You are on page 1of 24

PERICULOSIDADE

Radiaes Ionizantes Substncia Radioativa

COLGIO TABLEAU

TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO

PERICULOSIDADE
"So consideradas atividades ou operaes perigosas, na forma da regulamentao aprovada pelo Ministrio do Trabalho, aqueles que, por sua natureza ou mtodos de trabalho, impliquem o contato permanente com INFLAMVEIS ou EXPLOSIVOS em condies de risco acentuado.
"O trabalho em condies de periculosidade assegura ao empregado um adicional de 30% sobre o salrio sem os acrscimos resultantes de gratificaes, prmios ou participaes nos lucros da empresa."

PERICULOSIDADE - INDUSTRIAL
ATIVIDADE: Radiografia Neutronradiografia. REA: Manuseio de fontes. Industrial, Gamagrafia e

PERICULOSIDADE - INDUSTRIAL

FUNO:

Os raios-x industriais frequentemente utilizado na verificao de falhas em estruturas metlicas identificao de soldas defeituosas; fontes de radiaes tambm so utilizadas na determinao de espessuras de lminas metlicas, de vidro ou plsticos, determinao de nveis em recipientes; outro procedimento frequentemente usado so os trabalhos de gamagrafia, que consistem na utilizao de uma fonte de gama em analise de solta em dutos ou em qualquer outro equipamento.

PERICULOSIDADE - INDUSTRIAL

ADICIONAL PERICULOSIDADE:
Trabalhadores de Radiografia Industrial, Gamagrafia e Neutronradiografia, realizam estas operaes, continuamente. Sendo assim tem direito ao adicional de 30% de periculosidade.

PERICULOSIDADE VETERINARIA
ATIVIDADE: Atividades de operao com aparelhos de raiosX, com irradiadores de radiao gama, radiao beta ou radiao de nutrons. REA: Salas de irradiao e de operao de aparelhos de raios-X e de irradiadores gama, beta ou nutrons.

PERICULOSIDADE - VETERINRIA

FUNO: A Radiografia na veterinria tem como funo auxiliar no processo de produo de imagem de estrutura interna do corpo, por meio de raios X, que auxilia no diagnstico do animal, em caso de leses, fraturas, etc.

PERICULOSIDADE - VETERINRIA

ADICIONAL PERICULOSIDADE: No somente os operadores de raio-x mais como auxiliares, secretrias, mdicos veterinrios esto expostos a radiaes ionizantes em clinicas veterinrias que atende a servios de raio-x. Sendo assim tem direito ao adicional de periculosidade, porcentagem esta variada, sendo analisada por um perito do Ministrio do Trabalho.

PERICULOSIDADE AGRICULTURA
ATIVIDADE: Produo de radioistopos para uso em medicina, agricultura, agropecuria, pesquisa cientfica e tecnolgica REA: Laboratrios para a produo de radioistopos e molculas marcadas.

PERICULOSIDADE AGRICULTURA

FUNO: Na Agricultura a Substncia Radioativa, neste caso (agrotxicos) utilizam de algumas tcnicas para obter novas variedades de plantas, atravs da irradiao de semente e plantas. Tambm no controle e eliminao de insetos, esterilizando os machos por meio da irradiao.

PERICULOSIDADE AGRICULTURA

ADICIONAL PERICULOSIDADE: Todo profissional qumico e auxiliar que trabalha com substncias corrosivas, txicas, inflamveis ou com material explosivo tem direito ao adicional de 30% de periculosidade. Sendo que o profissional poder optar entre o adicional de insalubridade. Lembrando que este profissional passar a ter direito apenas de um adicional sobre o salrio.

PERICULOSIDADE ODONTOLOGIA
ATIVIDADE: Diagnostico odontolgico. REA: Laboratrios de testes, ensaios e calibrao com as fontes de radiao descritas. (Raio-X)

PERICULOSIDADE ODONTOLOGIA

FUNO: Na Odontologia, os dois tipos de radiografias mais utilizados so as periapicais (retiradas de dentro da boca) e as panormicas. A radiografia panormica, um dos mais importantes mecanismos, de uso amplo, que possibilita determinar, na face do paciente, a situao do osso, bem como a arcada dentria, em uma s tomada radiogrfica, de grande facilidade, j que o filme colocado fora da boca do paciente.

PERICULOSIDADE ODONTOLOGIA

ADICIONAL PERICULOSIDADE: Por se tratar de uma radiao ionizante, tcnicos em radiologia odontolgica tem direito ao adicional de periculosidade, bem como dentistas, secretrias e auxiliares envolvidos neste procedimento de raio-x odontolgico. Porm com ressalva de que apenas um perito do Ministrio do trabalho ir realizar o procedimento de clculo de porcentagem adicional para estes profissionais.

PERICULOSIDADE RADIOTERAPIA
ATIVIDADE: Radioterapia, ou Rdio-oncologia

REA: Laboratrios de testes, ensaios e calibrao com as fontes de radiao descritas.

PERICULOSIDADE RADIOTERAPIA

FUNO: Radioterapia tem como funo auxiliar no tratamento oncolgico utilizando radiao ionizante. Sendo duas utilizaes: Radioterapia externa e Braquiterapia. um mtodo capaz de destruir clulas tumorais, empregando feixe de radiaes ionizantes

PERICULOSIDADE RADIOTERAPIA

ADICIONAL PERICULOSIDADE: Por ser um trabalho contnuo e de periculosidade, o profissional em radioterapia tem direito ao adicional de 30% sobre o salrio. Sabendo que os envolvidos tais como: mdicos, auxiliares, entre outros dispostos a radiao contam tambm com o adicional, porm apenas com laudos tcnicos de um perito, ser acrescido este adicional.

PERICULOSIDADE MEDICINA NUCLEAR

ATIVIDADE: Medicina Nuclear

REA: Sala de diagnsticos e terapias com medicina nuclear.

PERICULOSIDADE MEDICINA NUCLEAR

FUNO: A medicina nuclear uma especialidade da medicina que faz uso de tcnicas seguras e indolores para compor imagens do corpo e tratar patologias. Como teraputica, a radiao utilizada com o objetivo de curar patologias, como, por exemplo, algumas formas de neoplasias. Apesar de o feixe radioativo incidir exatamente sobre o tumor, vrios efeitos colaterais acompanham este tipo de tratamento.

PERICULOSIDADE MEDICINA NUCLEAR

ADICIONAL PERICULOSIDADE: Todo trabalhado envolvendo radiaes ionizantes ou substancias radiativas do direito ao trabalhador um adicional de 30% incidente sobre o salrio. Sendo uma funo de periculosidade, todo operador que utiliza da medicina nuclear para resultados em exames clnicos, tem direito a este adicional.

PERICULOSIDADE RADIOLOGIA MDICA

ATIVIDADE: Diagnstico mdico

REA: Laboratrios de testes, ensaios e calibrao com as fontes de radiaes descritas.

PERICULOSIDADE RADIOLOGIA MDICA

FUNO: Radiologia a parte da cincia que estuda a visualizao de ossos e rgos atravs do uso de radiaes, gerando desta maneira uma imagem. Nas ltimas dcadas foram acrescentados novos mtodos de imagem, como a ultrassonografia, a ressonncia magntica nuclear, a mamografia, os novos equipamentos de tomografia computadorizada e muitos outros avanos vieram a contribuir para tornar essa rea ainda mais interessante.

PERICULOSIDADE RADIOLOGIA MDICA

ADICIONAL PERICULOSIDADE: Para os Tcnicos em Radiologia, uma vez que a lei expressa em lhe assegurar o direito ao recebimento do adicional de insalubridade, no devido o adicional de periculosidade, pois a legislao vigente veda o recebimento dos dois adicionais cumulativamente.

ELABORAO:

WALTER ALEXANDRE

JEFERSON SEVERINO
ANA PAULA FLVIO

PROF. FRANCISCO PRADO

You might also like