Enfa.

Jéssika Monteiro

Sistema Digestivo

 O sistema digestivo é composto pelo

conjunto de órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos. É formado pelos órgãos do tubo digestivo e pelos órgãos acessórios ou anexos.

estômago. Fazem parte dos órgãos anexos: glândulas salivares. por onde passam os alimentos e ao longo do qual sofrem transformações. . É formado pela: boca. faringe. o pâncreas. esôfago. o fígado e a vesícula biliar. Órgãos do sistema digestivo que não fazem parte do tubo digestivo. intestino delgado e intestino grosso.Sistema Digestivo Tubo digestivo Órgãos anexos Conjunto de órgãos que formam um tubo que tem início na boca e termina no ânus. mas que têm funções importantes no processo da digestão.

.

. • Eliminação .Funções do Sistema Digestivo • Ingestão de alimentos.Degradação dos alimentos em componentes mais simples. • Absorção . • Digestão .Deslocação das substâncias do trato digestivo para a circulação sanguínea.Eliminação de substâncias não digeridas (formação das fezes).

 Processos mecânicos: Movimentos que quebram o alimento em pedaços menores e auxiliam-no a percorrer o tubo digestório. deglutição. Ex: mastigação.Digestão  Para o alimento ser digerido ele precisa passar por processos mecânicos (físicos) e químicos que facilitem a sua absorção. . movimentos peristálticos (contração e relaxamento da musculatura dos órgãos do tubo digestivo).

Insalivação: a saliva digere o amido e auxilia na formação do bolo alimentar.Quimificação: suco gástrico é produzido por células do estômago e transforma o bolo alimentar em quimo. . . que é pastoso e vai para o intestino delgado. o quimo é transformado em quilo que está pronto para o início da absorção dos nutrientes. .Quilificação: pela ação da bile e suco pancreático lançadas no intestino delgado. .Digestão  Processos químicos: Reações químicas que transformam as substâncias dos alimentos em outras mais simples. No estômago começa a digestão das proteínas e termina a dos carboidratos.

ponto de apoio . A boca é uma cavidade para onde é encaminhada a saliva produzida nas glândulas salivares e que contém a língua e os dentes.Incisivos: cortam .Molares: trituração .Caninos: rasgam.Tubo Digestivo  Boca: início do processo de digestão.Pré-molares: trituração .  Dentes: tem função mecânica de reduzir e triturar o alimento em pequenos pedaços. .

.

 Faringe: órgão tubular comum aos sistemas respiratório e digestório que faz a ligação entre a boca e o esôfago. . além de possuir papilas gustativas que são responsáveis por sentirmos os quatro sabores dos alimentos.Tubo Digestivo  Língua: tem função de movimentação e umidificação do alimento.

em média pode acumular 1. no seu ponto máximo de digestão. . e faz com que o alimento mova-se para o estômago. no adulto.5 litros de alimentos e sucos digestivos. A presença de alimento no interior do esôfago estimula a atividade peristáltica. No estômago irá acontecer principalmente a digestão parcial de proteínas. Comunica-se com o esôfago através da cárdia e com o intestino delgado através do piloro.  Estômago: tem uma estrutura em forma de saco que.Tubo Digestivo  Esôfago: responsável pelo transporte do alimento da faringe ao estômago.

.

Tubo Digestivo  Funções do estômago: Reservatório para a liberação controlada do alimento ao intestino delgado. Quebra mecânica do alimento (através dos movimentos peristálticos). 3. Digestão do alimento através das enzimas presentes no suco gástrico. Mistura do alimento com o suco gástrico. 1. Destruição de bactérias através do ácido clorídrico. . 5. 4. 2.

.

Tubo Digestivo  Intestino delgado: Tubo longo. onde acontece a principal parte da digestão e absorção. . dobrado sobre si mesmo. sendo sua estrutura especialmente adaptada para essa função. pois a presença de microvilosidades e pregas no seu interior facilitam a absorção dos nutrientes dos alimentos. que tem cerca de 3 metros.

Íleo: é a porção final do intestino delgado. . pois o duodeno recebe as secreções produzidas pelo fígado e pelo pâncreas. .Jejuno: é a zona média do intestino delgado. onde ocorrerá a absorção de nutrientes. água. onde acontece a absorção dos alimentos que já foram digeridos no duodeno.Duodeno: É a parte mais pequena e corresponde a primeira porção do intestino delgado. . essenciais para a digestão. vitaminas e minerais.Tubo Digestivo  O intestino delgado pode ser dividido em três regiões principais: . É nessa região que acontecem os principais processos químicos da digestão.

.

 OBS: ação bacteriana produz gases.Elimina as fezes. é a parte final do tubo digestivo e se estendo do íleo até o ânus.  Funções: . . .Tubo Digestivo  Intestino grosso: mede cerca de 1. .5 metros.Absorve água. .Ajuda a formar as fezes.Produz muco para proteção e lubrificação da parede intestinal. sais minerais e pequenas quantidades de vitaminas produzidas por bactérias intestinais.

células mortas e bactérias. . transverso.Reto: local de armazenamento das fezes. .Cólon: responsável por absover água e sais minerais das sobras digestivas. .  As fezes são compostos de alimentos não digeridos. onde se localiza o apêndice vermiforme. É dividido em 4 regiões (colon ascendente. descendente e sigmóide. muco.Tubo Digestivo  O intestino grosso é dividido em 4 partes principais: . .Ceco: parte inicial do intestino grosso.Ânus: canal por onde saem as fezes.

.

logo à frente dos ouvidos. .Glândulas parótidas (2) – localizadas uma de cada lado da cabeça. nas bochechas. São as maiores glândulas salivares . profundamente debaixo da língua.Órgãos Anexos  Glândulas salivares: são glândulas. na cavidade bucal por canais muito finos. que lançam os produtos da sua secreção. A saliva tem a função de umidificar e digerir o amido. Possuem muitos canais minúsculos que libertam saliva por baixo da língua. na parte da frente da boca. . a saliva.Glândulas sublinguais (2) – situadas por baixo da língua. Existem três glândulas salivares: .Glândulas submandibulares (2) – situadas na parte de trás da boca.

.

uma secreção verde amarelada que é armazenada na vesícula biliar. A função digestiva do fígado é produzir a bile. Na vesícula a bile é concentrada e após cada refeição a vesícula contrai-se lançando grandes quantidades de bile no intestino delgado. localizado abaixo do diafragma. A bile emulsiona (dissolve) a gordura para facilitar a sua digestão e absorção pelo intestino delgado.Órgãos Anexos  Fígado: Maior glândula do corpo. .  Vesícula biliar: estrutura em forma de saco localizada por baixo do fígado. A vesícula biliar armazena a bile que é continuamente produzida pelo fígado. e é liberada quando gorduras entram no duodeno.

.

Além disso. carboidratos e gorduras. Produz suco pancreático que contém enzimas que digerem proteínas. . O suco pancreático entra no intestino delgado (duodeno) através de ductos pancreáticos.Órgãos Anexos  Pâncreas: É uma glândula localizada por baixo do estômago. o pâncreas também é reponsável por produzir insulina e glucagon que entram no corrente sanguínea.

.

Revisão .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful