You are on page 1of 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE AGRONOMIA, MEDICINA VETERINÁRIA A ZOOTECNIA NÚCLEO DE ESTUDOS EM GENÉTICA E MELHORAMENTO

Efeito da endogamia sobre o crescimento de codornas europeias da linhagem EV2
Laura Aline Zanelatto de Souza

Cuiabá, 2013

na população.Conceitos “O acasalamento de indivíduos mais aparentados entre si.” Aumenta a homozigose Expressão de genes recessivos . do que o parentesco médio esperado se eles fossem escolhidos ao acaso.

. 2004)  A intensidade é a função direta de parentesco entre os animais acasalados.. a endogamia aumenta o aparecimento dos efeitos deletérios de genes recessivos na população.”(Brenda et al.Conceitos “Possibilitando (a endogamia) a fixação de alelos desejáveis e a concentração de características desejáveis nos animais.  O coeficiente de endogamia depende do tamanho efetivo da população.

Conceitos  Coeficiente de Endogamia (F) A probabilidade de dois alelos de um indivíduo serem idênticos por descendência .

Conceitos  Depressão endogâmica é a perda de vigor na descendência ocasionado pelo aparecimento de bad genes em condição homozigota.  Fixação de genótipo (milho).  Letais ou não.  Desempenho inferior.  Identificar alelos deletérios recessivos na população. .

usp.br/evosite/relevance/IIIA1Inbreeding.http://www.ib.shtml .

Material e Métodos Codornas europeias (Coturnix coturnix coturnix) 175 12 machos e 24 fêmas 3 gerações Não-aparentados. completos ao acaso Irmãos- .

Material e Métodos Programa de Melhoramento Genético do Departamento de Zootecnia/EV/UFMG (abril de 2011 a fevereiro de 2012). ad libitum. Qualificar e quantificar o efeito da endogamia no ganho de peso em codornas europeias da linhagem EV2. Dieta igual. . Controle de pedigree por anilhagem.

. .07g no peso final.Resultados e Discussão  Efeito linear negativo do coeficiente de endogamia sobre o peso das codornas. O aumento de um ponto percentual no nível de endogamia da ave gerou uma diminuição de 1. 2004). Perda de ganho por seleção e do valor fenotípico médio (Breda et al.

Resultados e Discussão .

07g no peso final por ponto percentual de aumento no coeficiente de endogamia.73 e 1.67%.  Níveis de endogamia médios foram de 1. .Conclusão  Sousa (2009) não encontrou efeito depressivo sobre o ganho de peso .  A endogamia tem efeito depressivo sobre o ganho de peso de codornas europeias com redução de 1. para as linhagens UFV1 e UFV2.

OBRIGADA! .

. R.Campo Grande: Sociedade Brasileira de Melhoramento Animal . João Pessoa. N. Minas Gerais.A. In: IX Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal. v. Silva M.F. 42 pag. 41-44. FELIPE. 2012. Anais do IV Simpósio Nacional de Melhoramento Animal. IX Simpósio Brasileiro de Melhoramento Animal. In: Antônio do Nascimento Rosa. M. 2012. Dissertação –Universidade Federal de Viçosa. 2002. Ferreira . A. Avaliação da endogamia em um programa de melhoramento de codornas de corte.). V.Referências GODINHO. F. SOUSA. p.M. Perspectivas do melhoramento genético de codornas no Brasil..CNPGC. 1ed. 2009. . . P.A . Efeito da endogamia sobre o crescimento de codornas europeias da linhagem EV2.J . . MARTINS. F.EMBRAPA . E. 1. S. (Org. Fernandes . Mendes E.