You are on page 1of 10

A BÍBLIA

Conhecendo a Bíblia. “...E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará....” João 8.32

Você conhece a Bíblia?  Porque o nome Bíblia?  De onde vem?  E derivada de onde? .CONHECENDO AS SAGRADAS ESCRITURAS.

Também é usado no NT com referência a outras porções do NT (2 Pedro 3.6. João 10.. A palavra “sefer” em hebraico significa rolo. nome da casca de um papiro do século XI a.Derivada da palavra grega biblion. livro. que eram considerados inspirados por Deus (2 Timóteo 3.2). no século II d.35. Os primeiros a usar a palavra "Bíblia" para designar as Escrituras Sagradas foram os discípulos do Cristo. os livros sagrados do AT.  PALAVRA DE DEUS . Hebreus 4.12) . O termo “Bíblia” vem do grego “Biblos”.C.  BÍBLIA .16.C.  ESCRITURAS . que significa “rolo” ou “livro” (Lucas 4.Usada em relação a ambos os testamentos em sua forma escrita (Mateus 15.17). Em grego “bíblia” e em hebraico “sefer”. inscrição.. Romanos 3.16). documento.Termo usado no Novo Testamento (NT) para.

Muitas religiões.  os Vedas (para os hindus) . colocando-os em pé de igualdade com as Escrituras. escritos em sânscrito por volta de 1500 a.O Livro de Mórmon é uma das quatro obraspadrão de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.. que representam a mais antiga literatura de qualquer língua indo-europeia. Note-se que dentre estes pequenos livros há umhomônimo Livro de Mórmon escrito pelo mesmo Mórmon a quem se credita a compilação da biblioteca que leva seu nome.  o Alcorão (para os mulçumanos) . É chamado pelos mórmons de "O outro testamento de Jesus Cristo". se baseiam em documentos humanos. o Livro de Mórmon é uma coleção de pequenos livros. ou uma biblioteca. A exemplo da Bíblia.Denominam-se Vedas os quatro textos. .Os muçulmanos creem que o Alcorão é a palavra literal de Deus (Alá) revelada ao profeta Maomé (Muhammad) ao longo de um período de vinte e três anos. que formam a base do extenso sistema de escrituras sagradas dohinduísmo. As demais obras são a Bíblia.  Cremos na inspiração divina das Escrituras Sagradas. a Doutrina e Convênios e a Pérola de Grande Valor.  o Livro dos Mórmons (para os mórmons) .C. de forma errada.O FUNDAMENTAL.

foi adotado pelo Prof. são os livros escritos por comunidades cristãs e pré-cristãs (ou seja. Segundo algumas fontes. os textos de Ellen White (para os adventistas) .  os textos de Allan Kardec (para os espíritas) . 9) 1º Macabeus.Conhecidos como Livros Pseudo-canônicos.  os livros Apócrifos (para os católicos) .O pseudônimo "Allan Kardec". portanto. o pseudônimo foi escolhido pois um espírito revelou-lhe que haviam vivido juntos entre os druídas. segundo biografias. profetisa e escritora cujo ministério foi fundamental para fundação do movimento Adventista sabatista. Rivail a fim de diferenciar a Codificação Espírita dos seus trabalhos pedagógicos anteriores. 5) Eclesiástico. na Gália.foi uma cristã americana. .  São 25 livros entre eles os mais famosos: 1) Tobias. 7) Susana (Daniel 13). 6) Baruque. e que então o Codificador se chamava "Allan Kardec“. 3) Adições ao Livro de Éster (10:4 – 16:22). 8) Bel e o Dragão (Daniel 14). que mais tarde veio a formar a Igreja Adventista do Sétimo Dia. há livros apócrifos do Antigo Testamento) nos quais os pastores e a primeira comunidade cristã não reconheceram a Pessoa e os ensinamentos de Jesus Cristo e. 2) Judite. 10) 2º Macabeus. não foram incluídos no cânon bíblico. 4) Sabedoria.

 Em quantas partes e dividia da Bíblia? 2 Partes Antigo Testamento Novo Testamento .COMPOSIÇÃO DA BÍBLIA SAGRADA As divisões da Bíblia.

 Novo Testamento com 27 Livros. Cada escritor manifestou seu próprio estilo e características literárias. . que de fato mostra a existência de Um só Autor Divino. Entretanto. Cerca de 40 personagens se envolveram na autoria e compilação dos livros que compõem a Bíblia Sagrada. há na Bíblia um só plano ou projeto.Quantos Livros contem a Bíblia?  66 Livros Quantos no Antigo Testamento e no Novo Testamento?  Antigo Testamento com 39 Livros. guiando os escritores.

DIVISOES GERAIS DA BÍBLIA Antigo Testamento (AT)  O Antigo Testamento contém 39 Livros: 5 Pentateuco 12 Históricos 5 Poéticos 17 Livros Proféticos Total de 39 Livros .

DIVISOES GERAIS DA BÍBLIA Novo Testamento (NT) 4 Evangelhos 1 Histórico 13 Epístolas Paulinas 8 Epístolas Gerais 1 Profético Total de 27 Livros.  O Novo Testamento contém 27 Livros: .

todas referentes a Cristo.TEMA CENTRAL DA BÍBLIA  É o Senhor Jesus Cristo.44 e João 5:39.  PROPAGAÇÃO: Os Atos dos Apóstolos tratam da propagação de Cristo por meio da Igreja. Considerando Cristo como o tema central da Bíblia. assim:  PREPARAÇÃO: Todo o Antigo Testamento trata da preparação para o advento de Cristo. como Redentor.  MANIFESTAÇÃO: Os Evangelhos tratam da manifestação de Cristo ao mundo.  EXPLANAÇÃO: As Epístolas tratam da explanação de Cristo.  CONSUMAÇÃO: O Apocalipse trata de Cristo consumando todas as coisas. São os detalhes da doutrina. os 66 livros poderão ficar resumidos em 5 palavras. . Ele mesmo declara em Lucas 24:27.