You are on page 1of 6

a entrevista

Texto escrito:

f.Qual o significado da palavra “entrevista”? Entrevista n. Entrevistador. a adj. 1 Ato ou efeito de entrevistar. Que ou quem dá ou deu uma entrevista. 2 Conversa na qual alguém faz perguntas a outro(s) para depois publicar as informações. Dicionário Escolar 2. Entrevistado.º Ciclo de Português. a adj. e n. Texto . e n. Que ou quem entrevista alguém.

Acho as crianças muito mais imaginativas e capazes de alinhar nas minhas maluqueiras. Tema do interesse do entrevistado Como surgiu a ideia de escrever para crianças e jovens? Apresentação do entrevistado Comecei a escrever quando tinha 10 anos. (…) Que conselhos daria a quem não gosta de ler? Imparcialidade do entrevistador Diria que está a perder uma boa coisa! Às vezes os meninos não gostam de ler porque não lhes deram os livros certos. mas se lhe der uma biografia do Cristiano Ronaldo ele gosta. e ele começou a gostar muito das minhas histórias. Atualmente.10 de maio de 2011 (texto adaptado) . e ele portava-se mesmo bem! (…) Gosta mais de escrever para adultos ou crianças? Adequação da linguagem Só vos posso dar a resposta a vocês. Entrevista realizada no âmbito da iniciativa “Conheço um escritor”.Exemplo de um excerto de uma entrevista À Conversa com Luísa Ducla Soares Título Três leitores entrevistaram a autora e ouviram muitas histórias. Se um menino gosta muito de futebol. se lhe der um livro de poemas ele vai achar uma seca. Nessa altura escrevia muitas poesias a fazer troça dos meus irmãos! Decidi inventar uns heróis malucos para o meu irmão Zé. Gosto mais de escrever para crianças. está prestes a lançar quatro livros. que tem menos dez anos. os mais velhos não podem ouvir. publicada na revista Visão Júnior. Co meça a ler e percebe que um livro pode ser uma coisa boa. 72 anos. Um hamster acompanhou-os durante a visita Luísa Ducla Soares. Prometia-lhe que lhe contava uma história se ele se portasse bem. já publicou mais de cem livros! Alguns dos mais conhecidos são A Cavalo no Tempo. O Sultão Solimão e o Criado Maldonado e Meninos de Todas as Cores.

– adequação das perguntas ao(s) entrevistado(s) e à situação. – tema do interesse do(s) entrevistado(s). – utilização de um vocabulário simples e objetivo. – adequação da linguagem ao(s) entrevistado(s) e à situação. .Alguns aspetos a ter em consideração Regista alguns dos aspetos que encontraste nesta entrevista: – presença de um entrevistador e de um entrevistado. – imparcialidade na formulação das perguntas por parte do entrevistador.

ª parte: introdução – breve discurso do jornalista em que podem ser transmitidas informações acerca do entrevistado e/ou das razões que motivaram a entrevista.ª parte: corpo da entrevista – formulação das perguntas previamente preparadas (guião de entrevista) e registo áudio e/ou em papel das respostas do entrevistado. 2. .Durante a entrevista 1.

Antes de entregar o meu trabalho. não me esqueci das marcas do discurso direto. Utilizei a pontuação e os sinais auxiliares de escrita de forma adequada. Utilizei uma linguagem formal ou menos formal. . Utilizei um dicionário. Coloquei várias questões. refleti sobre os seguintes temas… Planificação Objetivos Conteúdos Organização Produzi uma entrevista. tendo em conta o(s) entrevistado(s) e o tema principal. Textualização Articulação das diversas partes Vocabulário Organização do texto Fiz uma breve apresentação do(s) entrevistado(s). consoante o grau de familiaridade estabelecido com o(s) entrevistado(s). Verifiquei se a abertura do texto se a relaciona com o fecho do mesmo. Selecionei as questões mais pertinentes e organizei-as. Ao transcrever a entrevista. quando tinha dúvidas sobre a ortografia de uma palavra. Organizei o texto em frases. Estrutura compositiva e formato adequado Acordo ortográfico Coloquei questões abertas ou fechadas . tendo em conta o objetivo da entrevista. períodos e parágrafos. Reorganizei e reescrevi partes do texto. Pesquisei informação sobre a pessoa/tema e registei algumas das questões a colocar. Revisão e reformulação Revisão de texto Revi os aspetos gráficos. consoante a(s) resposta(s) pretendida(s). ortográficos e de pontuação.