You are on page 1of 18

FIT FACULDADES INTEGRADAS DO TAPAJS

Discentes: Ewerton Pereira Flvio Lima Osvaldo Cardoso Rharyson Ribeiro Tiago Amaral

GENOMA BOVINO

Introduo
Um consrcio de 300 cientistas de 25 pases, entre eles o Brasil, conseguiu mapear pela primeira vez a sequncia do genoma de um bovino, em um avano que pode permitir diversas melhorias na produo pecuria. O projeto de sequenciamento do genoma bovino foi liderado por pesquisadores do Baylor College of Medicine (BCM), do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA ARS) e da Universidade de Georgetown. A realizao do trabalho de sequenciamento, montagem, anlise e anotao do genoma demorou seis anos, com um custo total de US$ 54 milhes.

Introduo
Como resultado, os pesquisadores identificaram que o genoma bovino composto de pelo menos 22 mil genes e apresenta altos nveis de conservao em sua estrutura quando comparado ao genoma humano. Tambm foram feitas descobertas relacionadas ao funcionamento de genes envolvidos com a lactao, o metabolismo e a digesto dos bovinos.

Introduo
Antigamente os criadores e as empresas de Inseminao Artificial, selecionavam os touros jovens que iriam ser coletado smen para os testes de prognie atravs dos dados de produo e conformao dos pais, avs, bisavs, utilizando os pedigrees dos animais como premissa para seleo dos mesmos. Depois, vieram outros mtodos de seleo destes touros at chegarmos ao Modelo Animal (1989) e Mrito Nato, Vida Produtiva e Escore de Clulas Somticas

Introduo

A identificao individual ao nvel molecular ir certamente contribuir para uma melhor utilizao dos recursos genticos. Estas novas ferramentas genmicas, baseadas na tecnologia do DNA, iro possibilitar entender a biologia dos genes envolvidos nas caractersticas de interesse.

O que Genoma?

Sequenciamento do Genoma
O que necessrio para o sequenciamento do Genoma?

DNA;
DNA POLIMERASE;

NUCLEOTDEOS;
NUCLEOTDEOS DIDEOXI.

Eletroforese

Provas Genmicas

Hapmap Bovino

Em trabalho associado ao sequenciamento do genoma, tambm foram identificados e validados 35 mil marcadores SNP (Single Nucleotide Polimorfism), que possibilitaram a construo do Mapa Haplotpico Bovino (Hapmap Bovino).

Sequenciamento do Genoma Bovino no Brasil

Menos de trs anos aps a divulgao do mapeamento do genoma bovino, realizado pela comunidade cientfica internacional, o Brasil apresenta os primeiros resultados do sequenciamento do genoma de animais de raas zebunas para leite (Gir Leiteiro e Guzer).

GIR LEITEIRO

Guzer

Concluso
O Mapeamento gentico, alm de nos mostrar se um animal Bom ou Ruim para determinada caracterstica, nos ajuda a selecionar animais superiores para programas de Transferncia de Embrio, Fertilizao In Vitro e os mais frteis candidatos ao uso de smen sexado. Auxilia tambm, a identificar animais que so portadores de genes recessivos indesejveis, diminui em 50 a 70% de erros na seleo dos melhores animais, faz teste de paternidade, adiciona valor na comercializao (leiles) e auxilia nos acasalamentos. claro que com o preo de $ 250,00 dlares, ainda invivel esta avaliao, mas os chips de baixa densidade como so chamados j esto disposio e cada vez mais acessvel aos produtores.

Referncias
http://www.agrolink.com.br/sementes/noticia/sequenciamento-do-genoma-do-girleiteiro-e-guzera-sera-apresentado_148778.html
Interural - a revista do agronegcio | maio de 2012 Wilson, Roy. , O Salto do Genoma, Revista Horizontes, p.6-7; Agosto 2008. 2. Caspers, Jean. , Genomic predicted transmitting ability called revolutionary . Mrio Luiz Martinez e Marco Antonio Machado -Embrapa Gado de Leite, Rua Eugnio do Nascimento, 610 Dom Bosco,Juiz de Fora MG, 36038-330. - PROGRAMA GENOMA BRASILEIRO DE BOVINOS E SUAS PERPECTIVAS DE APLICAES PRTICAS

You might also like