You are on page 1of 22

Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Filosofia e Ciências Humanas Curso de Graduação em Geologia

Alex Ramires Camila Souza Giorgia Caliman Manuela Bahiense

Propôs a exploração da energia térmica do oceano (Idealizou a OTEC). 1930, um aluno dele, Georges Claude construiu a primeira usina experimental de energia térmica dos oceanos, que gerava 22KW de eletricidade na costa de cuba.

.As plantas OTEC Podem ser construídas em terra ou plataformas flutuantes.

É necessária uma diferença de T de 20°C entre a água quente da camada superior e a fria da camada inferior do mar para produzir uma quantidade significativa de energia. Ela aproveita a diferença de temperatura entre as águas da superfície e do fundo oceânico.OTEC é uma tecnologia renovável marinha. que utiliza a energia solar absorvida pelos oceanos com uma T de cerca de 25°C. para gerar energia elétrica. .

Por receberem quantidades maiores de energia solar as zonas tropicais e equatoriais constituem-se no reservatório principal desta energia.As áreas vermelhas e amareladas do mapa indicam onde é possível se utilizar a OTEC. .

. .foi construído o primeiro laboratório de Energia Natural do Hawaii (NELHA).1974.

Promoveu a construção bem sucedida do Mini-OTEC no laboratório Nacional de energia do Hawaii(NELHA). .Em 1979 os EUA assumiu a liderança na tecnologia OTEC. Consiste numa planta de demonstração de 50kw de ciclo fechado tornando-se então primeira potência mundial.

Sistemas de ciclo fechado Sistemas de ciclo aberto Sistema hibrido .

.

Gases do ar saem da água. condensando o fluido de trabalho. de calor para água do fria do mar.4 etapas Flash de água do mar quente à 3 – 1% atm. Tranf. . Compressão dos gases não-condensáveis. Expansão do vapor por tubo para gerar energia.

.

ou usada para fabricar metanol. amoníaco e produtos similares. hidrogénio.O vapor condensa-se dentro do transferidor de calor e fornece água dessalinizada. metais refinados. . A eletricidade produzida pode ser entregue a uma rede útil.

dessalinização da água. sustentar a cultura em águas profundas. Os Sistemas de Conversão de Energia Térmica dos Oceanos têm muitas aplicações ou utilizações como geração de eletricidade. refrigeração e ar condicionado. . capacidade de abastecer milhares de cidades costeiras.Abundância da fonte. auxílio energético para a extração mineral.

alumínio.Pode ser usado na produção de: metanol. cloro e outros produtos químicos. fluido amoníaco. . Além da geração de energia. água. refrigeração e produtos químicos. hidrogénio. também trás outros tipos de benefícios.

.Mudança no nível das marés o que gera uma produção inconstante de energia. Porém além da mudança de nível das marés a maior desvantagem é a falta de informação. que se dá pela falta de investigação.

Desenvolvimento e caracterização de tecnologia de intubação da água fria.É necessário acelerar o desenvolvimento de sistemas OTEC. Criação um banco de dados de informações. Pesquisa mais aprofundada sobre os sistemas de transferidores de calor para melhorar o desempenho de transferência de calor e diminuir os custos . para isso os investigadores precisam: Obter dados sobre a operação do projeto.

Realizar pesquisas na área da tecnologia de turbinas com conceitos inovadores para máquinas de grande porte requeridas para sistemas de ciclos abertos. .Pesquisas mais aprofundada sobre os sistemas de transferidores para melhorar o desempenho e diminuir os custos.

apesar de existir um outro ciclo. Esta é uma fonte de energia renovável que está em desenvolvimento e ainda muito se desconhece. ciclo aberto.A Energia do mar seria uma solução que pode e deve contribuir para o aumento da energia disponível para consumo e baixar o custo das energias renováveis. ciclo híbrido. o ciclo fechado. Os sistemas OTEC para gerar eletricidade sendo eles. . A Energia dos oceanos é a maneira mais eficiente e confiável de geração de eletricidade em comparação as turbinas eólicas e sistemas de energia solar.

mas podemos dizer que a grande desvantagem seja por passar toda a investigação que ainda se encontra por fazer. ajuda ainda a produzir combustíveis. . dentre outros.Este tipo de energia além de produzir energia elétrica. A sua principal vantagem é ter um potencial significativo para fornecer eletricidade.

Projetos em desenvolvimento .

Obrigado! .

wikipedia.otecnews.br/esta-usina-vai-explorar-o-oceano-para-gerarenergia-sem-fim/ http://en.otecnews.scribd.uol.org/portal/otec-articles/ocean-thermal-energyconversion-otec-by-l-a-vega-ph-d/#open http://www.com.unesp.org/wiki/Ocean_thermal_energy_conversion http://www.otecnews.com/us/100years/stories/otec.php?title=OTEC http://www.slideshare.html http://www.otecnews.org/what-is-otec/ http://www.org/ http://www.com/doc/77798609/Energia-Do-Oceano http://www.pt/~edp/index.br/costsa_ses/mostra_arq_multi.lockheedmartin.net/RamonTanoeiro/otec-poster?from_search=1 http://pt.pdf .nrel.php?arquivo=8299 http://wikienergia.http://gizmodo.org/portal/otec-articles/ocean-thermal-energyconversion-otec-by-l-a-vega-ph-d/ http://www.gov/docs/fy11osti/49121.