You are on page 1of 31

Centro de emprego e formação profissional de entre Douro e Vouga Junho de 2013

AMBIENTE, SEGURANÇA, HIGIENE E SAÚDE NO TRABALHO
Modalidade: Vida Ativa UFCD 3837

Castelo de Paiva Enfª Filipa Teixeira
1

Ambiente, Segurança, higiene e saúde no trabalho

2

Conceitos

3

modo de trabalho. comportamento.Conceitos  Perigo  Propriedade ou capacidade intrínseca de um componente do trabalho potencialmente causador de danos  Ex: substancia. situação. máquina… 4 .

por motivo ou durante o trabalho. patologia (causas e sintomas das doenças) ou outras lesões sofridas pelo trabalhador. 5 .Conceitos  Dano  Doenças.

6 . elevada ou reduzida. de se concretizar um determinado perigo  Para quantificar um risco.Conceitos  Risco  Probabilidade. valorizam-se conjuntamente a probabilidade de ocorrência do dano e da sua gravidade.

•Stress mecânico (vibrações e temperaturas extremas) •Posições desadequadas decorrentes de equipamento mal desenhado. 7 . ferramentas ou posto de trabalho De causa ergonómica De causa organizacional • Horas e ritmos de trabalho excessivos. •Insegurança ou insatisfação laboral.Exemplos de riscos – associados a lesões músculoesqueléticas • Movimentos repetitivos que requerem a aplicação de força. • Pausas e descanso insuficientes.

8 .

9 .

Ficha de trabalho nº1 10 .

Correção  1. em termos de LESÕES ou ferimentos para o corpo humano ou de dano para a saúde. Complete as seguintes frases usando as palavras       apresentadas: i) Entendemos como perigo: “ FONTE ou situação com potencial para o DANO . ou de uma combinação destes” . para o ambiente do LOCAL de trabalho. 11 . para o PATRIMÓNIO .

Correção  ii) Entendemos como risco:  “combinação da PROBABILIDADE e da(s)  CONSEQUÊNCIA (S) da ocorrência de um determinado acontecimento  PERIGOSO” 12 .

Correção 2. Nos seguintes exemplos indica qual o perigo e qual o risco: a) Um trabalhador da construção civil executa o seu trabalho num andaime onde a totalidade do piso não está preenchida e faltam guarda corpos:  Perigo  Andaime  Risco  Queda em altura 13 .

Nos seguintes exemplos indica qual o perigo e qual o risco: b) Numa fábrica há cabos elétricos mal isolados e é fácil um trabalhador entrar em contacto com estes:  Perigo  Corrente elétrica  Risco  Choque 14 .Correção 2.

O operador pode controlalas remotamente. só necessitando de se deslocar ao interior da sala uma vez por semana. perda de audição.Correção c) Uma empresa opera com máquinas extremamente ruidosas. mas inseridas numa sala insonorizada. surdez 15 .  Perigo  Máquina ruido  Risco  Lesão auditiva.

de que resulta ou possa resultar.  Causa-efeito entre o evento e a lesão 16 .  O tempo de trabalho.Conceitos  Acidente  Acontecimento ou serie de acontecimentos com a mesma origem. materiais ou ambientais  3 elementos:  O local do trabalho. uma situação d emergência  Provoca danos pessoais.

17 . produzindo direta ou indiretamente:  lesão corporal.  perturbação funcional ou  doença que provoque redução da capacidade de trabalho ou de ganho (redução da capacidade laboral).Conceitos  Acidente de trabalho  Acontecimento que se verifica no local e tempo de trabalho. ou mesmo a morte.

Conceitos Acidente de trabalho Lesão corporal Perturbação funcional Qualquer dano produzido no corpo humano seja ele leve ou grave Ex: corte de um dedo ou perda de um membro Prejuízo de qualquer órgão ou sentido Ex: perda de visão provocada por uma queimadura 18 .

de 30 de Abril) 19 . 3. 4 do artigo 6º do Decreto-Lei 143/99.Conceitos  Extensões da lei:  Certos acidentes ocorrido fora do local de trabalho ou tempo de trabalho  Na ida e regresso para o local de trabalho (nº2 do artigo 6º da Lei nº100/97 e nº2.

Conceitos  Acidente de trabalho:  No local e tempo de trabalho.  Na execução de serviços espontaneamente prestados e de que possa resultar proveito económico para a entidade empregadora 20 . satisfeitos os requisitos previstos no nº1 do artigo 6º  Na viagem de ida e regresso para e do local de trabalho. nos termos em que vier a ser definido em regulamentação posterior.

quando no exercício do direito de reunião ou de atividade de representante dos trabalhadores. quando em frequência de curso de formação profissional ou. nos termos da lei.  No local de trabalho. 21 . fora do local de trabalho.Conceitos  Acidente de trabalho:  No local de trabalho. quando exista autorização expressa da entidade empregadora para tal frequência.

 Fora do local ou do tempo de trabalho.Conceitos  Acidentes de trabalho:  Em atividade de procura de emprego durante o crédito de horas para tal concedido por lei aos trabalhadores com processo de cessação de contrato em curso. quando ocorrido na execução de serviços determinados pela entidade empregadora ou por esta consentidos. 22 .

 Perturbação funcional.Conceitos – Doença Profissional  Doença profissional  Dano ou alteração da saúde causados por condições nocivas presentes nos componentes materiais de trabalho  Lesão corporal. 23 .  Doença  Como consequência direta da atividade exercida pelo trabalhador e não represente normal desgaste do organismo.

perante uma suspeita fundamentada de doença profissional  “ diagnóstico de presunção”  tem obrigação de notificar o Centro Nacional de Proteção contra Riscos profissionais (CNPRP). mediante o envio da Participação Obrigatória devidamente preenchida. 24 .Doença Profissional  Diagnóstico:  Compete a qualquer médico.

Doença Profissional Participação Obrigatória de Doença Profissional Trabalhador Declaração médica ou participação obrigatória Médico Participação Obrigatória Centro Nacional de Proteção contra Riscos Profissionais Superior hierárquico Empregador Doença Profissional? Sim – Diagnóstico definitivo Não – Doença Comum 25 .

atividade ou ambiente de trabalho 26 . o prazo para o efeito fixado. desde o termo da exposição ao risco e até à data do diagnóstico da doença.Doença Profissional  Haverá assim direito à reparação emergente de doenças profissionais quando se verifiquem as seguintes condições:  Ter sido diagnosticada uma doença profissional pelo centro nacional de prevenção riscos profissionais  Não ter decorrido.  Ter estado o trabalhador exposto ao risco pela natureza da indústria.

ou não. em impresso próprio.Doença Profissional  O Centro Nacional de Proteção contra Riscos Profissionais irá estudar a situação e avaliar se se trata. de doença profissional. mediante solicitação do próprio trabalhador afetado. 27 .

Ficha de trabalho nº2 28 .

tempo de trabalho e nexo de causa-efeito entre o evento e a lesão  Nenhuma das anteriores 29 .Correção 1. Nas seguintes afirmações assinale a opção mais correta: Considera-se acidente de trabalho aquele que ocorre no:     Local de trabalho Tempo de trabalho Local e tempo de trabalho Local.

Nas seguintes afirmações assinale a opção mais correta: Considera-se acidente de trabalho aquele que ocorre no:     Local de trabalho Tempo de trabalho Local e tempo de trabalho Local.1. tempo de trabalho e nexo de causa-efeito entre o evento e a lesão  Nenhuma das anteriores 30 .

do ponto de vista não médico.Faça corresponder as definições da tabela A com os conceitos da tabela B: A Procura combater. as doenças profissionais Uma das causas (fatores de risco) das doenças profissionais associadas à postura e movimento A sua finalidade é prevenir os acidentes de trabalho Designação dada ao dano produzido no corpo humano e que foi provocada por acidente de trabalho B Ergonómica Lesão corporal Higiene no trabalho Segurança do trabalho 31 .