You are on page 1of 20

MATERIAIS COMPSITOS 1 Semestre 2012

UNIDADE 1 Introduo aos Materiais Compsitos

MATERIAIS COMPSITOS DEFINIES Um material composto formado pela unio de dois materiais de naturezas diferentes, resultando em um material de performance superior quela de seus componentes tomados separadamente.

MATERIAIS COMPSITOS

Componentes constituintes de um material composto


1. Matriz As matrizes tm como funo principal, transferir as solicitaes mecnicas ao reforo e proteg-lo do ambiente externo. As matrizes podem ser polimricas, metlicas ou cermicas.

2. Reforo

Elemento constituinte que confere ao compsito suas caractersticas mecnicas: rigidez, resistncia ruptura, etc. Os reforos podem ser materiais particulados ou fibras.

A escolha entre um tipo de reforo e uma matriz depende fundamentalmente da aplicao ao qual ser dado o material composto: caractersticas mecnicas elevadas, resistncia a alta temperatura, resistncia a corroso, etc.

Funo de cada constituintes de um compsito:


MATRIZ O material da matriz transfere as solicitaes mecnicas ao reforo, proporcionando rigidez ao material. Isola o reforo um do outro de tal forma que cada fibra/particulado pode agir separadamente. Isto impede/retarda a propagao de trincas. A matriz proporciona um bom acabamento s peas. Protege as fibra/particulados de ataques qumicos e/ou danos mecnicos (desgaste) superficiais.

O tipo de falha ir depender fortemente do tipo de material utilizado como matriz, bem como de sua compatibilidade com o reforo.

REFORO

Tem a funo principal de suportar a carga a que o material est sendo solicitado.
Pode servir como meio de conduo/isolamento eltrico. Proporciona maior tenacidade, resistncia, estabilidade trmica... Ao compsito.

Caractersticas da mistura reforo - matriz


As propriedades do compsito so obtidas em funo das percentagens de cada componente na mistura.
a) Percentagem em massa do reforo. d) Percentagem em volume da matriz.

b) Percentagem em massa da matriz.

e) Massa volumtrica do compsito.

c) Percentagem em volume do reforo.

Caractersticas da mistura reforo - matriz


f) Mdulo de elasticidade longitudinal El ou E1 (propriedades estimadas).
Fibras contnuas e alinhadas carregamento longitudinal g) Mdulo de elasticidade transversal Et ou E2. onde Eft representa o mdulo de elasticidade do reforo na direo transversal.

h) Mdulo de cisalhamento Glt ou G12.

onde Gft representa o mdulo de cisalhamento do reforo.

Caractersticas da mistura reforo - matriz

i) Coeficiente de poisson lt ou 12.

j) Resistncia a ruptura do compsito.

Vantagens da utilizao de compsitos


1. Apresentam capacidade de integrao de partes; 2. Compsitos permitem monitorao em servio, se sensores so introduzidos no material (smart materials). Caracterstica utilizada para monitorar os danos causados pela fadiga em estruturas de aeronaves. 3. Materiais apresentam uma elevada rigidez especfica (razo mdulo elsticodensidade) Tabela 1.1 4. Devido a elevada rigidez e resistncia especficas o material compsito apresenta, na maioria dos casos, maior leveza que materiais metlicos e maiores propriedades mecnicas que materiais polimricos. 5. Quando de matriz cermica ou polimrica, apresenta elevada resistncia a corroso. 6. Compsitos apresentam elevada flexibilidade de design. Partes complexas, com detalhes, as vezes no podem ser fabricadas com metal e/ou cermica sem alguma solda...

Desvantagens da utilizao de compsitos


1. O custo de manufatura de compsitos, na grande maioria dos casos muito alto quando comparado a manufatura de ao e alumnio. 2. Algumas propriedades como T de resistncia de peas, resistncia a qumicos, corroso dependem das propriedades da matriz.

MATERIAIS COMPSITOS

Benefcios e Limitaes

MATERIAIS COMPSITOS

Benefcios e Limitaes

MATERIAIS COMPSITOS - MERCADO O interesse dos materiais compostos est ligado a dois fatores: econmico

performance
Compsitos tendem a ser muito mais leve que os materiais metlicos, o que implica numa economia de combustvel e conseqentemente, num aumento de carga til (aeronutica e aeroespacial).

A reduo na massa total do produto pode chegar a 30 % ou mais, em funo da aplicao dada ao compsito.
O custo de fabricao de algumas peas em material composto pode ser tambm sensivelmente menor se comparado com os materiais metlicos. O fator performance est ligado a procura por um melhor desempenho de componentes estruturais, sobretudo no que diz respeito s caractersticas mecnicas

EXEMPLOS DE APLICAES COMERCIAIS

You might also like