You are on page 1of 22

ITEC FEM

FORJAMENTO: TIPOS E CARACTERSTICAS


Rafael Corra - 12021000901 Filipe Renan - 12021001401

Ivan Picano
Marcell Negro

- 1218800801
- 12021001901

Luis Brasil Fbio Barros

- 11021005701
- 12021003901

SUMRIO
1.
2. 2.1. 2.2.

INTRODUO
TIPOS FORJAMENTO LIVRE FORJAMENTO MATRIZ ABERTA

2.3.
2.4. 2.5. 3.

CARACTERSTICAS FMA
FORJAMENTO MATRIZ FECHADA (FMF) CARACTERSTICA FMA VISO GERAL

4.
5. 6.

DEFEITOS CARACTERSTICOS
CONCLUSO REFERNCIAS

INTRODUO
Estima-se que o forjamento deva ter iniciado sua atividade no Egito e na sia, em torno de 4000 anos antes de Cristo. E ento, espalhou-se em muitos arredores do mundo ao longo dos anos, o antecessor dos processos de transformao por deformao plstica. As tribos hindus desde 1500 antes de Cristo trabalhavam o ouro, a prata e o ferro. A arte do forjamento foi utilizada at a idade mdia para a fabricao de armas e armaduras.
3

INTRODUO
O forjamento um processo de conformao mecnica, no qual materiais dcteis tm suas caractersticas dimensionais reajustadas ao serem impactados ou pressionados. Comumente empregado com o material pr-aquecido, o forjamento pode tambm ser realizado a frio em certas circunstncias.

TIPOS
Quanto a temperatura:

Conformao aps aquecimento: Permite grandes


deformaes, menores valores de esforos, boa preciso dimensional. Conformao sem aquecimento: Deformaes

limitadas, necessita maiores esforos mecnicos,


tima preciso.

TIPOS
Quanto ao processo:
Forjamento livre ou matriz aberta. Forjamento em matriz fechada.

Forjamento livre
Forjamento livre conformar por presso com ferramentas que se movimentam umas contra as outras e que no contm a forma da pea ou somente a contm em parte.
A moldagem livre apropriada para a confeco de peas de tamanhos diversos, que devem receber formas simples e lisas com superfcies planas ou uniformemente redondas.

Forjamento Matriz Aberta (FMA)


O forjamento livre pode ser realizado com o auxlio da fora muscular, quando ento denominado forjamento livre manual, ou com o auxlio ,das prensas ou mquinas de forjar, neste caso recebe a denominao de forjamento livre a mquina.

Tanto numa situao quanto outra (manual ou mquina), o formato da pea, assim como suas dimenses so obtidas pela habilidade do forjador em manipular as mquinas e as ferramentas, sendo portanto uma operao a ser realizada por profissional especializado.

Caractersticas FMA
Vantagens: Matrizes simples e barato (dependendo da

forma), grande faixa de tamanhos, boa resistncia mecnica


Desvantagens: Somente formatos simples, dificil obter

tolerncias estreitas, usinagem requerida, baixa taxa de produo, pobre aproveitamento do material, maior habilidade requerida

Forjamento Matriz Fechada (FMF)


O forjamento em matriz usa blocos de matriz cuidadosamente usinados para produzir peas forjadas com tolerncias dimensionais bastante precisas. Normalmente, para justificar a utilizao dessas matrizes relativamente dispendiosas, esse processo usado para taxas de produo altas.

Na forja em matriz o tarugo primeiro desbastado e esquadrinhado para ajustar o metal nas posies corretas na matriz para o forjamento subsequente. O tarugo pr-moldado ento colocado na cavidade da matriz de forja em bruto para atingir uma forma prxima desejada. A maior parte da mudana da forma ocorre quase sempre nessa etapa. Em seguida a pea transferida para uma matriz de acabamento, onde forjada para a forma e dimenses finais .

Caractersticas FMF
Vantagens: Formas Complexas, Alta produtividade, timas

tolerncias, boa resistncia mecnica.


Desvantagens: Pequenos tamanhos, custo de maquinrio

elevado.

14

Viso Geral
Controlando a deformao durante o processo de forjamento, pode-se melhorar as propriedades mecnicas da pea produzindo um alinhamento direcional, melhorando assim propriedades de tenses, ductibilidade, impacto e resistncia a fadiga. As fibras podem ser alinhadas na direo em pontos onde ocorrem mximas tenses. Menor custo de fabricao, pois se tem a mnima perda de material. As peas a serem forjadas geralmente necessitam de usinagem antes do processo de forjamento Os equipamentos so muito caros Dependendo da aplicao de um pera forjada, suas propriedades mecnicas podem ser melhoradas por um tratamento trmico (Praquecimento, recozimento, normalizao, endurecimento) anterior ou posterior operao de forjamento.

Comparadas com as peas fundidas, as peas forjadas podem receber dimenses menores devido a sua maior resistncia mecnica. Nas peas forjadas as fibras so orientadas, os gros se apresentam com uma estrutura mais fina, isenta de porosidades, desta forma estas peas apresentam uma resistncia mecnica superior s peas fundidas ou mesmo usinadas.

Defeitos Caractersticos
Devido complexidade do processo, devemos levar em considerao alguns cuidados relativos mecnica dos slidos, bem como cuidados de natureza metalrgica. Por isso, comum o aparecimento de defeitos durante e depois do processamento.

Falta de reduo: Caracteriza-se pela penetrao incompleta do metal na cavidade da ferramenta. Isso altera o formato da pea e acontece quando so usados golpes rpidos e leves do martelo. Trincas superficiais: Causadas por trabalho excessivo na periferia da pea em temperatura baixa, ou por alguma fragilidade a quente. Trincas nas rebarbas: Causadas pela presena de impurezas nos metais ou porque as rebarbas so pequenas. Elas se iniciam nas rebarbas e podem penetrar na pea durante a operao de rebarbao.

Trincas internas: Originam-se no interior da pea, como consequncia de tenses originadas por grandes deformaes. Gotas frias: So descontinuidades originadas pela dobra de superfcies sem a ocorrncia de soldagem. Elas so causadas por fluxos anormais de material quente dentro das matrizes, incrustaes de rebarbas, colocao inadequada do material na matriz. Incrustaes de xidos: Causadas pela camada de xidos que se formam durante o aquecimento. Essas incrustaes normalmente se desprendem, mas, ocasionalmente, podem ficar presas nas peas.

Descarbonetao: Caracteriza-se pela perda de carbono na superfcie do ao, causada pelo aquecimento do metal. Queima: Gases oxidantes penetram nos limites dos contornos dos gros, formando pelculas de xidos. Ela causada pelo aquecimento prximo ao ponto de fuso.

Concluso
De qualquer um dos processos de fabricao, o forjamento tem um fundamental papel porque produz peas com excelentes propriedades (alta dureza, elevada tenacidade, resistncia fadiga, alta resistncia mecnica a quente e alta resistncia ao desgaste), oferecendo um menor custo de produo.

Referncias
FILHO, Ettore B.[et al].Conformao Plstica dos Metais. So Paulo: Unicamp, 5 ed. 1997.
CALLISTER, JR. Willian D. Cincia e Engenharia de Materiais: Uma Introduo. 5 ed. Rio de Janeiro: Livros Tcnicos e Cientficos, 2002.

CELTLIN, Paulo Roberto; HELMAN, Horcio. Fundamento da conformao mecnica dos materiais. 2. ed. So Paulo: Artliber Editora, 2005.

You might also like