You are on page 1of 33

Mini-curso

Deleuze e Educao: conexes


Slvio Gallo
Faculdade de Educao UNICAMP

Deleuze: Filsofo da Multiplicidade

Deleuze: filsofo da multiplicidade


Gilles Deleuze (1925-1995) Filsofo francs contemporneo, investiu numa filosofia das multiplicidades, na criao de uma filosofia atenta ao mundo e ao tempo presente. Uma filosofia do acontecimento.

Deleuze: principais obras


Empirismo e Subjetividade (1953); Nietzsche e a Filosofia (1962); A Filosofia Crtica de Kant (1963); Proust e os Signos (1964); O Bergsonismo (1966); Apresentao de Sacher-Masoch (1967); Diferena e Repetio (1968); Spinoza e o Problema da Expresso (1968); Lgica do Sentido (1969); Francis Bacon, lgica da sensao (1981); Cinema 1: A Imagem-movimento (1983); Cinema 2: A Imagem-tempo (1985); Foucault (1986); A Dobra Leibniz e o Barroco (1988) Crtica e Clnica (1993)

Deleuze e Guattari: intercessores


Gilles Deleuze (1925-1995)
e Flix Guattari (1930-1993)

Conheceram-se em 1969 e inventaram um novo estilo em Filosofia.

Deleuze e Guattari: intercessores


O essencial so os intercessores. A criao so os intercessores. Sem eles no h obra. Podem ser pessoas para um filsofo, artistas ou cientistas; para um cientista, filsofos ou artistas mas tambm coisas, plantas, at animais, como em Castaeda. Fictcios ou reais, animados ou inanimados, preciso fabricar seus prprios intercessores. uma srie. Se no formamos uma srie, mesmo que completamente imaginria, estamos perdidos. Eu preciso de meus intercessores para me exprimir, e eles jamais se exprimiriam sem mim: sempre se trabalha em vrios, mesmo quando isso no se v. E mais ainda quando visvel: Flix Guattari e eu somos intercessores um do outro.
Deleuze, Conversaes

Deleuze e Guattari: obras


Juntos, Deleuze e Guattari escreveram:

O Anti-dipo capitalismo e esquizofrenia (1972) Kafka por uma literatura menor (1975) Mil Plats capitalismo e esquizofrenia (1980) O que a Filosofia? (1991)

Deleuze Professor
As vidas dos professores raramente so interessantes. Claro, h as viagens, mas os professores pagam suas viagens com palavras, experincias, colquios, mesas-redondas, falar, sempre falar. Os intelectuais tm uma cultura formidvel, eles tm opinio sobre tudo. Eu no sou um intelectual, porque no tenho cultura disponvel, nenhuma reserva. O que sei, eu o sei apenas para as necessidades de um trabalho atual, e se volto ao tema vrios anos depois preciso reaprender tudo. muito agradvel no ter opinio nem idia sobre tal ou qual assunto. No sofremos de falta de comunicao, mas ao contrrio, sofremos com todas as foras que nos obrigam a nos exprimir quando no temos grande coisa a dizer. Viajar ir dizer alguma coisa em outro lugar, e voltar para dizer alguma coisa aqui. A menos que no se volte, que se permanea por l. Por isso sou pouco inclinado s viagens; preciso no se mexer demais para no espantar os devires. (1988, em entrevista a F. Ewald e R. Bellour)
Gilles Deleuze, Conversaes.

Deleuze Professor
As aulas foram uma parte da minha vida, eu as dei com paixo. No so de modo algum como as conferncias, porque implicam uma longa durao, e um pblico relativamente constante, s vezes durante vrios anos. como um laboratrio de pesquisas: d-se um curso sobre aquilo que se busca e no sobre o que se sabe. preciso muito tempo de preparao para obter alguns minutos de inspirao. Fiquei satisfeito em parar quando vi que precisava preparar mais e mais para ter uma inspirao mais dolorosa /.../ Um curso uma espcie de Sprechgesang [canto falado], mais prximo da msica que do teatro. Nada se ope em princpio a que um curso seja um pouco at como um concerto de rock.
Gilles Deleuze, Conversaes.

Por uma Filosofia da Diferena

Por uma Filosofia da Diferena Roberto Machado afirmou que no h dvida de que a grande ambio de Deleuze realizar, inspirado sobretudo em Bergson, uma filosofia da multiplicidade. E o prprio Deleuze iniciou um de seus ltimos escritos, O Atual e o Virtual, afirmando que a filosofia a teoria das multiplicidades.

Por uma Filosofia da Diferena


A filosofia de Deleuze pode ser vista como um desvio:

Se tivermos que ler a obra de Deleuze como um ataque ou uma traio aos elementos da tradio metafsica ocidental, temos que compreender tal postura como uma afirmao de outros elementos dessa mesma tradio. Em outras palavras, no podemos ler a obra de Deleuze como se estivesse fora ou alm da tradio filosfica, ou mesmo como uma efetiva via de escape daquele bloco; ao invs disso, devemos encar-la como a afirmao de uma (descontnua, mas coerente) linha de pensamento que permaneceu suprimida e latente, mas, no obstante, profundamente embebida na mesma tradio.
Michael Hardt. Gilles Deleuze, um aprendizado em filosofia.

Por uma Filosofia da Diferena A Filosofia da Multiplicidade est articulada com uma filosofia da diferena, que Deleuze exercitou em obras como Diferena e Repetio e Lgica do Sentido, j no final da dcada de 1960. Ela foi marcada por uma tomada de posio contra a filosofia hegemnica no Ocidente, o platonismo, fundada na noo de representao.

Por uma Filosofia da Diferena

Inspirado em Nietzsche, Deleuze quer inverter o platonismo. Em lugar de buscar as formas puras expressas numa nica Idia, atentar para as mirades de detalhes da sensibilidade; em lugar de buscar a contemplao do Sol, divertir-se com as mltiplas possibilidades do teatro de sombras no interior da caverna.

Por uma Filosofia da Diferena

Em Diferena e Repetio, a tese central que a diferena no foi tomada em si mesma pela tradio filosfica, mas foi assumida sempre como representao, como conceito.

A tarefa a que se prope Deleuze a de buscar elementos na histria da filosofia, em filsofos como Hume, Spinoza, Nietzsche e Bergson, para pensar a diferena por si mesma.

Por uma Filosofia da Diferena


Talvez o engano da Filosofia da diferena, de Aristteles a Hegel passando por Leibniz, tenha sido o de confundir o conceito da diferena com uma diferena simplesmente conceitual, contentando-se com inscrever a diferena no conceito em geral. Na realidade, enquanto se inscreve a diferena no conceito em geral, no se tem nenhuma Idia singular da diferena, permanecendo-se apenas no elemento de uma diferena j mediatizada pela representao.
Deleuze, Diferena e Repetio

Por uma Filosofia da Diferena


Para experimentar a diferena preciso mudar os culos filosficos. Deleuze props uma filosofia baseada na diferena e no na identidade, que escapa ao mbito da representao. Segundo ele, a diferena tratada na filosofia da representao como uma espcie de monstro: E no certo que seja apenas o sono da Razo a engendrar monstros. Tambm a viglia, a insnia do pensamento, os engendra, pois o pensamento este momento em que a determinao se faz una fora de manter uma relao unilateral e precisa com o indeterminado. O pensamento faz a diferena, mas a diferena o monstro /.../ Arrancar a diferena de seu estado de maldio parece ser, pois, a tarefa da filosofia da diferena.
Deleuze, Diferena e Repetio

Por uma Filosofia da Diferena


Para Deleuze, o pensamento no natural: um empreendimento difcil; ele raro e s acontece de maneira forada.
O modelo tradicional do pensamento o da recognio: o objeto do pensamento sempre o mesmo, no se sai do mbito do platonismo. Isto leva a uma ortodoxia, isto , o no rompimento com a doxa, com a opinio.

Por uma Filosofia da Diferena


A recognio implica em que sempre pensamos a partir de uma imagem do pensamento, que define, de antemo, o que se pode e o que no se pode pensar.
Mas, para Deleuze, o pensamento criao, a experincia de pensar no prprio pensamento; isto s possvel se deixamos a ortodoxia e experimentamos um pensamento sem imagem. ele que permite a criao e a diferena.

Por uma Filosofia da Diferena

Em Lgica do Sentido Deleuze explorou mais a fundo a noo de Acontecimento, propondo o pensamento como Acontecimento. Mais tarde, em O que a Filosofia?, voltaria ao tema, apresentando o conceito a experincia de pensamento e seu produto como um Acontecimento.

Por uma Filosofia da Diferena


Acontecimento (Puro): no aquilo que chega (o acidente), mas a parte eterna e inefetuvel de tudo aquilo que chega, entidade impassvel sempre j advinda, mas tambm ainda a vir, subdividindo-se sem cessar em mltiplos acontecimentos singulares, e os reunindo em nico e mesmo Acontecimento; o enfrentamento de tudo aquilo que nos chega, sendo digno disso, constitui a moral.
Sasso; Villani, Le Vocabulaire de G. Deleuze

Uma introduo vida no fascista

Uma introduo vida no fascista


A obra produzida em conjunto por Deleuze e Guattari:
O Anti-dipo (1972) Kafka, por uma literatura menor (1975) Mil Plats (1980) O que a Filosofia? (1991)

Pode ser lida como uma Poltica e como uma tica.

Uma introduo vida no fascista


Uma Poltica, pois trata-se de uma leitura do panorama social e um ensaio de possibilidades de interveno, desde uma perspectiva transformadora e revolucionria;
E como uma tica, na medida em que implica em um trabalho do indivduo sobre si mesmo, na perspectiva de produzir uma outra forma de vida, para alm dos mecanismos autoritrios do poder.

Uma introduo vida no fascista


Segundo Foucault, a obra deleuzo-guattariana opunha-se a trs adversrios: os ascetas polticos, que ele chama de burocratas da revoluo e funcionrios da Verdade; os tcnicos do desejo, isto , psicanalistas e semilogos; e, por fim, o maior dos inimigos: o fascismo, este fascismo que habita todos ns, para alm de qualquer fascismo histrico, como o de Hitler ou de Mussolini. Foucault faz uma analogia com o ttulo de um livro de So Francisco de Sales, do sculo XVII, a Introduo vida devota, e afirma que O Antidipo uma introduo vida no fascista.

Uma introduo vida no fascista


O sistema poltico moderno um todo global, unificado e unificante, mas porque implica um conjunto de subsistemas justapostos, imbricados, ordenados, de modo que a anlise das decises revela toda espcie de compartimentaes e de processos parciais que no se prolongam uns nos outros sem defasagens ou deslocamentos. A tecnocracia procede por diviso do trabalho segmentrio (inclusive na diviso internacional do trabalho). A burocracia s existe atravs de suas reparties e s funciona atravs de seus deslocamentos de meta e os desfuncionamentos correspondentes. A hierarquia no somente piramidal: o escritrio do chefe est tanto no fundo do corredor quanto no alto da torre. Em suma, tem-se a impresso de que a vida moderna no desistiu da segmentaridade, mas que ao contrrio a endureceu singularmente.
Deleuze e Guattari, Micropoltica e Segmentaridade

Uma introduo vida no fascista


Diremos, da mesma forma, que o fascismo implica um regime molecular que no se confunde nem com os segmentos moleculares nem com sua centralizao. Sem dvida, o fascismo inventou um conceito de Estado totalitrio, mas no h porque definir o fascismo por uma noo que ele prprio inventa: h Estados totalitrios sem fascismo, do tipo estalinista ou do tipo ditadura militar. O conceito de Estado totalitrio s vale para uma escala macropoltica, para uma segmentaridade dura e para um modo especial de totalizao e centralizao. Mas o fascismo inseparvel de focos moleculares, que pululam e saltam de um ponto a outro, em interao, antes de ressoarem todos juntos no Estado nacional-socialista. Fascismo rural e fascismo de cidade ou de bairro, fascismo jovem e fascismo excombatente, fascismo de esquerda e de direita, de casal, de famlia, de escola e de repartio: cada fascismo se define por um microburaco negro, que vale por si mesmo e comunica com os outros, antes de ressoar num grande buraco negro central generalizado. H fascismo quando uma mquina de guerra encontra-se instalada em cada buraco, em cada nicho.
Deleuze e Guattari, Micropoltica e Segmentaridade

Uma introduo vida no fascista


Fenmeno de massa, molecular, o fascismo estende rizomaticamente seus tentculos pela teia social. So os microfascismos, os fascismos do cotidiano, aqueles cristalizados nas relaes de casal, nas relaes entre irmos, entre pais e filhos, nos locais de trabalho, nas relaes pedaggicas, que tornam o fascismo um fenmeno socialmente forte. So os fascismos moleculares que puderam, em alguns momentos histricos, fazer emergir um fascismo molar, um Estado fascista.

Uma introduo vida no fascista


uma potncia micropoltica ou molecular que torna o fascismo perigoso, porque um movimento de massa: um corpo canceroso mais do que um organismo totalitrio. O cinema americano mostrou com freqncia esses focos moleculares, fascismo de bando, de gangue, de seita, de famlia, de aldeia, de bairro, de carro e que no poupa ningum. No h seno o microfascismo para dar uma resposta questo global: por que o desejo deseja sua prpria represso, como pode ele desejar sua represso?
Deleuze e Guattari, Micropoltica e Segmentaridade

Uma introduo vida no fascista


Na filosofia poltica que desenvolveram em Mil Plats Deleuze e Guattari opem (no em sentido formal ou dialtico) as figuras do Estado e da mquina de guerra. O Estado uma inveno dos sedentrios, dos povos que vivem em cidades. O Estado age sobretudo pelo estriamento do espao e das relaes, isto , criando normas, regras, tcnicas, burocracias, modelos, conteno e direcionamento de fluxos. O Estado age pela territorializao.

Uma introduo vida no fascista


Mas o Estado encontra-se permanentemente ameaado por outra inveno poltica, completamente alheia a ele: a mquina de guerra, que por sua vez uma inveno dos nmades. A mquina de guerra procede por desterritorizalizaes, pelo alisamento do espao, isto , pela liberao dos fluxos, pelo desvio, pelo escapar s normas e burocracias. A mquina de guerra consiste em uma outra maneira de viver o espao e as relaes.

Uma introduo vida no fascista


A mquina de guerra pode ser capturada pelo Estado; a mquina de guerra pode devir em Estado, deixando de ser mquina de guerra. Mas ela tambm pode alojar-se no interior do Estado, escavando trincheiras e vivendo nele e dele, como verdadeiro parasita, sem no entanto territorializarse no Estado. A est o fenmeno do fascismo: alojar-se no interior do Estado, utilizar-se dele, sem no entanto tornar-se estritamente estatal; nisso reside seu poder e sua fora.

Uma introduo vida no fascista Enquanto aparelho de Estado, a instituio escolar tambm espao de proliferao dos fascismos. Mas, do prprio interior da escola, podemos criar focos de resistncia e de criao, mquinas de guerra que invistam na inveno de um modo de vida no fascista, que trace linhas de fuga e possibilite a emergncia de vacolos de liberdade.

You might also like