You are on page 1of 12

Biografia de David Émile Durkheim (1859 – 1917

)

FONTE: RODRIGUES, José Albertino. Émile Durkheim. São Paulo: Ática, 1999.

debates parlamentares e finalmente a aprovação da lei Naquet que instituiu o divórcio na França. . 1882 – 1884 . Mac-Mahon.Contexto francês e mundial  1 de setembro de 1870 –       derrota de Sedan. 1875 – votação da Constituição e eleição do seu primeiro presidente. 4 de setembro de 1871 – proclamação da III República e formação do governo provisório de Thiers (vazio moral. derrotas. 1871 – disputa franco-alemã. 28 de janeiro de 1871 – capitulação das tropas alemãs. dívidas de guerra). 18 de março a 28 de maio de 1871 – insurreição da Comuna de Paris.

 1914 . 1882 . nova era do sindicalismo (greves por reivindicação econômica .  Questão social – conflitos entre o capital e o trabalho. entre patrão e empregado. com cooperativismo.instrução laica (publicação de lei que proíbe o ensino da religião na escola pública substituído pela instrução moral e cívica). discurso da desproletarização através da propriedade privada.  1891 – encíclica Rerum Novarum de Leão XIII.  1895 – criação da Confederação Geral do Trabalho (CGT).I Guerra Mundial – morte de discípulos e de seu filho Andrés. entre burguesia e proletariado. corporativismo e participação nos lucros.

1912 – 1913 – crise. . telegrafia.era do aço. automóvel. Impressionismo nas artes. 1900 –1901 – crise. avião. 1912 – taylorismo. política e programas de aumento de produtividade nas indústrias. cinema. do aproveitamento do petróleo. 1900 – Passagem de século – sensação de       euforia e crença no futuro.Inauguração do métro. submarino. . Produção de jornais e livros mais baratos (pelas rotativas e linotipo). da eletricidade (energia limpa em oposição ao carvão).Segunda revolução industrial .

.

da relatividade. do capitalismo monopolista.  Descobertas de vacinas de Pasteur. da teoria atômica. progresso educacional e de bem-estar.  Espírito moderno – progresso da ciência transformadora da realidade. Época do colonialismo tecnológico. aplicação de vitaminas. etc. da radioatividade. .  Advento da teoria dos quanta. progresso da democracia.

sofreu influência de Simmel (formalismo) e de Tönnies. 1892 – publicação de Montesquieu et Rousseau.estudou na Escola Normal Superior (Paris/França). Ensinou filosofia em vários liceus na França. Pais judeus e o pai rabino. . 1879 –1882 .     Departamento de Vosges. precursores da sociologia. 1885 –1886 – estudou na Alemanha com Wundt. 1887 –1902 – ministrou aulas de Pedagogia e Ciência Social na Faculdade de Letras de Bordeaux (França). na França.Biografia  15/4/1858 – nasceu em Épinal.

1895 – publicou As Regras do Método Sociológico. Ele transformou a sociologia em disciplina específica na universidade francesa. 1893 – publicou sua tese de doutorado Da Divisão Social       do Trabalho. 1897 – publicou O Suicídio. 1902 – foi nomeado assistente de Buisson na cadeira de Ciência da Educação na Sorbonne e em 1906. titular da cadeira. fez inúmeras conferências. . 1917 – morreu. 1896 – fundou a Revista L’Année Sociologique.

Sua obra  Para Durkheim a sociologia tem seus limites metodológicos e estuda fatos delimitados. preocupa-se com os problemas mais restritos. . pois seus trabalhos tinham um método científico e chegaram a determinar leis científicas.  Utiliza-se da História e da Etnografia (estudo das representações simbólicas) comparadas. com exceção de algumas excursões em domínios limítrofes.  É de caráter positivista.  Ocupa-se da gênese e do processo das regras jurídicas e morais.Aplica estatística.

Além desses dois trabalhos. nas obras consideradas metodológicas: As Formas elementares da vida religiosa e A Proibição do incesto nos . Aplicou esse método na pesquisa sobre O Suicídio. ainda. utiliza-se da observação e da experimentação indireta. relacionando variáveis e dados empíricos.  O método é comparativo. estão. ou seja. O seu livro sobre as Regras do Método Sociológico é a primeira obra exclusivamente metodológica escrita por sociólogo.Objeto e método da sociologia  É o fato social o objeto da sociologia.

que seriam imagens da realidade. ou melhor.  “Durkheim empreende os primeiros delineamentos da sociologia do conhecimento. pode-se perceber como os homens encaram a realidade e constroem uma certa concepção do mundo e. mais ainda. através da análise das religiões primitivas – o totemismo como sua forma primeira e mais simples -. Sua originalidade consiste em que. Durkheim analisa as representações coletivas. simbólicas. como eles próprios se organizam . como representações mentais.

Entende a sociedade como uma organização social. em face dessa realidade” (p. Para Durkheim “não é apenas através das verbalizações que o homem procura representar a realidade: ele o faz até mesmo pela maneira como se dispõe territorialmente. leis e relações necessárias entre os fenômenos.  Ele estabelece: classificações das realidades.22). . Distingue as coisas mais simples das mais complexas. Descreve e interpreta. Toma os fatos sociais como coisas externas.