You are on page 1of 22

Obtenção de Matéria

Que mecanismos garantem a obtenção de matéria pelos seres vivos?
1

Os organismos podem ser classificados em unicelulares e multicelulares

2

Contudo.Unicelularidade vs. 3 . permitindo a especialização de determinados conjuntos de células e contribuindo para um melhor aproveitamento energético. Levou ao aparecimento de organismos de maiores dimensões. Pluricelularidade À medida que aumenta a especialização dos seres multicelulares. os seres vivos tiveram que arranjar formas cada vez mais eficientes de obter matéria. maior cooperação e interdependência entre as células e maior interdependência em relação ao meio. verifica-se um melhor aproveitamento energético.

Classificação dos seres vivos quanto à obtenção de matéria Seres heterotróficos: necessitam de obter matéria orgânica e não orgânica do meio ambiente. o processamento de alimentos pelos seres heterotróficos inclui os processos de ingestão. Exemplos: as plantas verdes. 4 . digestão e absorção. as algas. a partir de compostos inorgânicos. alimentando-se de outros organismos ou dos seus produtos. produzem o seu próprio alimento mediante a fotossíntese ou quimiossíntese. algumas bactérias e outros seres unicelulares. Seres autotróficos: organismos que.

seleccionados e captados. 5 . no organismo.Processamento dos Alimentos – INGESTÃO: introdução dos alimentos. sendo expulsas do organismo. – DIGESTÃO: transformação de moléculas complexas em moléculas mais simples e solúveis. – ABSORÇÃO: é a passagem de substâncias simples do meio externo para o meio interno. – Egestão: as partículas que não são digeridas ou não são absorvidas abandonam o tubo digestivo. por acção de enzimas.

6 .

a absorção ocorre directamente através da membrana celular.Nos seres unicelulares. 7 .

De que forma a matéria entra e sai das células? Primeiro tenho de saber o que é a membrana plasmática! 8 .

Funções da membrana Definem os limites da célula – Fronteira Protecção Controlam o movimento de substâncias de dentro e para dentro da célula – Permeabilidade selectiva Detectam sinais do exterior Transporte de nutrientes Eliminação de excreções 9 .

Composição química da membrana 10 .

Evolução dos modelos da estrutura da membrana 11 .

Ultra – estrutura da membrana Modelo de Mosaico Fluido proposto por Singer e Nicholson (1972) 12 .

Ultra – estrutura da membrana 13 .

Ultra – estrutura da membrana 14 .

Ultra – estrutura da membrana Difusão lateral movimentos de fosfolípidos lateralmente numa mesma camada Flip.Flop Movimentos transversais de fosfolípidos de uma camada para a outra 15 .

Ultra – estrutura da membrana 16 .

Ultra – estrutura da membrana 17 .

Ultra – estrutura da membrana 18 .

Ultra – estrutura da membrana Meio extracelular 19 .

Ultra – estrutura da membrana 20 .

que têm várias funções: estrutural.Membrana Plasmática: constituição A membrana plasmática é constituída: 25 a 40% de lípidos. enzimática. com mobilidade lateral e movimentos de flip-flop. Pode haver aproximadamente 10% glícidos (na superfície exterior): glicolípidos e glicoproteínas. com função de reconhecimento de substâncias do meio externo. ◘ Os fosfolípidos formam dupla camada fluida. ◘ As moléculas de lípidos são: fosfolípidos (moléculas anfipáticas). transporte. 21 . 60% a 75% de proteínas. recepção de sinais do meio externo e contráctil. colesterol e glicolípidos (moléculas anfipáticas).

5.cl/sw_educ/biologia/bio100/html/portadaMIval2. Existem já propostas de alteração a este modelo.html 22 .Membrana Plasmática O modelo actualmente aceite para a membrana plasmática foi proposto em 1972 por Singer e Nicholson – Modelo do mosaico fluído.uc. Glicolípido http://www.