You are on page 1of 14

Edmilson Aguiar de Souza Tecnlogo em Petrleo e Gs

A lubrificao uma atividade de manuteno em uma mquina, um equipamento pesado ou componente isolado. a lubrificao que assegura a reduo de atrito de partes mveis e garante o bom funcionamento das mquinas e dispositivos por um longo perodo de tempo.

A escolha do mtodo de aplicao do leo lubrificante depende dos seguintes fatores:

Tipo de lubrificante a ser empregado (graxa ou leo);

Viscosidade do lubrificante;
Quantidade do lubrificante; Custo do dispositivo de lubrificao.

Lubrificao por Gravidade


Lubrificao por Capilaridade Lubrificao por Salpico Lubrificao por Imerso Lubrificao por Sistema Forado Lubrificao a Graxa Lubrificao Automtica

Tambm conhecida como lubrificao manual, realizado por meio de almotolias. No eficiente por no apresentar uma camada de lubrificao homognea. Existem dois tipos de aplicao:

Fig. 1 Lubrificao manual

Fig.2 Copo conta gotas

No dispositivo copo com mecha o lubrificante flui atravs de um pavio que fica encharcado de leo.

A vazo depende da viscosidade do leo, da temperatura e do tamanho e do traado do pavio.


No outro, age por ao capilar, o leo de embebimento escoa pela estopa (ou pela almofada) em direo ao mancal.

Fig. 3 Copo com mecha

Fig.4 Lubrificao por estopa

Na lubrificao por salpico, o lubrificante contido num depsito (ou crter) borrifado por meio de uma ou mais peas mveis.

Fig. 5 Lubrificao por Salpico

Fig. 6 Lubrificao por Colar

Fig. 7 Lubrificao por Anel

Tambm chamado de lubrificao por banho de leo.

Nesse mtodo, as peas a serem lubrificadas mergulham total ou parcialmente num recipiente de leo. O excesso de lubrificante distribudo por meio de ranhuras a outras peas.

O nvel do leo deve ser constantemente controlado porque, alm de lubrificar, ele tem a funo de resfriar a pea. Esse tipo de lubrificao empregado em mancais de rolamentos de eixos horizontais e em caixas de engrenagens.

Fig. 8 Lubrificao por banho de leo

Muito comum na lubrificao de mancais e cilindros de compressores, a lubrificao por sistema forado, ou lubrificao por perda, consiste em um mtodo que faz uso de uma bomba para a retirada do leo lubrificante de um reservatrio, de modo a empurr-lo por entre as superfcies metlicas que devero receber o produto. J a lubrificao por circulao, outra forma de lubrificao por sistema forado, o lubrificante bombeado de um recipiente para as peas que necessita de leo. Depois de passar por todas as peas, o produto retorna ou recipiente.

Fig. 9 Lubrificao por banho de leo

Fig. 10 Lubrificao por banho de leo

A graxa pode ser aplicada atravs de sistemas de aplicao centralizada, sistemas de aplicao automtica de um nico ponto, manualmente, com uso de pinceis especiais, ou com uso de uma pistola de lubrificao manual. A pistola de graxa manual o mtodo de aplicao mais comum, j a aplicao manual de graxa, quando realizada corretamente, um mtodo eficaz e oferece certas vantagens sobre os sistemas automticos.

Fig. 11 Lubrificao manual de graxa

Fig. 12 Lubrificao manual com pistola

No sistema de lubrificao automtica empregam-se onde h necessidade de lubrificao contnua. H um dispositivo acoplado ao motor eltrico que permite regular o nmero de operaes por hora de efetivo trabalho.

Fig. 13 Lubrificao Automtica

Antes de se aplicar um lubrificante - leo ou graxa - a uma mquina, indispensvel ter a certeza de que o produto est limpo, isento de contaminaes e com suas caractersticas tpicas dentro das faixas normais.

Para isso, cuidados especiais devem ser tomados com relao ao manuseio e armazenamento dos tambores ou baldes de lubrificantes.

Uma boa lubrificao depende da aplicao mais conveniente para tal exerccio de tarefa a realizar, considerando portanto a viscosidade do leo lubrificante, ou ainda, em caso de graxa, utilizar a que apresentar a viscosidade dinmica e cintica conforme o fabricante, importante ainda, observar as especificaes do fabricante e tambm as horas do equipamento/mquina.

http://wwwp.feb.unesp.br/jcandido/manutencao/Grupo_13.pdf http://www.mecanicaindustrial.com.br/conteudo/24-mtodos-de-lubrificacao-emmecanica/

edmilson_mtv@hotmail.com

You might also like