel)

Limiar da audibilidade Conversa em voz normal Decolagem de avio a jato

0 60 130

10

Altura do Som
A altura caracterizada pela frequncia da onda sonora. Um som de pequena (baixa) frequncia um som grave (baixo), e um som de grande (alta) frequncia um som agudo (alto). Uma nota musical caracterizada pela sua frequncia.

Timbre do Som
O timbre est relacionado com a forma da onda. O ouvido humano capaz de distinguir dois sons, de mesma frequncia e mesma intensidade, produzidos por dois instrumentos diferentes, porque estes sons tm timbres diferentes (formas diferentes). Ex.:

Instrumento 1

Instrumento 2

Tubos Sonoros
Modos de vibrao para tubos fechados.

L = 1. 4

= 4.L

L = 3. 4 = 4 .L 3

L = 5. 4 = 4 .L 5

Equao Geral para ondas produzidas em tubos com uma extremidade fechada.

L = n. 4

= 4 .L n

onde n um nmero inteiro mpar.

Modos de vibrao para tubos abertos.

L = 2. 4 = 2.L

L = 4. 4 =L

L = 6. 4 = 2 .L 3

Equao Geral para ondas produzidas em tubos com ambas extremidades abertas.

L = m. 4

= 4 .L m

onde m um nmero inteiro par.

Podemos unir estas duas equaes em uma nica, da seguinte forma:

L = m. 4

= 4 .L m

Onde m ser inteiro positivo e mpar se uma das extremidade do tubo for fechada, e m ser inteiro positivo e par se as duas extremidades do tubo forem abertas.

You might also like