IESAM - Instituto de Estudos Superiores da Amazônia

Comunicações via satélite
Engenharia de telecomunicações Prof.: Ronaldo
Alexandre Dias, Carlos Alexandre, Daniel Peralta, Diogo Ferreira, Gleyce Magno, Kleysson, Jorge e Washington Dannilo T1MB.

2005

Introdução
Surgiu após a Segunda Guerra Mundial; As tecnologias existentes (radio-HF, radioenlace em visibilidade e cabos metálicos – submarinos) não atendiam todas as necessidades; EUA iniciou fortes estudos para integrar-se com o resto mundo de forma eficaz e barata;

Early Bird (INTELSAT I). repetidor passivo sem amplificação do sinal(1960). . de comunicação).Comunicações via satélites Pioneiro: russo. Sputnik em 1957 (não foi considerado um s. primeiro geoestacionário com sucesso comercial. ECHO I: satélite-balão.

Não-geoestacionários: Sensoriamento remoto. Posicionamento (GPS). Etc. Meteorológicos. . Militares.Comunicações via satélites Atualmente existem cerca de 7500 satélites na órbita terrestre: Geoestacionários . Observação.

Telefonia fixa.Satélites geoestacionários Requisitos para entrar em órbita: Período de rotação igual ao da Terra (24hs). .800 Km/h. Velocidade angular aproximada de 28. etc. Difusão de TV. Navegação. Telex. Rede de dados. Altitude aproximada de 36000 Km acima do equador. Repetidor de sinal: Sinais de comunicação.

Região II . Região I .Centro.Europa.Principais faixas de freqüências Divisão do globo segundo a UIT: a.Américas e Groenlândia. . b. África. Sul e Leste da Ásia e Oceania. Oriente Médio e Norte da Ásia. c. Região III .

7 – 4.5 27.425 Interferência terrestre 14.7 – 21.2 17.7 – 12.7 Uplink (GHz) Problemas 5.925 – 6.2 11.5 Chuvas Chuvas. custo equipamento .0 – 14.5 – 30.Principais faixas de freqüências Banda C Ku Ka Freqüências 4/6 11/14 20/30 Downlink (GHz) 3.

Utiliza técnicas de FDMA e TDMA. dependente de fatores. Retardo de sinal 240 e 280 milissegundos.Área de cobertura Área predefinida. dependendo da distância entre destinatário e receptor. como potência. Canais multidestinatários. diâmetro da antena em terra e fatores econômicos e políticos. .

Facilidade de utilização em comunicações móveis.Vantagens Grande largura de banda disponível. . Todos os usuários têm as mesmas possibilidades de acesso. Superação de obstáculos naturais. Cobertura de grandes áreas.

Dificuldades e alto custo de manutenção. Elevado tempo de trânsito da informação. Aspectos institucionais.Desvantagens Alto investimento inicial. Necessidade de um veículo de lançamento. . legais e regulamentais. Pequena vida útil.

Transponders O que é? Nada mais são que circuitos existentes dentro dos satélites. Função: Receber o sinal. Amplificar e retransmitir o sinal à Terra. Converter a freqüência. .

é responsável pela recepção e retransmissão de uma determinada banda de freqüência. dependendo do tamanho. Diagrama em blocos básico de um transponder .Transponders Cada t. Cada satélite pode ter de 12 a 50 t.

Transponders Para maior confiabilidade. Diagrama em Blocos Simplificado do Sistema de Comunicações dos Satélites Brasilsat A1 e A2 . são aplicadas várias redundâncias nos sistemas de comunicação dos satélites.

ou também “uplink” e “downlink” sempre tendo o satélite como referência e não as estações terrenas.4GHz e são retransmitidas do satélite para Terra entre 3. O enlace de subida é também chamado de “inroute” (rota de entrada) e o enlace de descida. Enlace de comunicação por satélite composto pelo enlace de subida e descida. . “outroute” (rota de saída).9GHz a 6.Transponders As freqüências enviadas da Terra para o satélite devem estar dentro da faixa de 5.7 a 4.2 GHz.

. Receptores GPS.Global positioning system Sofisticado sistema eletrônico de navegação. Estações rastreadoras. Base de formação: Complexo sistema de satélites.

Encontram-se a 20 mil Km de altitude da Terra.z) e tempo (t) para localização do rastreador. Cada satélite tem período útil de doze horas sobre o horizonte.Satélites GPS O sistema conta atualmente com 26 satélites. .y. Através das mensagens enviadas pelos satélites é possível resolver incógnitas de posicionamento (x.

Sua estação principal está localizada no Colorado. Estas estações acompanham e corrigem continuamente a trajetória dos satélites e a sincronização de seus relógios. .Estações rastreadoras É o meio de controle do sistema.

A base de formação é uma antena. memória e fonte de alimentação.Antenas receptoras Os satélites em órbitas transmitem sinais de radiofreqüência. um oscilador. . circuito de recepção. que são capturados pelas antenas dos usuários.

Como funciona .

Transportes e deslocamento. .Aplicações Aplicações onde é exigida alta precisão de pontos geodésicos.

Localização de alvos. Navegação e orientação de mísseis.Área militar Nascimento do GPS. .

Limites de propriedades rurais. . Postes de redes elétricas.Mapeamento e geoprocessamento Coleta de dados de posicionamento de objetos (analógicos ou digitais). Edificações em geral. Etc.