You are on page 1of 21

Indústria de Tintas

Tinta: Composição química (pigmentada ou não), que após sua aplicação se converte em um revestimento, proporcionando às superfícies acabamento, resistência e proteção.
Custo/benefício. Exemplo: uma tinta com espessura de 75 microns representa 0,8 % do valor total de um carro médio e ainda assim o protege da corrosão, provê cor e aspecto de beleza.

Metal não ferroso Recomenda-se o emprego da pintura para prolongar a vida dos sistemas de galvanização e alumínio. impedem o desenvolvimento do mofo. visando oferecer maior segurança. PVC A pintura não tem finalidade específica de proteção.Alvenaria Evitam o esfarelamento do material e a absorção da água da chuva e de sujeira. mas sim de decoração ou sinalização de gases ou líquidos específicos. Madeira Efeito decorativo. . Metal ferroso A tinta é a solução mais econômica que se conhece até hoje para combater a corrosão. solução para o problema de absorção de água e umidade. que geram rachaduras e o apodrecimento do material. distribuem a luz.

separação de pigmentos. •Rendimento e Cobertura: O rendimento da tinta refere-se ao volume necessário para pintar uma determinada área. tais como detergentes. •Secagem: A secagem de uma tinta não deve ser tão rápida que não permita uma fácil aplicação e nivelamento. água sanitária e outros. A cobertura significa a capacidade da tinta em cobrir totalmente a superfície. resistindo à ação de agentes químicos comuns ao uso doméstico.CARACTERÍSTICAS DAS TINTAS •Estabilidade: Não apresentando sedimentação. •Lavabilidade: As tintas devem ser laváveis. coagulação. •Facilidade de aplicação: A tinta tem que se espalhar-se facilmente. •Durabilidade: É a resistência das tintas à ação das intempéries. empedramento. As marcas dos instrumentos devem desaparecer logo após a aplicação da tinta. entre outros. nem tão lenta que não permita demãos posteriores num tempo conveniente. .

COMPONENTES DAS TINTAS: .

• Antigamente:à base de compostos naturais.COMPONENTES DAS TINTAS: Resina: • Parte não-volátil . •Formação do filme: mecanismo de reações químicas do sistema polimérico. vegetais ou animais. etc).. alquídicas. • Denomina o tipo de tinta ou revestimento empregado (acrílicas. . que serve para aglomerar as partículas de pigmentos. epoxídicas. •Hoje em dia : obtidas através da indústria química ou petroquímica por meio de reações complexas. originando polímeros.

insolúvel no meio. não-coloridos e anticorrosivos (conferem proteção aos metais). certas características de consistência e outros efeitos.COMPONENTES DAS TINTAS: Pigmento : •Material sólido finamente dividido. . Utilizados para conferir cor. •São divididos em pigmentos coloridos (conferem cor). opacidade.

•Utilizado para auxiliar nas diversas fases de fabricação e conferir características necessárias à aplicação.COMPONENTES DAS TINTAS: Aditivo : •Ingrediente que adicionado às tintas. Solvente : •Liquido volátil. Exemplos:secantes. anti-sedimentantes. proporciona características especiais às mesmas ou melhorias nas suas propriedades. antiespumante. utilizado nas tintas e correlatos para dissolver a resina. geralmente de baixo ponto de ebulição. . etc. espessantes. niveladores. dispersantes. •Grande variedade.

As diversas operações unitárias referentes à misturação de tintas (mistura. o que facilita o ajuste da cor e o acerto final das propriedades da tinta. . completagem. dispersão.PROCEDIMENTOS DE FABRICAÇÃO: A indústria de tintas é caracterizada pela produção em lotes. filtração e envase) são inteiramente físicas. Na fabricação dos constituintes e na secagem da película ocorrem conversões químicas.

PROCEDIMENTOS DE FABRICAÇÃO: Processos de fabricação e comercialização de tintas .

são liberados para enchimento nas embalagens. aditivos e resinas em equipamento de alta precisão. 4) Moagem – a pasta obtida na pré-mistura passa pelo moinho para ser finamente dividida em pequenas partículas. conforme o padrão estabelecido. cor e secagem. resinas e demais matérias-primas da formulação. 8) Embalagem – os produtos são filtrados e enlatados para serem enviados à expedição. 5) Completação – o produto obtido na moagem é levado para tanques equipados com agitadores. onde se completa a formulação. . os produtos são submetidos a rigorosas análises para observação de viscosidade. 6) Tingimento – é a etapa onde se acerta a cor da tinta. Após aprovação. 2) Pesagem das matérias-primas obedecendo à formulação. 7) Controle de Qualidade – nesta etapa. brilho. cobertura. através da adição de solventes.PROCEDIMENTOS DE FABRICAÇÃO: Etapas: 1) Avaliação e controle de qualidade da matéria-prima. 3) Pré-mistura-mistura de pigmentos.

o dioxido de titânio. o oxido de zinco. O misturador pode ser semelhante a uma amassadeira. • Os principais pigmentos brancos mais importantes antigamente: avalaide. os cromatos de chumbo. reunião e mistura dos pigmentos e veículos: andar superior da fábrica.Processo de Fabricação Pesagem. . Os pigmentos corados: o azul da Prússia. diversos óxidos de ferro e algumas lacas. com lâminas em sigma. • Hoje em dia. litopônio. em vários tipos é quase que o único pigmento branco usado.

O que determina qual o tipo do moinho é o tipo de pigmento e de veículo. onde ocorre a moagem e mistura complementares.Processo de Fabricação A carga do material é transferida para o andar de baixo. Canalização por onde desce o líquido Diagrama esquemático: moagem de areia Restantes: forma manual . de seixos. podem ser usados diversos tipos de moinhos: de bolas. a areia. de cilindo de aço (antigos). agitadores a altas velocidades e moinhos de mós a altas velocidades (atual). Aqui.

usam-se centrífugas. onde ficam volumes de até vários milhares de litros. Para remover pigmentos não dispersados. A tinta líquida é então coada e para um tanque de transferência ou diretamente para a moega da máquina de enchimento. Filtragem tinta líquida . ou filtros a pressão. peneiras.Processo de Fabricação A tinta obtida é diluída e colorida em tanques com agitação.

embalados e transportados para depósitos.Processo de Fabricação A tinta passa pelo controle de qualidade e é então transferida para latas ou tambores. . que são rotulados.

Processo de Fabricação .

TINTAS PARA REVESTIMENTOS – BASE ÁGUA .

sob o ponto de vista quantitativo representam uma parte importante da composição dessas tintas. acrílicas. em dispersões aquosas poliméricas (emulsões) tais como: vinílicas. . As cargas minerais são prarticularmente importantes na produção de tintas látex para a construção civil. • Produtos denominados genericamente de produtos látex baseados. estireno-acrílicas. • A parte volátil das tintas látex é constiuída por 98% de água e 2% de compostos orgânicos. viníl acrílicas.• As tintas aquosas e os seus complementos representam 80% de todas as tintas consumidas por esse segmento de mercado.

Em um equipamento provido de agitação adequada são misturados água.Simultaneamente. emulsão.PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE TINTAS LÁTEX Pré-mistura. aditivos. coalescentes e o produto da dispersão. predominando as tintas látex. e pigmento. Completagem. A produção de tintas base água surge como alternativa para a redução de COV. aditivos. Acerto da cor e as correções necessárias. Filtração e envase. cargas. Dispersão.Em um tanque provido de agitação adequada onde são adicionados água. Sua maior aplicação é o ramo imobiliário. .

. Manual Básico sobre Tintas. B.A. Acesso em 21/11/2013. . Águia Química.aguiaquimica.pdf. Indústrias de Processos Químicos.youtube. Disponível em: http://www. Disponível em: http://www.com/watch?v=DPdWgoTn3jE. Acesso em 21/11/2013. Acesso em 18/11/2013.BIBLIOGRAFIA Como Se Faz Tinta. 1997 Tinta Emborrachada. N.br/produtos/search. SHREVE.J.com..R. Rio de Janeiro: Ed.anjo. JUNIOR.com/upload/tiny_mce/manual/manual_ basico_sobre_tintas. Disponível em: http://www. Guanabara Koogan S.A.

OBRIGADA! .