You are on page 1of 102

RAC 11 - Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio
Teoria do Fogo

Conceito de Fogo Fogo é um processo químico de transformação. Podemos também defini-lo como o resultado de uma reação química que desprende luz e calor devido à combustão de materiais diversos.

RAC 11 - Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio
Teoria do Fogo

Elementos que Compõem o Fogo
Para que haja fogo, necessitamos reunir os quatro elementos essenciais:
• Combustível • Calor • Comburente •Reação em cadeia

RAC 11 - Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio
Teoria do Fogo

Combustível É todo material que queima. São sólidos, líquidos e gasosos, sendo que os sólidos e os líquidos se transformam primeiramente em gás pelo calor e depois inflamam.

RAC 11 - Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio
Teoria do Fogo

Comburente (oxigênio)

É o elemento ativador do fogo, que se combina com os vapores inflamáveis dos combustíveis, dando vida às chamas e possibilitando a expansão do fogo. Compõe o ar atmosférico na porcentagem de 21%, sendo que o mínimo exigível para sustentar a combustão é de 16%.

RAC 11 - Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio
Teoria do Fogo

Calor

É uma forma de energia. É o elemento que dá início ao fogo, é ele que faz o fogo se propagar. Pode ser uma faísca, uma chama ou até um superaquecimento em máquinas e aparelhos energizados.

desenvolvendo uma transformação em cadeia ou reação em cadeia. que. é o produto de uma transformação gerando outra transformação.Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio Teoria do Fogo Reação em Cadeia Os combustíveis.RAC 11 . Esse calor provocará o desprendimento de mais gases ou vapores combustíveis. em resumo. geram mais calor. após iniciarem a combustão. .

• Pela ação do calor. . • Através do deslocamento de partículas incandescentes.RAC 11 .Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio Propagação do Fogo O fogo pode se propagar: • Pelo contato da chama em outros combustíveis.

Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio Propagação do Fogo CONDUÇÃO Transferência de calor através de um corpo sólido de molécula em molécula.RAC 11 . .

Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio Propagação do Fogo CONVECÇÃO Transferência de calor pelo movimento ascendente de massas de gases.RAC 11 . .

.RAC 11 .Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio Propagação do Fogo IRRADIAÇÃO Transferência de calor por ondas de energia calorífica que deslocam através do espaço.

Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio Propagação do Fogo Método de Extinção do Fogo A extinção do fogo baseia-se na retirada de um dos quatro elementos essenciais que provocam o fogo .RAC 11 . .

. da área de propagação do fogo. Baseia-se na retirada do material combustível.Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio Propagação do Fogo Método de Extinção do Fogo  RETIRADA DE MATERIAL É a forma mais simples de se extinguir um incêndio. ainda não atingido. interrompendo a alimentação da combustão.RAC 11 . Método também denominado corte ou remoção do suprimento do combustível.

.: fechamento de válvula ou interrupção de vazamento de combustível líquido ou gasoso. etc. realização de aceiro.RAC 11 . retirada de materiais combustíveis do ambiente em chamas. Nesse método de extinção é retirada o elemento combustível.Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio Propagação do Fogo Método de Extinção do Fogo Ex.

pois a água resfria até a temperatura ambiente. diminuindo.Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio Propagação do Fogo  RESFRIAMENTO É o método mais utilizado. a liberação de gases ou vapores inflamáveis. consequentemente. A água é o agente extintor mais usado. Consiste em diminuir a temperatura do material combustível que está queimando. .RAC 11 . por ter grande capacidade de absorver calor e ser facilmente encontrada na natureza. É inútil porem usar esse método com combustíveis com baixo ponto de combustão (menos de 20ºC).

Nesse método de extinção é retirada o elemento Calor.Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio Propagação do Fogo  RESFRIAMENTO Ex.RAC 11 . .: Uso de Sprinkler e hidrantes em forma de neblina para combate incêndio.

até a concentração de oxigênio chegar próxima de 8%. A diminuição do oxigênio em contato com o combustível vai tornando a combustão mais lenta.RAC 11 . Não havendo comburente para reagir com o combustível. Ex. onde não haverá mais combustão.Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio Propagação do Fogo  ABAFAMENTO Consiste em diminuir ou impedir o contato do oxigênio com o material combustível. não haverá fogo. .: Uso de uma tampa de panela para apagar uma chama na frigideira ou “bater” com a vassoura sobre a chama.

isola o combustível em chamas do comburente.RAC 11 . é exatamente isso que o abafamento faz.Trabalho em Eletricidade Propagação do Fogo  ABAFAMENTO As chamas estão “vivas” enquanto há oxigênio suficiente. . a falta do mesmo resultará na extinção do fogo.

Ex. . deixando resíduos.: madeira. graxas. queimam tanto na superfície como em profundidade. papel. etc.: gasolina. • CLASSE “B”: São os produtos que queimam somente na superfície.Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio CLASSES DE FOGO • CLASSE “A”: São materiais de fácil combustão. Ex. óleos.RAC 11 . etc.

zircônio. titânio. etc.RAC 11 . Ex.: motores. . quadros de distribuição.Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio CLASSES DE FOGO • CLASSE “C”: Ocorre em equipamentos elétricos energizados. • CLASSE “D”: Ocorre em materiais pirofóricos como magnésio. etc.

Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio TIPOS DE EXTINTORES Água Pressurizada. Em incêndios de classe “C”. . só deve ser utilizado sob forma de neblina. Nunca utilizar este tipo de extintor em incêndios de classe “B”. usado principalmente em incêndios de classe “A”.RAC 11 .

RAC 11 .Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio TIPOS DE EXTINTORES Dióxido de Carbono. mais conhecido como Gás Carbônico ou CO2. . usado preferencialmente nos incêndios classe “B” e “C”.

será utilizado um pó químico especial. Em materiais pirofóricos (classe “D”). .RAC 11 .Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio TIPOS DE EXTINTORES Pó Químico Seco. usado nos incêndios classe “B” e “C”.

.

uma etiqueta contendo data de carga. Cada extintor deverá ter em seu bojo.RAC 11 . devendo ser inspecionado no mínimo 1 vez por mês. manômetros e se os bicos e válvulas de alívio não estão entupidas.Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio INSPEÇÃO DE EXTINTORES Todo extintor deverá ter uma ficha de controle de inspeção. . teste hidrostático e número de identificação. os lacres. sendo observado seu aspecto externo.

no piso. Extintores não poderão estar instalados em paredes de escadas e não poderão ser encobertos por pilhas de materiais.Trabalho em Eletricidade Proteção e Combate a Incêndio LOCALIZAÇÃO E SINALIZAÇÃO DE EXTINTORES • • • Os extintores deverão ser instalados em locais de fácil acesso e visualização. Os locais destinados aos extintores devem ser sinalizados por um círculo vermelho ou uma seta larga vermelha com bordas amarelas. • • . Embaixo do extintor. deverá ser pintada uma área de no mínimo 1m x 1m.60 m acima do piso.RAC 11 . Sua parte superior não poderá estar a mais de 1. não podendo ser obstruída de forma nenhuma.

.

.RAC 11 . são todas as medidas que devem ser tomadas de imediato para evitar agravamento do estado de saúde ou lesão de uma pessoa antes do atendimento médico.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Primeiros Socorros.

RAC 11 . ferida.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Conceitos Primeiros socorros: São os primeiros procedimentos de emergência (imediatos e provisórios) que visam manter as funções vitais e evitar o agravamento de uma pessoa vítima de acidente. inconsciente ou em perigo de vida. . até que ela receba assistência qualificada. Visa diminuir o sofrimento e o agravamento da pessoa.

Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Conceitos Urgência. É um fato onde uma providência corretiva deve ser tomada tão logo seja possível.RAC 11 . .

Geralmente existe risco de vida. .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Conceitos Emergência. É um fato que não pode aguardar nenhum período de tempo para que seja tomada a devida providência corretiva.RAC 11 .

Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Conceitos Socorrista. .RAC 11 . Cidadão (leigo ou não) que presta os primeiros socorros.

Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Conceitos Primeiros socorros. ¨recuperação rápida e hospitalização longa¨ ou ¨invalidez temporária e invalidez permanente¨.RAC 11 . . Os primeiros socorros significam a diferença entre ¨vida e morte¨.

Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução ¨Tratamento não é a finalidade dos primeiros socorros¨.RAC 11 . .

1 – Mantenha a calma e inspire confiança.RAC 11 .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Os 10 mandamentos do socorrista. .

•E por último a vítima.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução 2 – Tenha em mente a seguinte ordem de segurança quando estiver prestando socorro: •Primeiro eu (o socorrista). .RAC 11 . •Depois minha equipe (incluindo transeuntes).

•193 – Corpo de Bombeiros. •Ramal específico do serviço de atendimento médico da empresa.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução 3 – Ligar ao atendimento pré-hospitalar de imediato ao chegar no local do acidente. . •192 – SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).RAC 11 .

RAC 11 .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução 4 – Verifique se há riscos no local. 5 – Mantenha sempre o bom senso. 6 – Mantenha o espírito de liderança. .

.RAC 11 .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução 7 – Distribua tarefas. 8 .Evite manobras intempestivas.

RAC 11 . . 10 – Seja socorrista e não herói.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução 9 – Dê preferência às vítimas que correm maior risco de vida.

RAC 11 .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Qualidades de um bom socorrista. •Capacidade de improvisação. . •Conhecimento de primeiros socorros. •Compromisso com a vida. •Bom senso.

verificando alterações ou ausência de respiração. hemorragias. • . fraturas. colorações diferentes da pele. evitando o acesso de curiosos. Observar alteração da temperatura. expressão de dor. • Observar a vítima. esfriamento das mãos e/ou pés.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Ações De Socorrista • Isolar a área.RAC 11 . presença de suor intenso.

bombeiros. . polícia se necessário. A atitude do socorrista pode significar a vida ou a morte da pessoa socorrida. ambulâncias. assumindo a liderança do atendimento.RAC 11 . Procurar que haja comunicação imediata com hospitais.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Ações De Socorrista • • • Manter a calma.

qualquer indivíduo. Do contrário. Segundo o Código Brasileiro. . tem o dever de ajudar um necessitado ou acidentado ou simplesmente chamar ajuda para estes. mesmo leigo na área da saúde.RAC 11 . sofrerá complicações penais.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Aspectos legais.

quando possível faze-lo sem risco pessoal. à criança abandonada ou extraviada. . 135: ¨Deixar de prestar assistência. ou à pessoa inválida ou ferida. ou não pedir. o socorro da autoridade pública¨. nesses casos. ao desamparo em grave e iminente perigo.RAC 11 .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Aspectos legais ART.

RAC 11 . . se da omissão resulta lesão corporal de natureza grave.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Aspectos legais Pena: Detenção de 1 a 6 meses. Parágrafo único: Ä pena é aumentada de metade. ou multa. e triplicada. se resulta a morte¨.

. •Quando a função profissional exigir. •Quando iniciar o atendimento de socorro. •Quando preexistir uma responsabilidade intrínseca.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Aspectos legais Condições em que prestar socorro é obrigação moral.RAC 11 .

quando podendo fazêlo. .RAC 11 . 176: Deixar o condutor envolvido em acidente com vítima: De prestar ou providenciar socorro à vítima.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Aspectos legais Amparo legal no caso de acidente de trânsito: Art.

177: Deixar o condutor de prestar socorro a vítima de acidente de trânsito.RAC 11 .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Aspectos legais Amparo legal no caso de acidente de trânsito: Art. quando solicitado pela autoridade e seus agentes. .

.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Regras Básicas Reconhecimento da emergência. Uma situação de emergência é toda situação onde exista iminente risco de vida e a vítima não esteja em condições de cuidar de se própria.RAC 11 .

Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Regras Básicas Reconhecimento da emergência. . •Verificar a segurança e sinalizar.RAC 11 . •Solicitar ajuda especializada. •Avaliar os acidentados e socorra o que mais precisa de ajuda.

• Cuidar – aplique seus conhecimentos de primeiros socorros. .RAC 11 .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Regras Básicas Reconhecimento da emergência. • Manter – as vítimas estáveis e aguarde a ajuda chegar.

RAC 11 .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Regras Básicas Reconhecimento da emergência. .

Transmita confiança. alívio e segurança aos acidentados que estiverem conscientes.RAC 11 . . informando que o auxílio já está a caminho. tranquilidade.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Como decidir ajudar.

porém dentro dos seus limites. •Use os conhecimentos básicos de primeiros socorros. . •Às vezes é preciso saber improvisar. •Aja rapidamente.RAC 11 .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Como decidir ajudar.

gases e vapores químicos. Tenha certeza de não existir riscos como: •Cabos energizados. .RAC 11 . •Produtos inflamáveis.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Avaliar a segurança do local.

•Objetos com risco de desabar. .RAC 11 . •Trafego de veículos.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Avaliar a segurança do local. •Focos de incêndio.

para evitar novos acidentes.RAC 11 .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Sinalizar o local A sinalização do local é muito importante. .

acione a equipe de saúde especializada da sua empresa ou o Serviço de Atendimento Móvel de urgência (SAMU). .RAC 11 .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Acionar a equipe de emergência Antes de iniciar a prestação de primeiros socorros.

para tal. com controle da coluna cervical (colar cervical). respiração e temperatura).RAC 11 . . deve-se seguir os seguintes passos: •A (airway) – vias aéreas.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Avaliação Primária Visa a manutenção dos sinais vitais (pulsação.

•C (circulation) – verificar a circulação.RAC 11 . .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Avaliação Primária •B (breathing) – verificar a respiração.

exposição das vestes. .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Avaliação Primária •D (disability) . •E (exposition) .alterações neurológicas.RAC 11 .

etc. a perda de sangue. .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Avaliação Secundária Após a avaliação primária (ABC da vida). que deve ser feita rapidamente e repetidas vezes para manter os sinais vitais. um exame secundário irá nos informar a extensão das lesões.RAC 11 . as fraturas.

braços. pernas . dos pés sempre observando se há reação de dor. bacia . dedos das mãos. Apalpe todo o corpo.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Introdução Avaliação Secundária Consiste de uma avaliação da cabeça aos pés.RAC 11 . começando pela cabeça. .

.

RAC 11 .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros .

Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros DESMAIOS Normalmente.  erguer os membros inferiores. só se agravando quando é causado por grandes hemorragias.  se o desmaio já ocorreu. coloque-a sentada com a cabeça entre as pernas.RAC 11 . verificar respiração e palidez. . o desmaio não passa de um acidente leve. Como socorrer:  se a pessoa estiver prestes a desmaiar. deitar a vítima no chão.  afrouxar as roupas.

: Se a vítima não se recuperar de 2 a 3 minutos.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros DESMAIOS Obs.RAC 11 . procurar assistência médica. .

Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros CRISE CONVULSIVA Como socorrer:  deite a vítima no chão e afaste tudo que estiver ao seu redor que possa machucá-la.RAC 11 . etc.  retire objetos como próteses. colares. . óculos.  cessada a convulsão. deixa a vítima repousar calmamente.  nunca deixa de prestar socorro à vítima de convulsão.  coloque um pano ou lenço dobrado entre os dentes  não dê líquido à pessoas que estejam inconscientes. pois poderá dormir por minutos ou horas.

RAC 11 . . podendo apresentar os olhos virados para cima.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros CRISE CONVULSIVA A vítima de crise convulsiva (ataque epiléptico). fica retraída e começa a se debater violentamente.

elimine o material e lave a pele com água.  Guarde a embalagem do produto tóxico.  Se for sobre a superfície da pele.  Não dê nada para beber (nem água nem leite) e não provoque vômito.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros ENVENENAMENTO – INTOXICAÇÃO Vítima consciente O que fazer?  Procure ajuda médica imediatamente. .RAC 11 .

 Não dê nada para a vítima beber.RAC 11 . .  Não induza ao vômito.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros ENVENENAMENTO – INTOXICAÇÃO Vítima inconsciente O que fazer?  Se a vítima respira. coloque-a em posição de recuperação.

RAC 11 .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros EMERGÊNCIAS RELACIONADAS AO CALOR .

RAC 11 .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros EMERGÊNCIAS RELACIONADAS AO CALOR .

 Dor no braço e formigamento no ombro e pescoço. .  Procure o socorro médico e prepara-se para realizar o RCP se necessário.RAC 11 . náusea e respiração curta.  Fraqueza. suor.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros INFARTO Sintomas  Dor no peito. O que fazer?  Tranquilize a vítima e coloque-a em repouso imediato.

• Dor de cabeça intensa.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros DERRAME CEREBRAL Sintomas • Debilidade/paralisia na face. • Perda de consciência.RAC 11 . ver e andar. perna ou em um lado do corpo. . braço. Hemorrágico Isquêmico • Dificuldade para falar.

• Mantenha a vítima em repouso com os ombros e a cabeça mais elevados que o corpo.RAC 11 . • Não dê nada para comer e beber. •Procure o atendimento médico urgentemente. .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros DERRAME CEREBRAL O que fazer? • Verifique as vias aéreas e respiração.

RAC 11 . . madeira ou material não condutor de eletricidade para salvá-la da corrente.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros CHOQUES ELÉTRICOS O que fazer?  Ver Corte a corrente elétrica imediatamente.  Se a vítima ainda estiver conectada à corrente elétrica. use pano bem grosso. borracha.

pode ter causado parada cardiorrespiratória.RAC 11 . alternadamente. .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros CHOQUES ELÉTRICOS O que fazer?  Se o choque elétrico tiver sido muito forte. Caso a vítima esteja com ausência de pulso e de batimentos cardíacos. inicie imediatamente a massagem cardíaca com a respiração boca a boca. ou ainda lábios e unhas arroxeadas.

• Retire anéis e pulseiras. • Leve imediatamente o acidentado para o pronto socorro.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Acidentes com Animais Peçonhentos Cobras .RAC 11 . .O que fazer? • Mantenha a parte atingida em posição mais elevada. • Limpe o local com água e sabão.

Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Acidentes com Animais Peçonhentos Cobras O que não fazer? • Não amarre a perna ou o braço acidentado. • Não dê álcool para beber. • Não corte e/ou chupe o local da picada.RAC 11 . .

RAC 11 - Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Acidentes com Animais Peçonhentos
Aranha/Escorpião - O que fazer? • Coloque compressas quentes para aliviar a dor • Leve imediatamente o acidentado para o pronto-socorro.

RAC 11 - Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros

Acidentes com Animais Peçonhentos
Abelha/Insetos - O que fazer?  Remova o ferrão;  Cubra com um compressa fria;  Monitore a vítima, pois algumas pessoas possuem alergias.

RAC 11 - Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Acidentes com Animais Peçonhentos
Abelha/Insetos

Alergias Sintomas  Dificuldade para respirar e aperto no peito e garganta;  Erupção cutânea severa ou urticária;  Inchaço da face, pescoço e língua;  Tontura, náuseas e vômito.

 Monitore os sinais vitais.  Mantenha a parte afetada abaixo do coração se possível.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Acidentes com Animais Peçonhentos Abelha/Insetos O que fazer?  Procure a ajuda médica imediatamente. .RAC 11 .

que podem se limitar à pele ou afetar funções vitais. a exposição excessiva à luz solar e mesmo à temperatura ambiente muito elevada.RAC 11 . . As queimaduras podem ser de 1º grau. provocam reações no organismo.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros QUEIMADURAS O contato com chamas. cada uma delas com suas próprias características. substâncias superaquecidas. 2º grau e 3º grau.

edema. etc. manchada ou de coloração variável. com edema e dor intensa. como: pó de café.  nunca romper as bolhas. Como socorrer:  resfriar o local com água corrente QUEIMADURAS 2º GRAU Causa bolhas sobre uma pele vermelha. Como socorrer:  esfriar o local com água corrente.  nunca utilizar produtos caseiros. pasta de dente.QUEIMADURAS 1º GRAU Causa pele avermelhada. . exsudação e dor.

quase sempre com pouca ou nenhuma dor (aqui incluem-se todas as queimaduras elétricas). • levar imediatamente ao médico. • assistência médica é essencial.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros QUEIMADURAS 3º GRAU Neste tipo de queimadura.RAC 11 . a pele fica esbranquiçada ou carbonizada. . Como socorrer: • não usar água.

Tipos de Ferimentos .

mas que podem levar a vítima à morte. provocadas por cortes. etc.RAC 11 . úlceras. . Existem 2 tipos de hemorragias. as externas (visíveis) que devem ser Estancadas imediatamente e as internas (não visíveis).Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Hemorragia Hemorragia é a perda de sangue que acontece quando há rompimento de veias ou artérias. tumores.

Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Hemorragia Como socorrer:  manter a vítima deitada com a cabeça para o lado.  afrouxar suas roupas.  manter a vítima agasalhada.  procurar assistência médica imediatamente.RAC 11 . .

.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Entorse Forte torção no local O que fazer?  Coloque compressa de gelo  (não coloque o gelo diretamente na pele).  Imobilize a vítima.RAC 11 .  Procure ajuda especializada.

.Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros Luxação O osso de uma articulação sai do lugar O que fazer?  Tratar como fratura.RAC 11 .

FRATURAS .

Muitas vezes. a vítima pode ter seu quadro agravado por causa de um transporte feito de forma incorreta e sem os cuidados necessários. .RAC 11 .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros TRANSPORTE DE ACIDENTADOS O transporte adequado de feridos é de suma importância. Por isso é fundamental saber como transportar um acidentado.

Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros PARADA CARDIORESPIRATÓRIA Parada Cardíaca É preciso estar atento quando ocorrer uma parada cardíaca. sufocação. pois esta pode estar ligada a uma parada respiratória se ambas acontecerem simultaneamente. Parada Respiratória É a parada da respiração por: afogamento. soterramento e choque elétrico. .RAC 11 . aspiração excessiva de gases venenosos.

.

Trabalho em Eletricidade Manobra de Heimlich .RAC 11 .

Manobra de Heimlich em crianças .

Manobra de Heimlich .

.RAC 11 .Trabalho em Eletricidade Primeiros Socorros O QUE É RCP? Reanimação Cardio Pulmonar (RCP). consiste na combinação de respiração boca a boca com compressões externas sobre o peito.