You are on page 1of 39

“Arte” Pré-Histórica

Conceitos Básicos
Pintura ou Pictografia: técnica que utiliza de pigmentos minerais, como as concreções ricas em manganês e couraças ferralíticas, ricas em óxidos de ferro e pigmentos vegetais ( a maior parte não foi conservada, apenas o carvão resistiu ao passar do tempo). Gravura , Gravação ou Petróglifo: técnica que pode ser desenvolvida através do picoteamento, incisão ou raspagem. Datação Relativa: método utilizada para comparar idades de grafismos encontrados próximos por meio da ordem de superposição, diferença de grau de pátina e descamação da rocha. Datação Absoluta: método que se vale do teste do carbono quatorze para grafismos soterrados, para grafismos com elementos vegetais agregados há o uso de um determinado tipo de acelerador de partículas e existe ainda a termoluminescência que usa a crosta da calcita que cobre algumas figuras.

mas existem casos em outras parte do mundo. .Classificação Arte do Paleolítico : Compreende a as pinturas e gravuras produzida em cavernas escuras ( a chamada “art pariétal” ) e a arte móvel ou portátil. É conhecida principalmente na Europa. Arte Rupestre: Compreende grafismos produzidos em abrigos de rocha pouco profundos em que a luz do Sol ilumina a área utilizada.

Arte do Paleolítico Linha azul-escuro: costa europeia Linha azul claro: principais limites da glaciação Tons vermelhos: arte “pariétal” Tons verdes :arte portátil .

Arte Pariétal Principais teorias: • • • Arte pela arte Magia Xamanismo Principais Sítos: Altamira(Espanha) Lascaux(França) Chauvet(França) Cellier( França) Romanelli ( Itália) .

Cronologia .

Altamira .Espanha .

.

Lascaux.França .

França .Lascaux.

.

Representações .

Símbolos .

Arte Móvel .

As Vênus .

Arte Pré-Histórica Brasileira .

Arte Rupestre .

.

.

Lapa do Ingá.PB .

.

.

.

.

.

.

.

.

.

MG .Parque Nacional do Peruaçu .

Parque Nacional do Peruaçu .MG .

Zoólitos .

Cerâmica Marajoara .

A Arte Pré-Histórica em outras partes do mundo .