You are on page 1of 30

Elaborao e apresentao: ADRIANO FURQUIM

Definies
Frequncia: o nmero de ciclos por unidade de tempo. Expresso em Hz (Hertz o n de ciclos por segundo). Perodo: o tempo necessrio para se completar um ciclo; inverso da freqncia.

Definies

Tenso de pico: o valor mximo instantneo de um sinal alternado.

Ripple: Ripple a componente alternada (vca) que incide sobre uma fonte de corrente contnua (vcc).

Exerccio:

Um ponto material possui movimento circular uniforme e realiza uma volta a cada 2,0 s. O perodo, a freqncia e a velocidade angular desse mvel so, respectivamente: Calculando o perodo temos: T = t/n T = 2,0/1 T = 2,0 s - Calculando a freqncia temos: f = 1/T f = 1/2,0 f = 0,50 Hz - Como o corpo percorre uma volta (2p rad) em 2,0 segundos, podemos calcular a velocidade angular: w = j/t w = 2p/2,0 w = p rad/s

FONTES DE FORA ELETRNICAS


1. 2. 3.

Existem basicamente trs tipos de fonte de fora CC: Pilhas e baterias Geradores CC Fontes de fora eletrnica As pilhas e baterias produzem tenso CC atravs da ao qumica. Os geradores CC usam movimento mecnico para girar um condutor em seu campo magntico e assim produzir uma tenso CC pulsante. Um equipamento mais potente, nos quais o uso de pilhas ou baterias seria impraticvel, a energia CC fornecida por uma fonte de fora eletrnica.

FONTES DE FORA ELETRNICAS

A maioria dos circuitos eletrnicos requer correntes contnuas para a operao. Aparelhos que usam a rede eltrica precisam de um circuito para converter a tenso alternada para tenso ou tenses contnuas necessrias. Mesmo em aparelhos que usam pilhas ou baterias, pode haver necessidade de converso da tenso para nveis de operao dos circuitos. Uma fonte ideal no deve apresentar perdas, a tenso fornecida deve ser contnua pura, sem ondulaes e constante, independente da variao da carga. evidente que isso no existe na prtica, mas a evoluo dos circuitos (de fontes ou quaisquer outros) ocorre sempre no sentido da aproximao com o ideal.

FONTES DE FORA ELETRNICAS

A tenso de sada no retificador pode ser chamada de tenso CA retificada ou tenso CC pulsante. Como na sada da fonte necessitamos de uma tenso CC sem variaes, um circuito de Filtro empregado logo aps o estgio retificador. Este circuito eliminar as pulsaes existentes na sada do retificador. O filtro normalmente consiste de um capacitor, uma combinao de capacitores e indutores ou uma combinao de capacitores e resistores.

FONTES DE FORA ELETRNICAS A tenso obtida na sada do filtro pode ser aplicada
diretamente carga. Porm essa tenso poder variar devido a variaes da tenso CA de entrada e da carga. Essas variaes poderiam prejudicar o desempenho do circuito em operao. O Regulador efetua as compensaes necessrias causadas pelas variaes da tenso CA de entrada e as variaes de carga, mantendo a tenso de sada constante. O regulador normalmente um circuito de controle por realimentao, composto por transistores e outros semicondutores.

Circuitos bsicos de fontes


A figura ao lado mostra o diagrama bsico em blocos de uma fonte de fora eletrnica.

Conversores CCCC

Ao utilizarmos uma pilha ou bateria como fonte de energia a tenso fornecida pode no ser adequada ao circuito a ser alimentado. Neste caso necessria uma fonte que converta a tenso disponvel na utilizvel. Essas fontes so chamadas de Conversores CCCC. Essa converso da tenso CC de uma dada bateria em um valor mais alto, implica na converso da tenso CC da bateria em tenso CA, atravs de um dispositivo de chaveamento eletrnico. Esta tenso elevada ao valor desejado por meio de um transformador. A tenso alternada do secundrio do transformador ento retificada para a tenso CC pulsante, filtrada e aplicada carga atravs de um regulador.

Inversores CCCA

Este dispositivo necessrio quando se necessita de energia CA e s se dispe de baterias e pilhas como fonte de energia, ou seja, s de energia CC. Como no caso de conversor CC-CC a energia CC transformada em CA, por meio de chaveamento eletrnico, em seguida elevada ao valor desejado, retificada e filtrada. Os inversores so muito empregados em aeronaves, onde existem equipamentos que so alimentados com energia CA.

Circuitos Retificadores

A Retificao uma transformao da corrente alternada em contnua. Isto feito normalmente por diodos, componentes que s permitem a passagem da corrente em uma direo.

O exemplo mais simples de fonte: o transformador reduz ou eleva a tenso da rede para o valor desejado e um nico diodo s permite a passagem dos semi-ciclos positivos. Por isso, chamado retificador de meia-onda.

Circuitos Retificadores

O circuito anterior pouco eficiente e de elevada ondulao, pois a metade do ciclo no aproveitada. Na figura abaixo um circuito de onda completa, que usa ambos os semi-ciclos.

O secundrio do transformador duplo, com ligao em cascata, devendo cada lado ter a tenso desejada na sada da fonte. A ondulao da corrente de sada visivelmente menor que a do circuito de meia-onda.

Na figura abaixo, uma ponte de diodos faz o mesmo trabalho de retificao em onda completa sem necessidade de duplo secundrio no transformador. A contrapartida o uso de quatro diodos em vez de dois.

o mais utilizado nos dias atuais.

Filtros

A sada DC pulsante produzida pelos circuitos retificadores uma forma de onda complexa e inadequada para alimentar a maioria dos circuitos, e que pode ser dividida em componentes AC e DC: a finalidade do filtro remover ou atenuar a componente AC que chamada de ondulao Ripple. O filtro mais simples e tambm mais comumente empregado o filtro a capacitor, que consiste de um capacitor ligado diretamente carga RL tanto no retificador de meia onda como no de onda completa.

Filtros
Se a constante de tempo do capacitor for suficientemente grande, a quantidade de energia que o capacitor descarregar durante os picos da tenso CA ser pequena. Como resultado teremos uma tenso CC na sada aproximadamente constante. O capacitor reduz bastante a ondulao bem como aumenta a tenso mdia nos terminais de sada. A reduo na ondulao proporcional ao tamanho do capacitor. Quanto maior a capacitncia, menor ser a descarga do capacitor durante o tempo em que o diodo no conduzir. Quando escolhermos a especificao da tenso mxima do capacitor, devemos ter certeza que ela maior que a tenso de sada da fonte de fora. Geralmente aconselhvel deixarmos uma faixa de segurana de 20 %. O tipo de capacitor mais comumente usado em filtros o eletroltico de alumnio. Porm para aplicaes em pequenas correntes, algumas vezes so usados capacitores de tntalo.

Clculo do Capacitor de Filtro

As relaes entre corrente de carga, tenso de ondulao, valor do capacitor e tempo de descarga, podem ser formulados atravs de uma simples equao, que apresentada a seguir:

Considere uma fonte de fora com retificador de onda completa, que tenha uma tenso CC de sada igual a 5 V, sendo a mxima ondulao pico-a-pico permitida de 1 %. A corrente de carga 200 mA. Qual o valor mnimo do capacitor a ser usado?

I = 0,2 A t = 0,00833 s ER= 0,01 x 5 = 0,05 V


C= 0,2 x 0,00833 0,05 C = 33,33 F

Filtros LC e RC

Embora o filtro a capacitor seja o mais simples, pode-se melhorar a filtragem usando-se indutores (Choke) e resistores em combinao com ele. Um choke pode reduzir muito a amplitude de ondulao, visto que ele se ope s variaes de corrente atravs dele. A palavra inglesa "choke" significa "estrangular" ou "constringir". A analogia se deve ao fato dos indutores oferecerem uma impedncia cada vez maior conforme se aumenta a freqncia do sinal que lhe aplicado. como se o indutor estrangulasse o sinal AC cada vez mais, conforme a freqncia aumenta.

Filtros LC e RC

Para a mesma carga e mesmo retificador, o circuito Choke proporciona maior tenso de sada e ondulao (ripple) mais baixa. Pode-se tambm melhorar a qualidade da filtragem usando-se resistores associados a capacitores. Usando-se resistores no lugar do choque no circuito, a tenso de ondulao de sada pode ser reduzida a um valor menor que aquele obtido com apenas um capacitor. Quanto maior o valor do resistor, menor a tenso de ondulao, porm, uma certa quantidade da tenso produzida pela fonte cai sobre esses resistores, o que reduz a tenso disponvel na sada.

Proteo contra sobrecargas: Fusveis e Circuit Breakers

comum ocorrerem sobrecargas em fontes de fora, elas podem ser resultado de um curto-circuito nos terminais da fonte ou mesmo devido ao mau funcionamento de algum componente do circuito. Fusveis: o mtodo mais usado para proteger as fontes, consiste em um elemento sensvel corrente que o atravessa excedendo um valor especfico. Disjuntores: so dispositivos usados para proteo de circuitos. Quando h uma sobrecarga no circuito o disjuntor se abre interrompendo o mesmo. A diferena entre o disjuntor e o fusvel que o primeiro pode ser rearmado mecanicamente, isto o disjuntor no se queima, ele se desarma.

Fusveis

Consiste de um dispositivo condutor conectado em srie com o circuito ao qual dever proteger. Caso a corrente no circuito exceda a um valor prdeterminado para o fusvel, o mesmo se romper, interrompendo o fluxo de corrente. Um ponto a ser considerado que os fusveis no se abrem, ou se queimam exatamente no instante em que a corrente excede o valor especificado. Quanto velocidade os fusveis so disponveis em trs faixas: ao retardada, retardo mdio e alta velocidade.

Fusveis de Ao Retardada
So dimensionados para circuitos que algumas vezes devem suportar sobrecargas de 200 a 400% acima da corrente nominal. Se essa sobrecarga durar menos de 10 segundos, esse tipo de fusvel a suportar sem abrir. Os fusveis de ao retardada tm sua maior aplicao em circuitos que so submetidos a sobrecargas temporrias, tais como: circuito de partida de motores e circuitos de carga de capacitores.

Fusveis de Retardo Mdio

So geralmente usados em circuitos que podem suportar uma sobrecarga superior a 200% do valor especificado, por cerca de um segundo. Esses fusveis so usados em aplicaes onde os componentes a serem protegidos podero ser,ocasionalmente, submetidos a uma corrente ligeiramente superior ao valor mximo de operao, sem se danificarem. Estes fusveis podem ser usados para a proteo do transformador de fora so conectados no circuito do enrolamento primrio.

Fusveis de Ao Rpida
so projetados para abrir muito rapidamente, mesmo com sobrecargas bem pequenas. So geralmente empregados na proteo de circuitos delicados ou crticos. Se a corrente de carga for excessiva, ou se o capacitor de filtro entrar em curto, por exemplo, pode-se usar este fusvel, em srie com a sada do circuito retificador, para efetuar a proteo apenas dos diodos retificadores.

Fusveis de Retardo Mdio

Fusveis de Ao Rpida

Circuit Breaker ou Disjuntores


Os disjuntores ou circuit breakers tm grande aplicao na aeronutica. Na linha de alimentao eltrica das aeronaves geralmente cada equipamento possui seu circuit breaker correspondente. Os disjuntores podem ser acionados (desarmados) por magnetismo ou por efeito trmico. Normalmente por efeito trmico (efeito Joule). Quando houver o desarme de um disjuntor, o mecnico ou o piloto poder verificar se existe alguma anormalidade no circuito e, se nada for constatado, o dispositivo poder ser rearmado. No caso de novo desarme, a existncia de defeito est comprovada, exigindo assim uma pesquisa mais detalhada no circuito.

Circuit Breakers Magnticos

Os disjuntores utilizados para proteo contra curto-circuito so chamados de magnticos. Pois possuem em seu interior uma bobina que no momento do surto de corrente cria um campo magntico provocando um deslocamento de uma armadura fazendo com que ele interrompa o fornecimento de energia.

Circuit Breakers Trmicos

Os disjuntores para proteo contra corrente de sobrecarga so chamados de disjuntores trmicos. Estes dispositivos possuem em seu interior uma lmina bimetlica que, no momento da sobrecorrente, ir aquecer provocando o deslocamento da armadura e o conseqente desarme do disjuntor.

You might also like