You are on page 1of 34

Faculdade de Filosofia Cincias e Letras de Ituverava

Alunas: Carla Guillen Marilia Aleixo

Biodiversidade Brasileira:
O Brasil um pas de propores continentais: seus 8,5 milhes km ocupam quase a metade da Amrica do Sul e abarcam vrias zonas climticas como o trpico mido no Norte, o semi-rido no Nordeste e reas temperadas no Sul, estas diferenas climticas levam a grandes variaes ecolgicas, formando zonas biogeogrficas distintas ou biomas: a Floresta Amaznica, maior floresta tropical mida do mundo; o Pantanal, maior plancie inundvel; o Cerrado de savanas e bosques; a Caatinga de florestas semi-ridas; os campos dos Pampas; e a floresta tropical pluvial da Mata Atlntica. Alm disso, o Brasil possui uma costa marinha de 3,5 milhes km, que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, esturios e pntanos.

Fauna e Flora Brasileira: o Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta. Esta abundante variedade de vida que se traduz em mais de 20% do nmero total de espcies da Terra eleva o Brasil ao posto de principal nao entre os 17 pases de maior biodiversidade.
Alm disso, muitas das espcies brasileiras so endmicas, e diversas espcies de plantas de importncia econmica mundial como o abacaxi, o amendoim, a castanha do Brasil (ou do Par), a mandioca, o caju e a carnaba so originrias do Brasil.

Importancia da conservao da biodiversidade:


A destruio da biodiversidade - ou seja, a perda das espcies existentes na Terra - no s causa o colapso dos ecossistemas e seus processos ecolgicos, como irreversvel.
A importncia da conservao da biodiversidade alcanou destaque mundial durante a ECO-92, a Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

Desde ento, foram consolidados fundos mundiais voltados especificamente para a conservao e cresceram os investimentos de agncias multi-laterais e bilaterais de fomento, assim como os de fundaes privadas ligadas ao meio ambiente. O interesse e a conscincia sobre a importncia da biodiversidade tambm tm aumentado significativamente entre o setor privado, com um nmero crescente de empresas que apoiam projetos de conservao em todo o mundo.

Apesar desses avanos, ainda h muito a ser feito, j que grande parte dos recursos humanos e financeiros destinados rea no so utilizados de maneira eficaz. Dessa forma , os grandes desafios so estabelecer prioridades claras para aes de conservao e saber como investir os escassos recursos humanos e financeiros de maneira eficiente. Em resposta a esse desafio, a Conservation International segue uma estratgia que concentra seus esforos e investimentos em reas prioritrias. Esta estratgia tem como diretriz o conceito dos Hotspots

Impactos da Agricultura sobre a Biodiversidade:


A produo de alimentos um dos maiores desafios do mundo moderno. A agricultura hoje produz alimentos para uma populao estimada em 6,5 bilhes de pessoas em todo o planeta. O crescimento populacional excessivo tem feito com que o ser humano consuma quase tudo aquilo que o planeta tem para oferecer. Com uma populao to grande, quase utpico imaginarmos uma produo de alimentos suficiente e sem impacto algum.

Impactos gerados pela agricultura:

Desmatamento a derrubada de matas originais, inevitvel devido ao crescimento populacional demasiado, vem sendo a causa dos maiores impactos ambientais. Eroso a perda de solo causada pela associao do uso incorreto do solo associado com as chuvas e ventos. Essa perda est retirando todas as camadas superiores do solo, chegando at as rochas, tornando o solo no-agricultvel. Alm disso, a terra que escorre com as chuvas, soterra rios e lagos, comprometendo sua vazo e qualidade da gua.

Perda de biodiversidade as espcies formadas durante muitos milhares de anos esto simplesmente desaparecendo com o desmatamento. Essas espcies podem ser necessrias para a produo de medicamentos no futuro.
Esgotamento da gua doce Mais de 60% da gua doce utilizada na irrigao de campos agrcolas. Poluio atmosfrica por mais que a produo de material vegetal capture carbono da atmosfera, o carbono liberado por atividades relacionadas supera a quantidade capturada. Esse carbono liberado pela queima de diesel dos tratores, produo de fertilizantes e defensivos agrcolas, alm da decomposio de restos de cultura.

Poluio de guas o uso descontrolado de adubos e defensivos agrcolas vem causando srios problemas de contaminao de guas por resduos e materiais lixiviados no solo, que podem causar problemas inclusive com a eutrofizao e contaminao de guas potveis. Desertificao O uso inadequado do solo, hoje liderado pela produo de gado e outros animais, vem desgastando os solos de forma espantosa, tornando-os quase totalmente infrteis. Isso vem fazendo com que quase nenhuma planta consiga sobreviver em muitas dessas reas, tornando-as desertas. Esse processo, infelizmente, irreversvel.

Destruio de mananciais o avano da agricultura sobre as matas nativas causa destruio das nascentes, por soterramento, impermeabilizao, entre outros fatores. Gerao de resduos a produo animal uma das maiores causas da gerao de resduos, principalmente devido s fezes animais geradas em animais criados em confinamento. As fezes dos porcos (chamadas de chorume de porco), as fezes de frango (chamadas de cama de frango), entre outras, esto dentre as principais poluidoras de ambientes rurais.

Praticas com Biodiversidade na Agricultura:

Controle Biolgico:
Controle biolgico um fenmeno que acontece espontaneamente na natureza e consiste na regulao do nmero de plantas e animais por inimigos naturais. uma estratgia que o homem vem utilizando h muito tempo para o controle de patgenos, pragas e ervas daninhas. O termo Controle Biolgico foi empregado para designar o uso de inimigos naturais para o controle de insetospraga. Posteriormente essa expresso foi usada para designar todas as formas de controle, alternativas aos produtos qumicos, que envolvessem mtodos biolgicos. Assim, o Controle Biolgico denominava tcnicas to diversas como o uso de variedades resistentes, rotao de culturas, antecipar ou retardar as pocas de plantio e colheita, queima de restos de culturas, destruio de ramos e frutos atacados, uso de atraentes e repelentes, de feromnios e de armadilhas.

O controle biolgico um componente fundamental do equilbrio da Natureza, cuja essncia est baseada no mecanismo da densidade recproca, isto , com o aumento da densidade populacional da presa, ou do hospedeiro, os predadores, ou parasitos, tendo maior quantidade de alimento disponvel, tambm aumentam em nmero. Desta maneira, os inimigos naturais causam um declnio na populao da praga. Posteriormente, a populao do inimigo natural diminui com a queda no nmero de presas, ou hospedeiros, permitindo que a populao da praga se recupere e volte a crescer. Neste caso, os parasitos e predadores so agentes de mortalidade dependentes da densidade populacional da praga.

Em comparao ao controle qumico o controle biolgico apresenta vantagens e desvantagens. Entre as vantagens pode-se citar que uma medida atxica, no provoca desequilbrio, no possui contra-indicaes, propicia um controle mais extenso e eficiente quando no existe maneira de se utilizar o controle qumico. Em compensao requer mais tecnologia, possui um efeito mais lento, no de to fcil aquisio, nem sempre pode ser aplicado em qualquer poca do ano e, geralmente, mais caro.

Tipos de Controle Biolgico: Controle biolgico artificial quando o homem interfere de modo a proporcionar um aumento de seres predadores, parasitos ou patgenos, podendo esses serem: insetos (mais atuantes no controle biolgico natural), fungos , vrus, bactrias , nematides e caros. Controle biolgico clssico . Importao e colonizao de parasitides ou predadores, visando ao controle de pragas exticas (eventualmente nativas). De maneira geral, as liberaes so realizadas com um pequeno nmero de insetos por uma ou mais vezes em um mesmo local. Neste caso o controle biolgico visto como uma medida de controle em longo prazo, pois a populao dos inimigos naturais tende a aumentar com o passar do tempo e, portanto, somente se aplica a culturas semiperenes ou perenes.

Controle biolgico natural . Refere-se a populao de inimigos que ocorrem naturalmente.So muito importantes em programas de manejo de pragas, pois so responsveis pela mortalidade natural no agroecossistema e, conseqentemente, pela manuteno de um nvel de equilbrio das pragas.

Controle biolgico aplicado. Trata-se de liberaes inundativas de parasitides ou predadores, aps criao massal em laboratrio. Esse tipo de controle biolgico bem aceito pelo usurio, pois tem um tipo de ao rpida, muito semelhante de inseticidas convencionais. O CBA refere-se ao preceito bsico de controle biolgico atualmente chamado de multiplicao (criaes massais), que evoluiu muito com o desenvolvimento das dietas artificiais para insetos, especialmente a partir da dcada de 70.

Corredores de Biodiversidade Tal como um estado ou pas, a rea do Corredor de Biodiversidade definida por uma linha imaginria. Dentro desses limites existe uma grande diversidade biolgica! O Corredor pode ser comparado a um mosaico de diferentes usos da terra, que integra parques e reservas naturais, reas de cultivo e pastagem, centros urbanos e atividades industriais.

Os Corredores de Biodiversidade so grandes unidades de planejamento regional que compreendem um mosaico de usos do solo e reaschave para conservao. So de extrema importncia biolgica, pois abrigam importantes centros de endemismos e grande parte das espcies ameaadas de extino.

Na Mata Atlntica, trs principais corredores de biodiversidade so reconhecidos: 1. Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar (CBSM)

2. Corredor Central da Mata Atlntica (CCMA)

3. Corredor de Biodiversidade do Nordeste (CBN)

1. Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar (CBSM) Compreende uma rea com aproximadamente 12,6 milhes de hectares, e abrange parte dos estados do Rio de Janeiro, So Paulo e Paran. A regio montanhosa, com gradientes altitudinais que vo do nvel do mar at 2.700m de altitude, e ainda resguarda uma extensa rea de remanescentes vegetacionais, apesar da proximidade com as maiores reas metropolitanas do Brasil. Alm da Serra do Mar, fazem parte do corredor diversas serras, como a da Bocaina, da Mantiqueira e dos rgos. Sua importncia biolgica enorme, especialmente por concentrar o maior numero de endemismos de diversos grupos taxonmicos. No estado do Rio de Janeiro, encontra-se a rea com a maior concentrao de endemismos de diversos grupos taxonmicos, inclusive de plantas vasculares. Destaca-se como a regio mais rica em espcies endmicas de orquidceas e bromelicea, muitas ameaadas de extino.

2. Corredor Central da Mata Atlntica (CCMA) Com aproximadamente 12 milhes de hectares, abrange parte dos estados da Bahia, Esprito Santo e Minas Gerais, e abriga importantes centros de endemismos de primatas, aves, anfbios e plantas. A vegetao dominante a Floresta ombrfila Densa, constituda por elementos amaznicos (principalmente nos tabuleiros), do sul do Brasil (nas regies serranas) e por numerosos endemismos restritos. A diversidade encontrada em algumas florestas do sul da Bahia e Esprito Santo esto entre as mais altas do planeta, com cerca de 450 espcies de rvores co-habitando um hectare de mata. Apesar da destruio sofrida no passado e de haver poucos remanescentes florestais e unidades de conservao, numerosas espcies novas foram descritas nos ltimos anos para essa regio, que continua ainda incompletamente inventariada. Esforos para a conservao de remanescentes, re-vegetao, recuperao e conexo de fragmentos so fundamentais para

3. Corredor de Biodiversidade do Nordeste (CBN) Abrange regies de Alagoas, Pernambuco, Paraba e Rio Grande do Norte, numa rea de cerca de 5,6 milhes de hectares. A vegetao florestal original distribua-se ao norte do rio So Francisco at o Rio Grande do Norte, incluindo na sua maior extenso as terras baixas da formao Barreiras, mas tambm as matas de brejo interioranas. Uma porcentagem muito pequena de remanescentes florestais sobrou (menos de 4%) e os fragmentos existentes encontram-se altamente degradados, com muitas espcies localmente extintas. Destaca-se neste corredor o grande nmero de endemismos de aves. Entre as plantas, destacase a famlia bromelicea, com 16 espcies endmicas

Referencia:
http://www.brasil.gov.br/cop10/panorama/brasil-e-abiodiversidade http://www.conservation.org.br/onde/mata_atlantica/index .php?id=144

http://portalbio.wordpress.com/aplicacoes-da-biologia2/controle-biologico/
http://www.diadecampo.com.br/zpublisher/materias/Mater ia.asp?id=22724&secao=Colunas

You might also like