Docente: Isabel Varregoso Discentes: João Casqueiro Giuliano Cerqueira

Unidade Curricular: Gerontomotricidade

Póvoa (2001) cit. É através deste controlo médico que podemos saber a história clinica do idoso. A medicação que estiver a ser prescrita deve ser analisada para não se verificarem efeitos adversos. mas antes de iniciar a prática de exercício físico é importante fazer uma consulta médica para avaliar as funções cardíacas e o estado geral e assim prescrever o tipo de exercício mais apropriado a ser realizado. e quais os tipos de atividade mais apropriadas. restrições. Barata (2005) .Avaliação do perfil de saúde num programa de Atividade Física: Os exercícios físicos são muito benéficos para a oxigenação do corpo humano.

flexibilidade.. . velocidade. É crucial aplicar a bateria de testes durante o planeamento anual para avaliar os progressos dos idosos e se os critérios de êxito dos nossos objetivos forma cumpridos. verificar a evolução da aptidão física e capacidade funcional com o envelhecimento em indivíduos de diferentes níveis funcionais e com diferentes níveis de atividade física. Com a bateria de testes podemos determinar as variáveis que devem ter prioridade na elaboração de programa de intervenção. Póvoa (2001) cit. agilidade e equilíbrio (capacidades funcionais) para que as atividades sejam ajustadas no momento da prescrição. Com essa avaliação pode-se estabelecer a associação dos aspetos antropométricos. assim como detetar os efeitos de programas de intervenção nos diferentes aspetos da aptidão física e da capacidade funcional. neuro motores e metabólicos da aptidão física com a capacidade funcional e/ou com os outros aspetos psicossociais e nutricionais. A utilização de uma bateria de testes deve ter como objetivo avaliar os parâmetros físicos associados à força. . resistência. Barata (2005) .

medindo-o e comparando-o na situação em que se encontra. utiliza-se o questionário constituído por sete perguntas onde o aluno deverá responder com sinceridade: o questionário PAR-Q. Para a estratificação do risco. . Este questionário permitir obter alguns aspetos fundamentais para a prescrição de atividade física.. . ACSM (2000). . através de testes o professor de educação física pode acompanhar o aluno idoso. No início do programa fazem-se testes de aptidão física de modo a avaliar a capacidade funcional do idoso para que a prescrição seja tão rigorosa e adequada quanto possível tanto em termos de intensidade como de duração. Métodos de Avaliação da Condição Física : A Avaliação é o processo pelo qual.

Os Programas O envelhecimento faz com as ocorram modificações fisiológicas e consequentemente um declínio das capacidades físicas do ser humano e é importante ter isso em conta aquando da elaboração de programas de exercícios para idosos. podem iniciar um programa de atividade física. Os programas de saúde física para gerontes visam repor a forma. melhorar ou pelo menos manter a condição física respeitando as capacidades de cada individuo e devem ser focados essencialmente em exercícios de fortalecimento e relaxamento. Barata (2005) . Ainda que estas pessoas nunca tenham praticado desporto anteriormente.

Os Programas O programa de exercícios deverá melhorar a sensação de bem-estar da pessoa e aumentar o seu nível de saúde. ao aumento da autoestima e jamais à competição com os outros idosos. que precisa ser valorizada e este deve ser respeitado durante a prática de atividade física. Barata (2005) . possuí uma bagagem. A ênfase das atividades deve ser dada ao seu bem-estar bio-psico-social. O idoso sendo uma pessoa com experiência de vida. Este programa deverá ser constituído por partes que estão relacionadas com os objetivos específicos.

estado de saúde. . assim como do equipamento. Geis e Rubi (2003) O treino de força muscular. agilizar os reflexos e adequar os gestos a diferentes situações. da mobilidade articular e da resistência devem estar incluídos num programa de exercícios Weineck (1991) e ACSM (2000) A composição do programa deverá obter observar os resultados obtidos em testes e medidas de aptidão física e dependerá dos objetivos. tempo e instalações disponíveis. necessidades e condicionamento da pessoa.A atividade física bem estruturada e elaborada para os idosos pode recuperar o ritmo e expressividade do corpo.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful