You are on page 1of 35

A POLTICA MODERNA

OBJETIVOS

Geral Estabelecer uma relao entre a poltica e o Estado moderno.


Especficos Conhecer os aspectos histricos da poltica moderna. Entender o papel do liberalismo poltico no contexto da contemporaneidade.

SUMRIO
Introduo. Origem e aspectos histricos da poltica. A poltica e o Estado modernos. A filosofia do liberalismo e sua influncia no Estado moderno. Os direitos do homem. Consideraes finais. Bibliografia.

INTRODUO

A seguir, veremos: a origem e alguns fatos importantes na formao do pensamento poltico da modernidade; teceremos consideraes sobre a poltica no contexto do Estado moderno e, por ltimo, analisaremos a filosofia liberal e sua influncia na formao do Estado moderno, consubstanciada na Declarao de Direitos do Homem e do Cidado, procurando estabelecer relao desta com a Constituio da Repblica Federativa do Brasil.

A POLTICA FILHA DA PLIS


Termo derivado do grego antigo politia (todos os procedimentos relativos plis cidadeEstado).

O que era, afinal, a plis?


Importncia dos filsofos Plato e Aristteles. - A Repblica - Homem: animal poltico.

A POLTICA NA IDADE MDIA. A Igreja e o Estado Santo Agostinho Santo Toms de Aquino Marslio de Pdua

O QUE CARACTERIZA A MODERNIDADE?

COMO CHEGAMOS AT A MODERNIDADE?

A tomada de Constantinopla .
A Revoluo Industrial. Fortalecimento do poder real. O Iluminismo.

COMO SAIMOS DA MODERNIDADE? Revolues Inglesa; Revoluo (?) Norte-americana; e Revoluo Francesa. O direito positivo; Cartas Constitucionais; Liberalismo econmico e liberalismo poltico.

OS ELEMENTOS PRINCIPAIS DA TEORIA LIBERAL Individualismo econmico.

Laissez-faire.
Obedincia lei natural (leis econmicas). Liberdade de contrato.

Livre concorrncia e livre cmbio.

DECLARAO DOS DIREITOS DO HOMEM E DO CIDADO DE 1789.

Os representantes do povo francs, constitudos em ASSEMBLEIA NACIONAL, considerando que a ignorncia, o esquecimento ou o desprezo dos direitos do homem so as nicas causas das desgraas pblicas e da corrupo dos Governos, resolveram expor em declarao solene os Direitos naturais, inalienveis e sagrados do Homem, a fim de que esta declarao, constantemente presente em todos os membros do corpo social, lhes lembre sem cessar os seus direitos e os seus deveres; a fim de que os atos do Poder legislativo e do Poder executivo, a instituio poltica, sejam por isso mais respeitados; a fim de que as reclamaes dos cidados, doravante fundadas em princpios simples e incontestveis, se dirijam sempre conservao da Constituio e felicidade geral.

Por consequncia, a ASSEMBLEIA NACIONAL reconhece e declara, na presena e sob os auspcios do Ser Supremo, os seguintes direitos do Homem e do Cidado:

Artigo 1 Os homens nascem e so livres e iguais em direitos. As distines sociais s podem fundar-se na utilidade comum.

Artigo 2 O fim de toda a associao poltica a conservao dos direitos naturais e imprescritveis do homem. Esses Direitos so a liberdade. a propriedade, a segurana e a resistncia opresso.

Artigo 3 O princpio de toda a soberania reside essencialmente em a Nao. Nenhuma corporao, nenhum indivduo pode exercer autoridade que aquela no emane expressamente.

Artigo 4 A liberdade consiste em poder fazer tudo aquilo que no prejudique outrem: assim, o exerccio dos direitos naturais de cada homem no tem por limites seno os que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela Lei.

Artigo 5 A Lei no probe seno as aes prejudiciais sociedade. Tudo aquilo que no pode ser impedido, e ningum pode ser constrangido a fazer o que ela no ordene.

Artigo 6 A Lei a expresso da vontade geral. Todos os cidados tm o direito de concorrer, pessoalmente ou atravs dos seus representantes, para a sua formao. Ela deve ser a mesma para todos, quer se destine a proteger quer a punir. Todos os cidados so iguais a seus olhos, so igualmente admissveis a todas as dignidades, lugares e empregos pblicos, segundo a sua capacidade, e sem outra distino que no seja a das suas virtudes e dos seus talentos.

Artigo 7 Ningum pode ser acusado, preso ou detido seno nos casos determinados pela Lei e de acordo com as formas por esta prescritas. Os que solicitam, expedem, executam ou mandam executar ordens arbitrrias devem ser castigados; mas qualquer cidado convocado ou detido em virtude da Lei deve obedecer imediatamente, seno torna-se culpado de resistncia.

Artigo 8 A Lei apenas deve estabelecer penas estrita e evidentemente necessrias, e ningum pode ser punido seno em virtude de uma lei estabelecida e promulgada antes do delito e legalmente aplicada.

Artigo 9 Todo o acusado se presume inocente at ser declarado culpado e, se se julgar indispensvel prend- lo, todo o rigor no necessrio guarda da sua pessoa, dever ser severamente reprimido pela Lei.

Artigo 10 Ningum pode ser inquietado pelas suas opinies, incluindo opinies religiosas, contando que a manifestao delas no perturbe a ordem pblica estabelecida pela Lei.

Artigo 11 A livre comunicao dos pensamentos e das opinies um dos mais preciosos direitos do Homem; todo o cidado pode, portanto, falar, escrever, imprimir livremente, respondendo, todavia, pelos abusos desta liberdade nos termos previstos na Lei.

Artigo 12 A garantia dos direitos do Homem e do Cidado carece de uma fora pblica; esta fora , pois, instituda para vantagem de todos, e no para utilidade particular daqueles a quem confiada.

Artigo 13 Para a manuteno da fora pblica e para as despesas de administrao indispensvel uma contribuio comum, que deve ser repartida entre os cidados de acordo com as suas possibilidades.

Artigo 14 Todos os cidados tm o direito de verificar, por si ou pelos seus representantes, a necessidade da contribuio pblica, de consenti- la livremente, de observar o seu emprego e de lhe fixar a repartio, a coleta, a cobrana e a durao.

Artigo 15 A sociedade tem o direito de pedir contas a todo o agente pblico pela sua administrao.

Artigo 16 Qualquer sociedade em que no esteja assegurada a garantia dos direitos, nem estabelecida a separao dos poderes no tem Constituio.

Artigo 17 Como a propriedade um direito inviolvel e sagrado, ningum dela pode ser privado, a no ser quando a necessidade pblica, legalmente comprovada, o exigir evidentemente e sob condio de justa e prvia indenizao.

ESTADO MODERNO

Liberal Democrtico Socialista Estado de Bem-Estar Social

CONSIDERAES FINAIS

BIBLIOGRAFIA

BOBBIO, Norberto. Teoria Geral da Poltica. A Filosofia Poltica e as Lies dos Clssicos. Rio de Janeiro: Editora Elsevier, 2000.. BONAVIDES, Paulo. Cincia Poltica. 10. ed. So Paulo: Malheiros, 1994. DALLARI, Dalmo de A. Elementos de Teoria Geral do Estado. 27 ed. So Paulo: Editora Saraiva, 2007. http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/atuacao-e-conteudos-deapoio/legislacao/direitoshumanos/declar_dir_homem_cidadao.pdf MAQUIAVEL, Nicolau. O Prncipe. Porto Alegre: Editora L&M, 2008. WEFFORT, Francisco (Org). Os clssicos da poltica (vol 1). 14 ed. So Paulo: Editora tica, 2006. ______. Os clssicos da poltica (vol 2). 11 ed. So Paulo: Editora tica, 2006.

You might also like