You are on page 1of 16

Meios de Comunicação Social/Mass Media

Necessidade de Comunicar… Desde sempre o Homem teve necessidade de comunicar com os outros. .

No princípio… Comunicava através de: • Gestos • Sinais de Fumo • Fala • Marcas deixadas por onde ia passando… .

Com a descoberta da escrita… Quando começou a aprender a escrever e a ler passou a comunicar de uma forma mais organizada. .

. Temos à nossa disposição os mais variados instrumentos de nos colocar-mos em contacto.Nos nossos dias… Nos nossos dias a forma como comunicamos uns com os outros evoluiu imenso.

.…. seja através de linguagem falada ou escrita. por sinais. s0noros ou visuais.Mas o que é Comunicar?  Acção e efeito de comunicar. por meio de aparelhos técnicos. receber e transmitir mensagens por meio de diversos métodos. signos ou símbolos.

Temos os…  Meios de comunicação pessoal  Meios de comunicação social .

entre poucas pessoas. .Comunicação Pessoal São os que utilizamos para comunicar entre nós.

Comunicação Social São aqueles que utilizamos para comunicar com muitas pessoas ao mesmo tempo. .

Principais meios ………………..contemporâneos Televisão Rádio Jornais e Revistas (imprensa escrita) Internet .

 Todos eles pretendem informar.  Os meios de comunicação de massa. Cabe aos órgãos responsáveis. como para sublinhar e determinar um modo de pensar. . induzindo certos comportamentos e aquisição de certos produtos. fiscalizarem o tipo de informação que está sendo utilizada por esses meios. educar e entreter Qual sua função?? de a diferentes formas. por exemplo as variadas publicidades na Internet. bem como ao receptor das informações ter a percepção de seleccionar e analisar as informações que considerar úteis para si. podem ser usados tanto para fornecer informações úteis e importantes para a população. denunciado os abusos aos órgãos competentes. com conteúdos seleccionados de forma a atingir os diferentes tipos de público alvo.

não podemos falar de uma opinião pública nos termos em que se falava. Os cidadãos têm. Através de publicidades. reportando mais claramente esses interesses do que propriamente os dos cidadãos. Presentemente. os mass media podem influenciar a opinião pública sobre um determinado tema. hoje interferem directamente e de uma maneira activa nessas mesmas decisões. aparentemente. Hoje. os média desempenham uma função que não tinham há anos atrás. na primeira metade do século XX. maior participação nessas decisões. Se antes reportavam decisões e atitudes. mas na prática muitas vezes isso não acontece.A sua importância na opinião pública  Os mass media têm uma grande influência na vida das populações. mas esta é previamente determinada para ela. A opinião pública julga pensar autonomamente em função da mensagem que lhe é transmitida. . notícias e outras coisas. ou até mesmo levar a população ao consumismo. pois através dos vários meios de comunicação. por exemplo. este problema é fundamental nos dias de hoje. os mass media conseguem transmitir e moldar a opinião social. Porque os media são propriedade de grupos com interesses económicos e políticos. Dadas as novas tecnologias e a capacidade de influência que os media têm.

Assim. qualquer ferramenta nova poderia contribuir nessa disputa.Qualquer inovação. qualquer mecanismo. . passando a incluir também as universidades. Indispensável dizer que. quando dois blocos antagónicos politicamente. Durante os anos seguintes. surgiu por vias militares durante a Guerra Fria. socialmente e economicamente exerciam enorme controle e influência no mundo. a ARPANET foi sendo ampliada com novos pontos em todo o território Americano. surgiu o modelo experimental do e-mail (o seu primeiro software veio em 1972).. Em 1971. foram criadas as primeiras conexões internacionais. interligando computadores na Inglaterra e na Noruega. foi criada a ARPANET . ampliando a utilidade da Rede. inaugurando na prática suas actividades.ARPAnetwork e em Outubro do mesmo ano foi enviada a primeira mensagem remotamente. em 1969. Já em 1973. Na década de 60. as duas superpotências compreendiam a eficácia e necessidade absoluta dos meios de comunicação.Como surgiu a Internet?  A Internet. liderada pela União Soviética e pelos Estados Unidos.

desde qualquer parte do mundo. está no computador de cada um de uma forma rápida e idêntica à original. . portanto. intercâmbio de informação.Vantagens   Interactividade: O utilizador não é passivo da informação. É a sua especial maneira de estarem \"vivos\" e. úteis e rentáveis. de serem realmente eficazes.  Economia: A informação a que se tem acesso. com o pagamento de uma mensalidade. pode escolher como quer vêla e dar uma resposta directa. uso de dispositivos e recursos remotos (sistemas de e-learning). ao preço de uma chamada local e já existem pacotes 24h/dia.  Actualidade: Os documentos na rede actualizam-se continuamente.  Produtividade: Há a possibilidade de realizar comércio electrónico.

É o único território onde as fronteiras se diluíram e onde não existem quaisquer censuras (há.Globalidade: Uma vez que se entra na rede. Na Internet. obviamente. Correio electrónico (e-mail): É mundialmente conhecido e foi um dos primeiros serviços telemáticos a ser implementado na Internet e ainda hoje é provavelmente aquele que é utilizado com maior frequência que permite enviar/receber mensagens e ficheiros (de todo o tipo). a rádio e os jornais. algumas excepções. . Meios de Comunicação: Através deste meio podemos aceder a todos os outros meios de comunicação existentes tais como: a televisão. um utilizador pode ter liberdade de expressão. tem-se acesso a toda a informação e aos recursos que lá se encontram.

. as pessoas correm o risco de se tornarem anti-sociais.  Pessoas mal intencionadas (piratas….Desvantagens   Vírus.  Publicidade enganosa utilização abusiva de informação pessoal . drogas. .  Conteúdos impróprios. (ex: sexo.). violência).  Spam e publicidade indesejada.  A utilização excessiva provoca dependência.