You are on page 1of 29

FACULDADE DE PSICOLOGIA DE CINCIAS DA EDUCAO DA UNIVERSIDADE DE COIMBRA 2013/2014

As Tecnologias da Informao e da Comunicao na Educao Pr-Escolar. Excertos de Um Percurso Lcia Amante

Unidade Curricular: Tecnologia Educacional, 1Semestre


Docente: Prof. Doutora Maria Teresa Pessoa

Discente: Daniela Lopes n2012142132

NOVAS TECNOLOGIAS E NOVA ESCOLA

Um dos argumentos mais enunciados para no se integrar as novas tecnologias no pr-escolar relaciona-se com o facto de a utilizao dos computadores pelas crianas poderem tomar o lugar e dificultar o envolvimento com outro tipo de actividades, como as experincias directas de manipulao de materiais e objectos, fundamentais nesta etapa do desenvolvimento.

A realidade de hoje profundamente tecnolgica e a Escola tem de incorporar essa realidade, at porque tem um importante papel a desempenhar ao nvel da igualdade de acesso a estes meios.

A forma como a tecnologia utilizada nas escolas prepara segundo vrios autores os cidados para um futuro melhor e determina a melhoria da aprendizagem dos alunos.

Efectivamente a tecnologia no sinnimo de pedagogia e, por mais avanada que seja a primeira, continua a caber Escola e aos professores/educadores determinar a segunda.

A ESCOLA ASSIMILA AS INOVAES TECNOLGICAS INTEGRANDO-AS NOS ESQUEMAS PR-EXISTENTES.

Para alm de integrar as novas tecnologias, pretendeu-se saber de que modo podem estas ser postas ao servio de projectos educativos relevantes.

necessrio que a Escola passe a ser uma organizao aprendente (Perrenoud, 2002) e se transforme numa comunidade dedicada construo colectiva de aprendizagens significativas (Mello, 2002).

A INTEGRAO DOS NOVOS MEDIA NA ESCOLA NO EST EFECTIVAMENTE NOS NOVOS MEDIA, EST NA EDUCAO.
H duas formas de perspectivar a integrao das tecnologias digitais na Escola.

Uma que integra essas tecnologias na lgica de ensino-aprendizagem tradicional. Entendemos a tecnologia como uma ferramenta cognitiva que permite, enquanto meio simblico, amplificar as capacidades do sujeito.

Entendemos igualmente a tecnologia como uma ferramenta social (Crook, 1998) no sentido em que a tecnologia se pode constituir como um instrumento mediador e facilitador da interaco social dando lugar construo conjunta de conhecimento.

AS NOVAS TECNOLOGIAS PODEM DESEMPENHAR

NA CONSTRUO DO CONHECIMENTO ENQUANTO NOVOS MEDIADORES DA COGNIO HUMANA

Utilizao das novas tecnologias no Jardim de Infncia visava assim, a possibilidade de acesso a um novo instrumento cultural que, inserido num contexto integrado de aprendizagem, adquirisse todo o seu significado funcional e social proporcionando novas e relevantes experincias educativas.

O JARDIM DE INFNCIA

O projecto de investigao-aco decorreu entre Maio de 2001 e Julho de 2002. Teve lugar num estabelecimento de educao pr-escolar, em Lisboa, tutelado pelo, Centro Distrital da Segurana Social de Lisboa e Vale do Tejo.

Inspirado no Modelo Curricular do Movimento da Escola Moderna Portuguesa.


Jardim de Infncia de pequenas dimenses, que inclua uma sala de creche e duas salas de pr-escolar. Maioritariamente, uma populao de nvel scioeconmico desfavorecido, cujas oportunidades de acesso aos novos media eram muito limitadas.

UMA INVESTIGAO QUALITATIVA

Objectivo era intervir promovendo a integrao das TIC no dia a dia da sala de actividades e procurando proporcionar novas experincias de aprendizagem; Era igualmente nosso propsito observar, descrever, analisar, compreender e interpretar a vivncia continuada deste processo, nomeadamente considerando os pontos de vista dos diversos actores no terreno

UM ESPAO PARA OS COMPUTADORES NA


SALA DE ACTIVIDADES

Os computadores devem ser integrados no espao da sala de actividades e no fora dele, facilitando s crianas a emergncia de competncias de utilizao e de percepo do computador como instrumento natural de aprendizagem, ou ao servio das aprendizagens.

Retirada do texto As Tecnologias da Informao e da Comunicao na Educao PrEscolar. Excertos de Um Percurso( 2002) Lcia Amante

PRIMEIRAS REACES: AS CRIANAS

O principal objectivo era promover a familiarizao com o novo objecto presente na sala satisfazendo a natural curiosidade inicial das crianas. Todas elas produziram desenhos, ganharam alguma familiaridade com este programa, aprenderam a conhecer as principais ferramentas e suas funes e experimentaram formas, linhas, cores, tamanhos. Muitas interessavam-se tambm pelo teclado e pela possibilidade de fazer letras, o seu nome, os nomes dos colegas e por isso iniciaram-se tambm no programa de texto.

PRIMEIRAS REACES: AS EDUCADORAS

As educadoras expressavam assim, posteriori, as dvidas e receios sentidos no incio deste projecto: Ser que vou ser capaz? O que que crianas to pequenas vo fazer no computador? no entanto notrio um entusiasmo e uma vontade de vencer as dificuldades que se sobrepunha aos medos que aquela mudana provocava.

O INCIO DA INTEGRAO NAS ACTIVIDADES


CURRICULARES

Passada a fase da novidade que deu lugar s primeiras exploraes e descobertas do novo instrumento, seguiu-se um perodo em que se procurou desenvolver uma maior familiarizao com o instrumento e algumas das suas utilizaes, bem como o incio da sua integrao nas actividades curriculares.

Retirada do texto As Tecnologias da Informao e da Comunicao na Educao Pr-Escolar. Excertos de Um Percurso( 2002) Lcia Amante

Retirada do texto As Tecnologias da Informao e da Comunicao na Educao Pr-Escolar. Excertos de Um Percurso( 2002) Lcia Amante

Tanto o Livro de Receitas como o Jornal, constituram projectos que procuravam tambm, fazer a ligao s famlias e comunidade. A tecnologia deve ser usada e integrada no ambiente de aprendizagem, em relao com as diferentes reas curriculares constituindo uma, entre outras opes, de apoio aprendizagem. Os benefcios da tecnologia que potencializam as experincias de aprendizagem das crianas so insuficientemente explorados.

A FORMAO

E um processo de formao com as educadoras no sentido de lhes permitir apropriarem-se e ganharem algum domnio tcnico na utilizao dos novos equipamentos, ao mesmo tempo que se provocava a reflexo sobre a sua utilizao pedaggica.

O PLANO DE FORMAO QUE DELINEMOS PRECONIZAVA, EM LINHAS GERAIS, 4 OBJECTIVOS:


Facilitar a apropriao das TIC tendo em vista modificar atitudes pautadas pelo receio/ansiedade/dificuldade perante a sua utilizao; Promover junto das educadoras o desenvolvimento das competncias tecnolgicas necessrias sua autonomizao na utilizao do computador; Promover a utilizao das TIC em estreita interligao com as suas prticas pedaggicas procurando desencadear uma reflexo sobre essa utilizao no sentido de pr este instrumento ao servio da melhoria do projecto educativo; Introduzir princpios base de anlise da qualidade do software educativo, tendo em vista sensibilizar as educadoras para a necessidade de uma seleco adequada destes produtos.

A interveno entra assim numa nova fase. Ao nvel do processo de formao o nosso papel passava agora a ser essencialmente um papel de retaguarda, o apoio directo nas salas terminara e entrvamos numa fase de progressiva.

Por exemplo, ao Daniel, eu no tinha noo que ele identificava as letras. Ele tem dificuldade a nvel grfico em escrever o nome dele, ele no capaz, mas no teclado ele identificou- -me as letras todas e conseguiu escrever o nome dele.. Notas de Campo, 24 de Janeiro de 2002

Quando, a dada altura, a ligao Internet estabelecida a utilizao do correio electrnico que se veio a revelar junto das crianas como um instrumento extremamente poderoso ao nvel da estimulao da comunicao escrita.

Entretanto a Leonor refere o projecto dos Aores em que a sua sala est a envolvida e sugiro uma pesquisa sobre o assunto. Encontrmos v- rias coisas que lhes interessavam designadamente um site de uma escola de 1. ciclo e de um Jardim de Infncia. A Leonor anota o endereo do Jardim de Infncia, pois h muito que o seu grupo queria arranjar correspondentes aorianos e no tinham nenhum contacto. Notas de Campo Encontro de Formao, 4 de Junho de 2002

Foi extremamente fcil a adeso das educadoras a este novo recurso que claramente sentiam como um abrir da porta da sua sala a um imenso mundo.

O desenvolvimento de alguns projectos passou a incorporar a utilizao do computador como suporte de certas actividades, designadamente de escrita. O envolvimento das crianas nas tarefas e a apropriao do novo instrumento comprovado pelos numerosos registos que surgem, todas as semanas, no Dirio da Turma:

Eu estive no computador a fazer um desenho lindo! Toms, 17 de Janeiro de 2001


Eu gostei de estar no computador a fazer o jogo da Matemtica com o Rafael. Rita, 11 de Maro de 2002

ACTIVIDADES DE DESENHO

Dado que estas actividades constituem uma experincia diferente e que pode complementar as outras formas de expresso plstica, assinalam, o propsito dos programas de desenho, que a elaborao de figuras com formas geomtricas e a manipulao destas formas no ecr pode contribuir para o desenvolvimento de noes diversas, como simetria, organizao espacial, propriedades das forma , coordenao visual e motora inerente manipulao do rato, que simultaneamente difcil.

Retirada do texto As Tecnologias da Informao e da Comunicao na Educao Pr-Escolar. Excertos de Um Percurso( 2002) Lcia Amante

ACTIVIDADES DE ESCRITA

A mediao do computador na produo de escrita parece, para alm de motivar as crianas a escrever, contribuir significativamente para o desenvolvimento de competncias nesta rea, quer ao nvel das concepes sobre a sua funcionalidade, quer no que se refere aos aspectos figurativos e aos aspectos conceptuais desta aprendizagem (Martins, 1996; Martins & Niza, 1998).

OS JOGOS EDUCATIVOS

Procuraram privilegiar os programas mais abertos, que apelam fantasia, descoberta, criatividade, interaco cooperativa e possibilidade de escolher e fazer acontecer coisas, mais, ou menos difceis, mas em que a criana pode sempre experimentar uma sensao de poder e de controlo sobre o que acontece, importante para que sinta prazer na actividade e para o desenvolvimento de sentimentos de confiana sobre si e sobre as suas capacidades (Bruce, 1991; Clements & Swaminathan, 1995). Verificou-se que as crianas, preferiam explorar os programas em conjunto com um ou mais colegas desencadeando-se entre eles diversas interaces a propsito do jogo.

PARA ALM DO COMPUTADOR...

Cabe ao educador um papel fundamental na conduo das actividades, incluindo as que se desenvolvem com recurso ao computador. Neste mbito, se por um lado importante que o educador d margem criana para que experimente e desenvolva de forma autnoma as suas prprias estratgias, por outro necessrio estar vigilante dandolhe assistncia em determinadas tarefas e situaes.

Integrar as tecnologias e tirar partido de todas as suas potencialidades educativas requer que se v para alm delas, requer que se estabelea pontes entre essa utilizao e os conhecimentos que pe em jogo.
Que relacione e integre as demais actividades, que promova a sua aplicao funcional e que estimule a criana, tal como faz relativamente a outras actividades, a comunicar os seus saberes, as suas descobertas, pois nestes momentos de partilha que se joga e se amplia o significado social das suas produes, se aprofundam e valorizam os saberes de cada um ao mesmo tempo que se faz crescer o saber conjunto do grupo.

EM SUMA

Consideramos que as tecnologias podem, efectivamente, constituir- se como instrumentos que promovem a qualidade dos contextos educativos;

As possibilidades que os computadores conferem na realizao de actividades mltiplas funcionam como um estmulo sua realizao, favorecem o desenvolvimento, estimulam a comunicao com o exterior, a relao com a vida; No basta pois, integrar as novas tecnologias na Escola ou no Jardim de Infncia, preciso que ela ocorra no mbito de contextos de aprendizagem que aproveitem o potencial destes recursos no desenvolvimento de iniciativas conjuntas que envolvam as crianas a escola, os pais, a prpria comunidade educativa; A aprendizagem humana atinge a sua melhor realizao sempre que participativa, proactiva, comunitria, colaborativa, e que a construo de significados por ela valorizada, em detrimento da sua simples recepo.

VDEO

vdeo cartilha cdi 2008

BIBLIOGRAFIA
Amante, L. (2005) As Tecnologias da Informao e da Comunicao na Educao Pr-Escolar. Excertos de Um Percurso, Universidade Aberta.

You might also like