You are on page 1of 14

Preservação e conservação de espécies Preservação de espécies ≠ Conservação de espécies • Tem como principal objetivo fazer com que uma espécie permaneça intacta e sem desgaste. é dada quase como “intocável”. • Significa a proteção das espécies. • Quando este termo é usado a espécie em causa. . • Maioria das vezes só é necessária quando há risco de extinção. com a sua utilização racional. garantido a sua existência no futuro.

Preservação de espécies Conservação de espécies .

Locais de proteção de espécies em Extinção em Portugal Parque Nacional • Peneda-Gerês Parques Naturais • Alvão (Águia-real.António (Perna-Longa) Paisagens Protegidas • Serra de Montejunto • Serra do Açor • Albufeira do Azibo . Toupeira-de-Água) • Arrábida (Aranha Cavernícola do Frade) • Serra de São Mamede (Tritão-Ibérico) • Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (Lince-Ibérico) Reservas Naturais • Berlengas (Airo) • Sapal de Castro Marim e Vila Real de St. Gato-Bravo.

Lince-Ibérico Está a ser realizado um o Programa Lince em Portugal e Espanha que tem como principais objetivos: • Identificar habitats para os linces • Recuperar habitats • Aumentar a quantidade de alimento • Sensibilizar a população Em Silves. . o Instituto de Conservação da Natureza e das florestas também está a atuar criando o Centro de Nacional de Reprodução do Lince Ibérico.

.Águia Imperial Ibérica A Águia Imperial Ibérica que existem apenas na Península Ibérica e como tal as campanhas de proteção ocorrem apenas em Portugal e Espanha. no Parque Nacional de Monfrague. Em Espanha. a Águia Imperial Ibérica é uma das principais espécies em extinção protegidas. A WWF e o ICNF são duas empresas que tentam recriar os habitats desta ave de rapina e sensibilizar as populações para o facto da extinção desta espécie.

Em Portugal não se desenvolve nenhuma sensibilização sobre esta espécie. na Austrália e na Europa o próprio governo lançou decretos de proibição à pesca deste tubarão. .Tubarão Branco O tubarão Branco tem uma grande dispersão geográfica e por isso existem várias iniciativas para a sua proteção e conservação. Esta espécie foi dada como uma espécie vulnerável e em extinção na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas de Fauna e Flora Silvestres (CITES) Nas Honduras.

Noruega.Urso Polar O urso-polar está classificado como "vulnerável" pela União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN) O Urso Polar também é uma espécie bastante apoiada em países como os EUA. Dinamarca e Rússia. . Canadá. o urso polar começou a ser criado em cativeiro. A partir de 2005.

em Portugal temos apenas uma em cativeiro no oceanário de Lisboa. a manta já não é uma espécie muito ameaçada por isso já não existem muitas campanhas de conservação destas espécie quer a nivel nacional quer nível internacional. No entanto. alguns indivíduos desta espécie são mantidos em cativeir.Manta Atualmente. .

Nas áreas onde se pode identificar alguns indivíduos desta espécie foram criadas a Estação Ecológica do Raso da Catarina e a Estação Biológica de Canudos. Em 2001. foi criado o "Programa de Conservação da arara azul de lear" no município de Jeremoabo (Brasil).Arara Azul de Lear A Arara Azul de Lear é uma espécie em estado crítico de extinção. .

O único país que desenvolveu e está a desenvolver programas de proteção e conservação desta espécie são os EUA. que esta espécie é dada como em extinção pela IUCN. . a fundação que mais se destaca é a United States Fish and Wildlife Service.Tartaruga de Pente Desde 1996. por outro lado o Brasil também tem algumas iniciativas para preservar estas espécies apesar de não de destacar tanto.

maioria dos indivíduos desta espécie habitam na Reserva Biológica Poço das Antas e ainda existem outros micos no Smithsonian National Zoological Park.Mico Leão Dourado Esta espécie habita praticamente só no Brasil e por isso as instituições de proteção desta espécie são todas brasileiras. Atualmente. Esta espécie é ainda apoiada pela WWF .

Araucária Existem várias instituições que apoiam estas espécies como por exemplo. o Instituto de Botânica de São Paulo e a Fundação de Biodiversitas. . Existem varias iniciativas a serem desenvolvidas pela EMBRAPA e pela Associação Ecológica de Canela. Foi criada uma plantação Araucárias em Caxias do Sul no Brasil para que esta árvore pudesse continuar o seu número.

O Governo Chinês lançou uma campanha “Vamos salvar o Tigre” .Tigre do Sul da China Até 1950 existiam por todo o mundo tigres desta espécie nos jardins zoologicos. atualmente só existem na China e cada vez se reproduzem menos.