You are on page 1of 22

1

Todo o Técnico de Gestão de Ambiente deve saber orientar-se no campo.

O primeiro passo para o domínio das técnicas de orientação é o conhecimento dos diversos tipos de orientação.

O Movimento do Sol
O

2

sol nasce aproximadamente

a

Este

e

põe-se

a

Oeste,

encontrando-se a Sul ao meiodia solar.

.3  Nota: A hora determinada pelos governantes (a hora dos relógios) está adiantada em relação à hora solar:  no Inverno está adiantada cerca de 36 minutos. enquanto que no verão a diferença passa para cerca de 1h 36 m.

4 .

No hemisfério Sul é diferente: 5 .

6 . podemos orientar-nos pela estrela polar. que nos indica o ponto cardeal norte.Orientação pelas Estrelas No hemisfério Norte.

FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DO RELEVO  Para 7 representar cartograficamente as altitudes das diferentes formas de relevo utilizamos dois tipos de mapas: .

que representam a altitude através de cores. . mais escuras representam as altitudes mais elevadas e as mais claras as mais baixas.8 Os mapas hipsométricos.

Mapa Hipsométrico da Europa 9 .

amarelo.10  Os tons de verde. . laranja e representam as altitudes castanho positivas (no continente) e os tons de azul para representam as altitudes negativas ou a profundidade (no mar).

Os Mapas topográfico/Cartas Militares 11 .

CURVAS DE NÍVEL 12 .

DEFINIÇÃO 13 Curvas de nível _ São linhas equidistantes que unem pontos com igual valor de altitude. .

CURVAS DE NÍVEL 14 .

15 Construção de um perfil topográfico .

Guião para a Construção de um Perfil Topográfico 1_ 16 Num mapa topográfico trace um segmento de recta AA' correspondente à direcção segundo a qual vai construir o perfil. .

.2_ Encoste papel uma tira 17 de milimétrico ao longo da direcção AA' como mostra a figura. Marque cada ponto em que as curvas de nível intersectam o limite da tira de papel e registe nesta a altitude ou cota dessas curvas.

3_ Numa folha de papel desenhe um 18 segmento de recta horizontal ligeiramente maior do que o da direcção AA'. que representa a altitude ou cotas. . Trace um eixo vertical.

19 A escala vertical para o perfil deverá começar um pouco mais abaixo do que o ponto de menor altitude ou cota e acabar um pouco mais acima do ponto de maior altitude ou cota. .

marque um ponto na intersecção da vertical com a paralela correspondente à mesma cota da 20 curva de nível. Sempre que tiver assinalado uma curva de nível na tira de papel.4_ Encoste a tira de papel ao longo da linha horizontal. .

.21 Depois de marcados todos os pontos correspondentes às curvas de nível projectadas. una os pontos obtidos com uma linha curva e obterá o perfil desejado.

22 F I M .