You are on page 1of 25

Barnabé e as pressões sofridas em Icônio

Lição 9
27 de novembro de 2011 Pr. Marosam Dias

Verdade Aplicada

Há uma glória muito especial reservada secretamente em Deus àqueles que com paciência suportam as pressões e perseguições por amor ao Evangelho.

“Não temas as coisas que tens de sofrer. . e tereis tribulação de dez dias. e dar-te-ei a coroa da vida” (2:10). Aqui encontramos a primeira advertência no livro relativo à perseguição da Igreja. Sê fiel até à morte. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós. para serdes postos à prova.

.

.Lemos em Atos 13 e 14 a primeira viagem missionária de Paulo. e agora se encontram em Icônio na difícil missão evangelizadora. Paulo. Barnabé e João como auxiliar: passaram em Chipre. Antioquia e Psídia. após serem separados para serem enviados pelo Espírito Santo.

13 de Atos para entender Atos 14 Paulo e Barnabé são Rejeitados pelos Judeus e Começam a Pregar aos Gentios (13:42-52)  Muitos dos judeus quiseram ouvir mais.È necessário entender o Cap. e alguns aceitaram o evangelho (13:42-43)  No sábado seguinte. uma grande multidão se reuniu para ouvir a palavra (13:44) .

movidos por inveja. contradisseram a palavra de Paulo e Barnabé (13:45) Por causa da rejeição da palavra por parte dos judeus. Paulo e Barnabé começaram a pregar aos gentios (13:46-52)  Muitos dos gentios aceitaram a palavra (13:46-48)  O evangelho foi divulgado naquela região (13:49) . Os judeus.

 Os judeus perseguiram Paulo e Barnabé e os expulsaram do seu território (13:50-52)  Paulo e Barnabé foram para Icônio  Os discípulos ficaram cheios de alegria e do Espírito Santo .

O resultado final da "primeira viagem missionária" foi um passo gigantesco da igreja. . que cresceu sob perseguição e pressão desde seu início.

financeira. no trabalho e assim vai. é pressão do diabo. Todos nós vivemos debaixo de pressão. ela sempre esta por perto. E por mais que tentamos fugir dela.1. da família. .

quando há uma oposição maligna ou quando queremos um melhor desempenho seja ele profissional. quando estamos enfermos. pessoal. familiar ou ministerial. quando estamos passando por uma luta. .A pressão é gerada quando queremos mudança no nosso temperamento.

Faculdade . Plantação de igrejas.Uma coisa temos que aprender sobre a pressão: Ninguém vai amadurecer ou ter crescimento espiritual sem estar debaixo de pressão! Exemplos: GF.

45 e 50 . Ler: At 13. foram impedidos de continuar a pregação do evangelho em Antioquia foram expulsos pelos judeus dessa cidade.Embora tendo um senso de urgência muito grande na alma de Paulo e Barnabé.

Em Icônio eles entraram juntos na sinagoga dos judeus. agora nos voltamos para os gentios”..46 Judeus e gentios freqüentavam a Sinagoga e se maravilhavam com as palavras de Paulo.. Era necessário anunciar primeiro a vocês a palavra de Deus. . “. Isso aguçava a inveja dos Judeus... At 13.. uma vez que a rejeitaram.

At 14.3 . daí milagres acontecem e atrai multidões. a fé é despertada. Toda vez que essa mensagem da graça é comunicada enfatizando a vontade de Deus. dizendo deles que falavam ousadamente acerca do Senhor. Isso estava acontecendo em Icônio.Lucas caracteriza o ministério desses homens.

mas não podemos nos limitar. Somos uma igreja que alargou suas fronteiras depois de experimentar o maravilhoso poder de Deus em nós.2 A pressão tem poder de mudar as coisas. sempre temos que querer mais e se estamos debaixo de pressão receberemos mais poder. .

não orou para que fosse livre da pressão.A Igreja primitiva quando estava debaixo da pressão da perseguição. Por isso pense bem antes de pedir poder para Deus. pois para receber terá que estar debaixo de pressão. Pelo contrário ela pediu. mais ousadia e autoridade. .

Você é capaz de suportar pressão? Deus escolhe maneiras diferentes de gerar pressão em nós. outros através do emprego e outros através das finanças. Uns através das necessidades. . outros através do casamento.

seja de qualquer tipo.Portanto. . quando a pressão chegar em sua vida. no lugar de dizer esta é uma brecha do diabo diga o seguinte: “Meu Deus esta é uma boa oportunidade para que o Senhor manifeste seu Poder na minha vida”.

É contra os principados e potestades” Ef 6. Todos os homens de Deus que pregavam Sua Palavra.12.Devemos estar sempre preparados para suportar as perseguições. foram perseguidos ao longo da história. apóstolos. profetas. . “A nossa luta. homens simples e de fama...

Vejamos alguns: . um dos pais da Igreja dizia que o sangue dos mártires era o adubo para o crescimento da igreja. mais eles cresciam em número.Tertuliano. Quanto mais os crentes eram massacrados.

..Estevão: apedrejado João Batista: decapitado Tiago irmão de João: decapitado Paulo: decapitado pelo imperador Nero Tiago irmão de Jesus: atirado do pináculo do templo Pedro: numa cruz de cabeça p/ baixo Tomé: por uma lança. .

O senhor Jesus previu esse tipo de perseguição dizendo: "Porque aquele que quiser salvar a sua vida. e quem perder a sua vida por amor de mim.25 Você já sofreu alguma perseguição por causa do evangelho de Jesus? . Mt 16. perdê-la-á. achá-la-á".

cura divina e autoridade sobre o mal. a dor. O sofrimento.Conclusão O senhor Jesus nos concede reconciliação. Porém. a humilhação devem ser vistos como bem-aventuranças que nos darão recompensa em Cristo Jesus. Ele não impede que soframos perseguições por pregarmos o evangelho. .

quando vos injuriarem e perseguirem e. porque é grande o vosso galardão nos céus. mentindo. disserem todo o mal contra vós por minha causa. porque deles é o reino dos céus. porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós”. .10-12: “Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça.Mt 5. bem-aventurados sois vós. Exultai e alegrai-vos.