You are on page 1of 14

DEM - FCTUC

Métodos de enformação por Fundição

Curso de Engenharia Biomédica DEM - FCTUC

1

para após solidificação se obter a peça pretendida. Curso de Engenharia Biomédica DEM .Introdução à fundição Aplicação pura e simples do princípio de Arquimedes: “o líquido toma a forma do vaso que o contém” O objectivo fundamental da fundição é o de dar forma geométrica adequada ao metal. vertendo-o no estado líquido dentro de uma cavidade feita no interior de uma moldação (conjunto de elementos de materiais apropriados que definem o molde).FCTUC 2 .

T Curso de Engenharia Biomédica DEM .FCTUC 3 .Processamento De que modo é que é possível dar forma a um material? Fazer uma peça tipo: por fundição .

FCTUC 4 .Elementos principais na obtenção de uma peça por fundição •Moldação •geralmente constituída por duas meias moldações •material refractário •definem o contorno exterior da peça a obter •Molde •forma semelhante ao exterior da peça a obter •utilizado para a obtenção da moldação •Macho •definição das superfícies interiores da peça a obter •material refractário •Caixa de macho •geralmente duas meias caixas •Interiormente define uma forma semelhante ao interior da peça a obter Curso de Engenharia Biomédica DEM .

FCTUC 5 .Elementos principais na obtenção de uma peça por fundição Molde Macho Caixa de moldação caixa de macho Curso de Engenharia Biomédica DEM .

Classificação dos diversos tipos de fundição Moldações destrutíveis • Suportam um único vazamento • A peça é retirada pela destruição ou abate da moldação • O material da moldação deve perder parte da sua resistência para facilitar o abate Moldações permanentes • Suportam vários vazamentos sucessivos • A peça é retirada por abertura da moldação • O material da moldação deve ser resistente ao desgaste e aos ciclos térmicos induzidos durante o processo de produção Curso de Engenharia Biomédica DEM .FCTUC 6 .

1. Moldações destrutíveis / Molde permanente a) Moldação em areia Processo de moldação em areia verde Processo de moldação em areia seca Processo de moldação CO2/Silicato Processo de moldação Shell –Moulding Processo de moldação de Caixa Fria Processo de moldação com selagem por Vácuo b) Moldação com agregados refractários Processo de moldação com cerâmica Processo de moldação com gesso Curso de Engenharia Biomédica DEM .FCTUC 7 .

Curso de Engenharia Biomédica DEM .FCTUC 8 .

2.FCTUC 9 . Moldações destrutíveis / Moldes perdidos a) Moldação em areia Processo de moldação com molde evaporável b) Moldação com agregados refractários Processo de moldação por cera perdida Curso de Engenharia Biomédica DEM .

Moldações Permanentes a) Moldações Metálicas Vazamento por gravidade Vazamento sob pressão Vazamento sob baixa pressão Moldação por centrifugação Vazamento Contínuo Curso de Engenharia Biomédica DEM .FCTUC 10 .2.

Fases de Produção Moldações Destrutíveis Projecto Peça molde moldação machos+caixas molde caixa de moldação + areia de moldação moldação caixas de machos machos areia de machos sucatas Lingotes matérias primas< Composição da moldação vazamento fusão recuperação da areia solidificação abate e controle visual rejeições Acabamento e controle final Armazém e expedição Curso de Engenharia Biomédica DEM .FCTUC 11 .

FCTUC 12 .Fases de Produção Moldações Permanentes Projecto Peça moldação machos Quando aplicável caixas de machos moldação machos areia de machos matérias primas Composição da moldação vazamento fusão solidificação Ejecção e controle visual rejeições Acabamento e controle final Armazém e expedição Curso de Engenharia Biomédica DEM .

.FCTUC ...Selecção do Processo de Fundição Função dos metais e suas ligas Grupo da Liga Designação da Liga Ferro fundido cinzento Ferro fundido nodular Ferro fundido esferoidal Ferro fundido maleável Ferro fundido branco Ferro fundido mesclado Ferros ligados. Aços ao Carbono Correntes Aços de baixa liga Aços de alta liga Aços ligados resistentes ao calor Aços ligados resistentes ao desgaste Aços ligados resistentes ao ataque quimico Processo de Fundição Ferros Fundidos (1275-1355ºC) Moldação em Areia Aços Moldação em Areia Moldes Perdidos Moldação Cerâmica Alumínio (650-790ºC) Todas as Ligas de Alumínio Moldação em Areia Moldes Perdidos Moldações Permanentes 13 Curso de Engenharia Biomédica DEM .

Grupo da Liga Titânio (1470-1680ºC) Designação da Liga Todas as Ligas de Titânio Processo de Fundição Moldação em Areia Moldes Perdidos Moldação Cerâmica Moldação em Areia Moldações Permanentes Cobre (980-1230ºC) Latão Bronze Cupro Crómio Cupro Berilio Magnésio (705-790ºC) Todas as Ligas de Magnésio Moldação em Areia Moldação por Injecção Moldação por Injecção Zinco (400 a 450ºC) Todas as Ligas de Zinco Super-Ligas Ligas de Níquel Ligas de Cobalto Moldes destrutíveis Curso de Engenharia Biomédica DEM .FCTUC 14 .